Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)


Autor: Lima Barreto
Páginas: 64
Editora: L&PM

O clássico brasileiro de Lima Barreto conta a história de Policarpo Quaresma, um homem cujo luta pelo reconhecimento da origem brasileira. Baixo, magro; Quaresma usa a literatura como fonte de conhecimento, e o “papo” dele é só histórico.

 O livro não tem um assunto especifico, porém fala sobre o “Brasil”.  ‘ Policarpo Quaresma é um brasileiro que gosta profundamente das coisas de nosso país. Estuda a geografia de nossos rios, a história, a língua de nossos índios... ’ Essa é uma parte da sinopse do livro, e realmente condiz ao assunto. Quaresma não admitia nada que fosse do estrangeiro, qualquer erva, comida, música... Enfim, ele só aceitava o brasileiro, e aqui acolá isso se tornava pura obsessão.

 Um livro calmo, reflexivo e um clássico brasileiro, “Triste Fim de Policarpo Quaresma” é um livro relativamente bom... Todas as pessoas nas quais comentavam sobre este livro, dizem que começaram, mas não conseguiram termina-lo, pelo quão chato era. Eu pelo contrário, gostei muito do livro e não pensei em abandona-lo, e por mais que (qualquer um)o livro seja chato eu não largo, só se for horrível! O que este não é. Talvez  por que eu tenha lido uma edição mais resumida e adaptada. Mas de qualquer forma, o livro não é cansativo.


 O legal é que não é focado só no Policarpo e sim nos personagens em volta. E sinceramente acho que eu estava um pouco mais inclinada pra estória de vida das outras personagens do que do protagonista. Impressão; será?

Sua afilhada Olga é uma moça calma, compreensiva e fofinha, e que sempre vai visita-lo. Só que ela está cada vez mais triste com o tio, e toda aquela “guerra”. As moças do antigamente aprendiam que tinham de se casar antes de ficarem velhas, ou algo do gênero; por mais que não goste de seus noivos. E essas raparigas (Portugal, tá?) aceitavam isso, não titubeando... Eu sei que estou longe (beeem longe) de me casar, mas não aceitava não. Imagina! Casar sem sequer gostar do noivo! Mas eram ooooutros tempos… Enfim, voltando... Ela se casa também, só que seu marido é ambicioso e egoísta, e que no final eu ponho fé nela (é isso aí !)! Apesar de não ter grande importância.

 Não há muito que contar do livro... É realmente difícil fazer essa resenha.
 Policarpo é considerado doido por suas propostas ridículas, e por isso foi motivo de chacota na imprensa. Até que... Sua afilhada lhe dá uma sugestão: Comprar um sítio. E é isso que ele faz. E como sempre pensando na melhora do Brasil... Sim, ele quer que o povo reconheça o valor do Brasil, que utilizem sua linguagem: O tupi-guarani, entre tantas outras revoltas, e o livro corre basicamente nisso.

“– [ ... ]  Esse Quaresma! Ele podia estar bem, mas foi se meter com livros. Faz uns quarenta anos que eu não pego num.”   Página 40.

 O modo como eles viam a utilização dos livros é um (completo) absurdo!  Tipo: ‘Se não é formado, não é médico, pra quê ler?’ Humm, mas como disse: oooutros tempos...
 Pra tudo o major Quaresma tomava um livro. Queria gastar esse dinheiro que ele gasta em livros a cada vez que vai estudar ou fazer qualquer outra coisa...

“Logo percebeu que para conseguir compreender o funcionamento dos canhões ia ter que entender como se comportavam as balas e começou a estudar balística. Para compreender o funcionamento das balas, começou a estudar mecânica”...               Página 52

 O livro é bem curto, 60 páginas e li bem rapidinho, o que eu não gosto muito, por que tira aquela aventura, rsrs. Já havia lido livros do tipo, e confesso que é maravilhoso, e que gosto muito. Só achei que no final perdeu um pouco o rumo. Mas pode-se dizer que Policarpo Quaresma foi um lutador, e no final há reflexões. Estou me apaixonando cada vez mais pela reflexão que os livros deixam.

  Uma leitura calma, e se você quiser para passar o tempo, recomendo que o leia.

Obs: Talvez eu fique um pouco distante dos blogs que visito frequentemente e daqui também... Pois estou com alguns problemas na internet. Mas assim que tudo se acertar eu retribuo os comentários das últimas postagens!

13 comentários:

  1. Otima resenha ^^
    gostei do livro, parece ser muito bom, e melhor ainda é curtinho. :)
    Mas eu passo a leitura, tenho preguiça de ler clássicos. VERGONHA.
    Mas quem sabe um dia?!
    Beijos
    Bruh
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Oi So!
    Triste Fim de Policarpo Quaresma é um bom livro mesmo,como vc disse ele foi um lutador.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hey, livro pequeno mesmo, já tinha ouvido falar dele e visto ele na biblioteca perto de casa, nunca peguei pra ler, seria interessante essa leitura pra mim já que sou muito mais adepta a coisas de fora do país. rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Oi Sofia tudo bem?
    Flor como fico feliz em ver jovens leitores lendo os clássicos, acho isso incrível sabe, e esse livro li pela primeira vez na escola (E achei bem chatinho) mas na faculdade temos uma visão bem diferente dele, o amor e a vontade de um Brasileiro de ver sua cultura me sua nação com autonomia, mesmo sendo de forma estrema, mas que é compreensível em uma época em que o Brasil era tão dependente principalmente culturalmente do estrangeiro. Ótima resenha, e sorte com sua net. Aproveita pra dar mais umas lidinhas. Bjus,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  5. Vi sua resenha e lembrei da minha professora de história do segundo grau falando sobre ele! Ainda não tive oportunidade de ler essa obra, mas almejo muito.^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Preciso ler esse livro!
    Depois q comecei minha faculdade de Letras percebei que conheço muito menos livros do que imaginava!! kk
    Adorei o post!

    beijos

    Gih
    @GKastamker
    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia, sou como você, é muitíssimo difícil eu deixar um livro ela metade, só quando realmente acho chato demais ou quando não estou no clima para aquele tipo de leitura.
    Gostei de sua resenha, se possível lerei esse também, ainda mais que tenho me encantado com os clássicos nacionais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. O Livro parece ser muito bom, mesmo!
    Nunca o li. Mas tendo oportunidade irei ler.
    E tomara que vc resolva logo o problema da sua net.

    Beijinhos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Acho que já li esse livro, mas faz bastante tempo...e nem me recordo da história.Mas com certeza foi por obrigação, pois não gosto muito de clássicos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li este livro
    Mas os professores sempre comentam bastante sobre ele
    E falam que tem um final triste ...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. eu adorooo esse livro!
    e foi com ajuda de uma professora otima que mim deu este livro pra mim ler em casa ...

    e ele é maravilhoso...

    ResponderExcluir
  12. ~Primeira vez que entro nesse blog, e percebi que é muito bom...me impressionei com a sua idade e pelo amor pela literatura..Parabéns...

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.