Melancia (Marian Keyes)


Autor: Marian Keyes
Páginas: 490
Editora: Bertrand Brasil

Claire, com 29 anos de idade e acaba de “parir” a filha e receber a mais cruel notícia na situação: James acaba de deixá-la. James, seu marido assumiu um caso com a sua vizinha de um andar abaixo e Claire, claro fica arrasada.


 Melancia é aquele gostoso livro de se ler, e que no final te deixa inteiramente presa. Creio que este seja o primeiro chick-lit que li, mas simplesmente passei a amar. O livro se passa de várias idas-e-vindas de Claire a aquela coisinha de mãe. Li vários comentários no próprio Skoob de que odiaram a protagonista, mas não detectei aqueles tantos defeitos nos quais eram citados, pelo contrário gostei muito da personagem. A linguagem é maravilhosa, e muito agradável de ler... Marian Keys me conquistou.
 Agora tendo de cuidar da filhinha e se cuidar, vai morar em Dublin que devidamente é a casa de seus pais, que há sete anos saiu. Depois de passar dias e dias deitada na cama sem tomar banho, se achando uma gorda, parecendo uma Melancia e se embriagando ela conhece o belo Adam, aquele que acha ser o namorado de Helen, sua irmã. Começam a sair, e Claire não acredita no quão gentil e simpático aquele homem era, sentindo-se encantada, porém põe em sua cabeça que ainda é casada com James...

 Agora o tanto de “filho da puta” que eu vi nesse livro não é brincadeira, mas claro! Trata-se de um chick-lit, né? (pode parecer pura besteira, eu sei!)

 Como todo o livro tem seus defeitos... Achei que os personagens mudavam muito rápido, e alguns exemplos disso é Helen, uma moça que de primeira parecia inteiramente alegre, sorridente e boa irmã, agora me pareceu uma mulher arrogante, um pouquinho invejosa... James também: Aquele homem educado, lindo, perfeito, compressivo, atencioso e tals que a Claire descrevia, pareceu-me no final um completo idiota, ou em outras palavras... Irônico, e que não se permite assumir a culpa. Você deve achar que é algo do tipo: “As aparências enganam.” Mas não, pois é completamente diferente disso, os personagens não parecem aqueles mesmo... E até a Claire mudou muito rápido, ou então nem pareceu àquela mulher de início, mas claro: Existe a superação, também digo: nãão... Não sei descrever o que senti, mas foi um pequeno defeito (pra mim) da autora.

 James aparece então depois de vários meses com uma suposta “proposta” e esta toma uma decisão certa.

 Adam é típico do moço do qual você fica desconfiada, pois é tão gentil, sincero... Ou seja, (não que esse tipo de gente não exista! Não, rsrs): Estranho... Houve momentos que era destinado para o leitor (creio eu) rir, mas não houve tantos motivos para o mesmo... A história me tirou várias risadas, mas não em excesso.

 Não há muito do que contar dessa história, pois é uma “trajetória”, e enfim: Gostei muito, ou melhor amei! Um livro de superação interessante.

                                                                           
                                                             ઉ ઉ ઉ ઉ 
                                                                   (ótimo)
                                                     

11 comentários:

  1. Adoro os livros dela, eu só tenho o Cheio de Charme, mas já li outros e ela é incrível. Arrisco dizer que ela é minha escritora de chick-lit favorita!
    Parabéns pela resenha! :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia!
    Esse final da resenha descreveu exatamente o que eu pensei enquanto fazia o post lá no blog da Pah: não tem muito o que contar, porque o livro mostra mesmo uma trajetória!
    Fico feliz que tenha gostado, porque eu adoro esse livro e chick-lits de um modo geral, então sempre gosto quando alguém gosta de um mesmo livro que eu!
    Não achei as mudanças dos personagens tão bruscas. A da Claire foi um pouco, mas é pela fase que ela estava passando.
    A Helen acho que condiz exatamente com a personalidade dela!
    E o James, acho que não é ele que muda, mas sim a visão da Claire. Ela o via como o marido ideal e, no fim, vê como ele realmente é!
    De qualquer forma, parabéns pela sua resenha, estão cada vez melhores!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse livro *-* foi o primeiro livro que li da Keyes e eu simplesmente me apaixonei pelos seus livros! Eu achei Adam um máximo e o marido dela o maior idiota ¬¬' A estória é muito legal e eu adoro o humor que Keyes coloca em seus livros *-*
    Adorei a resenha!
    Bjs, Emmy
    Literary World

