Morte no Nilo (Agatha Christie)


Autor: Agatha Christie
Páginas: 329
Editora: Nova Fronteira

Linnet Ridgeway é uma mulher que tem simplesmente tudo: amor, riqueza e uma beleza encantadora. Após se casar com o ex-namorado da melhor amiga, vai passar sua lua-de-mel no Egito, onde todos consequentemente (ou não) vão parar. Jacqueline de Bellefort é uma personagem completamente forte e bonita. Logo que Linnet casa-se com seu ex, fica muito enfurecida, assim seguindo-os pela sua lua-de-mel, deixando sua amiga desesperada.

 Entre um dos personagens que se encontram no Egito, lá está Hercule Poirot, o famoso Poirot; que diz está de férias... Só que fica bastante intrigado ao ter uma conversa com a Ridgeway, pedindo desesperadamente sua ajuda, retratando toda a história. Logo, conversa com Jacqueline, como um cidadão solidário. Ameaçando matar o casal recém-casado, a história fica casa vez mais óbvia.
 Essa é mais uma dessas histórias de Agatha Christie, que nos envolvem e deixam o leitor investigar os casos. Só que nunca estou certa! Faz alguns meses que eu li “Morte no Nilo”, o livro não é muito grande, tem 297 páginas.

Fiquei bastante intrigada, e só para verem como sou louca, na 3ª página eu já deduzia quem é que havia assassinado a Linnet (e isso não é spoiler, pois a própria sinopse já conta)... Só que ainda nem tinha acontecido... Com uma leitura maravilhosamente agradável (exceto pelo fato de estar no português de Portugal!) é uma história muito bem escrita, e que não tem nada que tenha me desagradado.

 Linnet não fica agora em paz, e vive com medo de tudo e de nada. Ela, antigamente afirmava que não tinha quaisquer inimigos e que nem há motivo para isso.

Linnet riu.
 - Essa agora, não tenho um único inimigo no mundo.
                                                                     Página 16

 Mas quem sabe, né?... E se cada um naquele cruzeiro tivesse um  motivo? Seu pai, que eu não lembro o nome agora, era um grande empresário, e causou inúmeros problemas a outras pessoas. Linnet está em um “tour” pelo Nilo, com 14 pessoas, todos sob suspeitas. Bem, é impossível dizer que não há um assassínio nesse livro, pois até mesmo estamos falando de Agatha Christie.

Devo dizer que minha dedução estava de certa forma correta, mas vocês sabem que vai mudando de acordo que os fatos acontecem.  Amei o livro, e espero que quem goste de Romance Policial, tenha a oportunidade de lê-lo.

Obs: Dos cinco livros que eu li da autora, 4 estão na linguagem de Portugal, e eu gostei mais assim e até me acostumei, tanto que quando li "Cai o Pano" na versão brasileira achei tão estranho... Eu gosto muito mais  da versão portuguesa, o trabalho gráfico é muito melhor!
(preferi colocar os dados da edição brasileira, para quem se interessar ter mais facilidade em achar.)

23 comentários:

  1. Este livro é excelente Sofia, mais uma obra da Dama do Crime, que merece destaque na estante. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia!
    Esse eu ainda não li, mas peguei emprestado com um amigo Assassinato no Expresso do Oriente e vou começar a ler nesse fim de semana. Amo romance policial e esse com certeza vai ser o próximo dela que eu pretendo ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Agatha Christie *-*
    Já li "Morte no Nilo" e achei o máximo! Perfeito!
    Os livros dela são maravilhosos, já li vários e gostei de todos *-*

