Condenáveis (Leonardo Torres)



Autor: Leonardo Torres
Páginas: 145
Editora: Publicação Independente

Condenáveis conta a história de Leonardo (ou Leozinho) e Trovão, que têm um péssimo relacionamento de ‘filho e pai’, por este justamente não cumprir seu papel como tal, que não é somente "pagar uma pensão para não ir para a cadeia".
 Após descobrir que seu pai era um dos envolvidos na “Operação Guilhotina”, acusado de repassar informações e vender armas para traficantes no Rio de Janeiro, a relação deles literalmente desmorona, mas tudo começa lá atrás, na infância.
 Desde pequeno, Leonardo tinha uma certa ‘estranheza’ com seu pai, não suportando suas visitas de fim de semana, seus presentes caros e sua companhia, mas sempre tinha que tolerar por causa do ‘acordo’.

“Dizem que as crianças já nascem conectadas às mães,
por causa do cordão umbilical, e que os pais têm que conquistar
essa conexão depois que o bebê nasce. É por isso que as mulheres podem ser verdadeiras vacas com os filhos, que eles
continuam amando-as e buscando justificativas para os seus
atos. Mas os homens não têm esse privilégio. Não sei qual o
prazo para que os pais criem laços invisíveis, mas fortes, com
seus filhos, mas meu pai não foi bem sucedido nessa tarefa.
Minha impressão é que ele assumiu que eu já o amava apenas
por chamá-lo de pai, como me indicavam. Mas eu não amava.
Não se ensina a amar.”


Primeiro livro que li em e-book, então demorei um pouco para terminá-lo. Primeiro que o livro veio assim: num dia eu vi o seu lançamento e no dia seguinte estava com o livro em mãos olhos e eu agradeço muito ao Leonardo por ter me enviado a obra, tendo a oportunidade de ler um livro maravilhoso, estava precisando de livros diferentes, enfim...

 “Condenáveis” me fez refletir em vários aspectos, é um livro que pode ser considerado bonito pela coragem do Leonardo em se expor de tão forma. O livro me fez rir em vários momentos, por algumas comparações do Leozinho (kkk), a linguagem é leve e convidativa e por isso se torna fácil e rápido de se ler.

 “Meu pai não pensou nisso. Nunca ligou para saber se eu
estava bem ou se ainda tinha um teto para viver. Não se
interessou pelo meu drama, como acredito que pais normais
fariam, participando ativamente da situação. Eu podia ir para a
rua ou até mesmo morrer que ele não se importava. De novo, me
deixou na mão. E essa eu não perdoei. Se para ele tanto fazia a
minha existência e sobrevivência, eu agiria da mesma forma.
Ser pai não é depositar pensão para não ir preso.”

 Todos sabem que o papel de pai é mais do que ‘depositar a pensão’ e sim acompanhar os momentos fáceis e difíceis de seu filho, e parecia que Trovão estava a apenas exibindo o seu, aparentando a seus amigos ser um ‘ótimo pai’.

 Recomendo para todos, é uma leitura maravilhosa e tocante!

19 comentários:

  1. Ainn...Fiz parceria com o autor tbm, não vejo a hora de começar a ler ^^
    Beijos
    bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha!
    Parece ser um livro que aborda uma questão bem delicada e achei triste o quote selecionado. Dá pra ter uma ideia do teor do livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou lendo o livro e o achando interessante. Espero que não me decepcione.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei se leria este livro no momento, até porque achei bem triste lendo a resenha. Já anotei, quem sabe futuramente.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, apesar de parecer bem triste, tudo é contado de uma forma diferente, e eu ri bastante, hehe!

      Excluir
  5. Oi Sofia, o autor teve de ter coragem para escrever este livro, ainda mais se tratando de uma história auto biográfica. Não parece ser meu estilo de leitura favorito, mas eu leria sim, principalmente para ver histórias tão diferentes da minha;

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bem diferente o livro, não parece meu estilo, mas admiro a coragem do autor para escrever um livro desses.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  7. Oi So!
    Confesso que pela capa eu não compraria o livro,mas achei bem bacana o enredo,mostrando o relacionamento entre pai e filho.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar, até tinha me interessado. O autor entrou em contato comigo para lê-lo mas infelizmente não aceitei pois era E-book e não curto muito esse formato :/

    Adorei a resenha ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro e deixo meus parabéns ao autor por falar de um tema tão importante em seu livro. Somente eu já conheço dezenas de pais que praticamente largaram os filhos, imagine quantos existem pelo país afora?
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia!
    A história do livro parece ser interessante mesmo!

    Saudades de passar aqui no blog! Desculpe pelo sumiço, eu estava de férias, mas aos poucos estou voltando à blogosfera ^_^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia, tudo bem flor?
    Nossa esse livro apesar de ter partes divertidas como você disse, me parece ser bem pesado. :( Mas gostei do enredo e da história por ser algo que infelizmente acontece, e como é um livro auto biográfico, faz com que cada pagina lida se torne ainda mais forte o sentimento.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia!
    Eu também demoro bastante para ler e-books. No momento estou lendo Cinquenta Tons de Cinza mas ainda não cheguei nem a 100 páginas!
    Não conhecia este livro, mas parece interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Vi a resenha desse livro em um blog, mas sei lá não fiquei muito afim de ler.
    Talvez possa mudar de opinião algum dia, quem sabe!
    Novo Post lá no blog.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Bem interessante a resenha deste livro, vou colocar na minha lista de leitura.

    http://garotadeconteudo.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Sofia, não conhecia o livro, mas realmente parece interessante, mexendo com uma questão delicada. Gostei, é interessante tbm essa linguagem fácil e que pelo jeito, te fez rir tbm.

    Mulher, pois o que mas faço na minha vida é ler livro em e-book ashuahsua

    Bj o/

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  16. Oi flor,
    Não conhecia esse livro pois é não vi tantos livros abordando essa questão o ultimo que eu vi foi o a filha da minha mãe e eu o qual quero muito ler. Legal conhecer essa historia
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sofia!
    Eu andava meio em dúvida quanto a esse livro, mas depois dessa tua resenha, tô começando a me convencer que talvez seja uma boa leitura, apesar de a capa não me agradar muito :s

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sua resenha...
    Ainda não tenho tanto interesse em ler, mas quem sabe um dia.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.