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro da autora. E sabe, nem sou tão interessada assim. Claro... Se surgir a oportunidade eu leio, mas seus livros não são uma urgência para mim.
    Até gosto de chick-lit, mas só de vez em quanto.
    Ah alguns livros do gênero que realmente achei muito bons, mas outros não me agradaram tanto... Talvez não seja um dos meus estilos favoritos.
    E difícil encontrar um livro sem um defeitosinho que seja, como é o caso dos personagens que vc falou, que mudaram muito rápido.
    Mas até parece uma historia legal, e já que ouço tantos elogios sobre a autora, ela deve ser boa mesmo né.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tive nenhum contato com chick-lit, e várias resenhas me levam a crer que esse gênero realmente não tem muito a ver comigo, mas eu queria ressaltar que a sua análise foi a primeira, lida por mim, que se deu ao trabalho de realçar um ponto negativo dessa obra. Vi dezenas de resenhistas beijando os pés da Keyes, mas você foi a única que teve senso crítico e conseguiu notar um detalhe tão importante como a inconsistência das personagens. Ainda que falemos de chick-lit, verossimilhança é um ponto importantíssimo, e transformar a personalidade dos membros da história em um baile de máscaras pode, certamente, confundir o leitor e, por consequência, desvalorizar a obra. Meus parabéns por ter percebido um ponto tão interessante.

    =*
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  6. Oi sofia! Todo mundo fala horrores (bem) desse livro! Parece ser bom mesmo! :D
    Beijos!

    http://www.galeriadasideias.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia :D

    Nunca li nada da Marian, acredita?
    Mas por falta de oportunidade, nao de curiosidade hehehe

    Minha tia leu esse livro e adorou, qlqr hora vejo se pego com ela para ler ;)

    Ah, flor, respondendo sua perguntinha lá no Doce Encanto, é Sem Perdao ushahsuas
    Ainda nao tem data de lançamento definida, mas assim que eu souber, aviso :D

    E A Arma Escarlate, a autora acabou de me falar que o livro entrou em pré-venda na Saraiva: www.livrariasaraiva.com.br/produto/3691401/a-arma-escarlate/?ID=B109352E7DB0A1A0F2B0E0470&PAC_ID=30393

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia!!
    Esse também foi um dos primeiros chick-lit que eu li e também curti.
    Da Keyes só li Melancia e Férias, esse último eu gostei mais.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Adoro chick-lits e esse é o próximo livro que quero ler desse tema.
    Sobre os palavrões acho que todos os livros chick-lits possuem e não vejo tanta necessidade de ter, principalmente quando é de forma demasiada como este aparenta ser, mas mesmo assim pretendo conhecer a história.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  10. também ameeeeeeeei esse livro, eu ri tanto com ele! concordo com o que vc falou sobre o james, ele era perfeito e de repente se mostrou ser um cafajeste e poxa como a claire n percebeu antes?!
    kkkk mas tenta ler outros livros da autora, são muuuito bons!
    beijoos!

    http://blogcabelosaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sou doida pra ler esse livro e ainda não consegui... Vim conhecer seu blog e dar uma olhadinha em suas resenhas, gostei muito de tudo, parabéns!
    Beijo, beijo!
    She

    PS: Já respondi o seu e-mail! ;)

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.