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Sofia,
    Eu li toda a coleção da Agatha quando tinha a sua idade. Amava o jeito dela escrever e desvendar os crimes. Não lembro desse aí, mas é que faz já tanto tempo...
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia, os livros da Agatha dificilmente são ruins. Ainda nao descobri um, para ser sincera. Adoro essa montagem dela, ainda mais porque a situação sempre muda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Só li uns dois livros dela e me apaixonei pela narrativa e os enredos tão bem feitos de Agatha, nunca li um livro no português de Portugal, não sei se me daria bem na leitura como você. rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Oi! Achei legal esse livro :)
    Adoro Agatha Christie, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse volume. Aparenta ser muito bom, principalmente porque tem o querido do Poirot e eu o adoro!
    Nunca li algum livro na linguagem de Portugal, mas depois que se acostuma é melhor mesmo, hehe.
    Beijinhos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser maravilhoso
    E eu não conhecia
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Agatha Christie, mas tenho vontade. Além de seus livros parecerem ótimos, ela está cheia de elogios pela blogosfera.
    Gostei da resenha. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia!
    Nunca li um livro da autora mas recentemente comprei um box com três livros dela. Infelizmente ainda não tive tempo de lê-los, mas estou bem ansiosa!
    Achei curioso o fato de você gostar mais de ler em português de Portugal. Acho que eu estraria!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi florzinha!
    Esse ainda não li, mas adoro todos os outros dela que já li. Acho incrível como ela nos surpreende!
    Nunca li nenhum livro no português de Portugal, acho que é questão de costume mesmo, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Depois que li um livro da Agatha fiquei tão decepcionada, que não pretendo ler mais nenhum. - rs.
    Esse parece ser bem legal, mas não faz o meu gênero.
    Resenha - Belo Desastre.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Acredita que nunca li nada da Agatha? Pretendo ler um livro dela ainda esse ano, ai se eu gostar, vou correndo encontrar esse ai, porque eu acho que ele não tenho aqui em casa haha Adorei a resenha!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  14. Ai, minha nossa, eu sou uma grande fã de Agatha Christie e já li muuuitos livros dela, tenho este em casa mas é um dos poucos que ainda não consegui ler, mas espero poder ler logo logo.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  15. Ah poxa, continuo vendo ótimas resenhas a respeito dos livros dela e não crio coragem para tirar os meus da estante e lê-los, agora me diga pq? kkkk. Estou tomada pela ressaca literária :((( #sofrendo, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Olá!!


    Muito maravilhoso chegar aqui logo quando tem uma resenha da Diva dos crimes. -rs

    Eu não conhecia esse título da autora, mas valeu muito pela dica! *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Questões de tradução, né, Sofia? O tradutor faz toda diferença.

    Li um livro de Agatha quando era adolescente, mas acho que preciso ler outros dela pra julgar melhor. Gostei muito da dica e da resenha.

    PS. Tem sorteio da Coleção Completa de Cinquenta Tons lá no blog.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  18. eu tenho três livros da Agatha que eu nunca li e pelo que já andei vendo nem vou ler, se você quiser trocar pelo Skoob...

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo fala tão bem da autora, que chego até a ficar com vergonha quando digo que tenho um livro e nunca li ;P
    Não sei em que linguagem se encontra, mas imagino que é na brasileira. Fico um pouco curiosa para saber o que tanto todo mundo fala da autora, mas tenho varias leituras na frente.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler esse livro, amo Agatha Christie, uma das minhas autoras favoritas. Gostei da resenha.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. So, Agatha Christie é sempre uma leitura rica, que vale a pena. Eu, infelizmente, só tive a oportunidade de ler dois livros dela até hoje, mas adorei-os igualmente. Mais ainda "O Assassinato de Roger Ackroyd", o qual algumas pessoas me disseram que deduziram o assassino logo ao início. Mas eu, ou por lerdeza ou por desconhecer o universo de Agatha Christie, nem me toquei. haha
    Curti a resenha =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Confesso que fiquei completamente enfeitiçado por este livro, mesmo adorando suspense, nunca havia lido um livro de Agatha Christie, Morte no Nilo foi meu primeiro e logo nos primeiros capitulos, antes mesmo da morte de Linet, já traçava teorias meio paranóicas de quem seria o assassino. O livro é tão interessante, o devorei em dois dias, estou louco para ler Assassinato no Expresso Oriente, planejo ter uma overdose de Agatha Christie nessas férias!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que fiquei completamente enfeitiçado por este livro, mesmo adorando suspense, nunca havia lido um livro de Agatha Christie, Morte no Nilo foi meu primeiro e logo nos primeiros capitulos, antes mesmo da morte de Linet, já traçava teorias meio paranóicas de quem seria o assassino. O livro é tão interessante, o devorei em dois dias, estou louco para ler Assassinato no Expresso Oriente, planejo ter uma overdose de Agatha Christie nessas férias!

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.