Marina (Carlos Ruiz Zafón)


Autor: Carlos Ruiz Zafón
Páginas: 189
Editora: Suma de Letras

“Marina” pode ser considerado um tanto quanto ‘macabro’. Confesso que em algumas partes me arrepiei, da mesma forma que me surpreendi em outras. Antes mesmo de começar a leitura sabia que o livro me cativaria. Carlos Ruiz Zafón tem uma escrita fascinante, que é tanto fluida quanto rica. Preciso ler outras obras do Zafón, seu talento na escrita me fascina.

 Talvez tenha escolhido o momento errado para conhecer a história de Óscar Drai, Marina, Germán e o passado de Mijail Kolvenik. Iniciei a leitura numa semana de simulado e na seguinte, várias provas. Apesar de ter dito que não leria livro algum no momento, as primeiras páginas de “Marina” me prenderam.
 A história gira em torno do misterioso passado de Mijail Kolvenik, um homem que conseguiu várias conquistas, mas que também destruiu parte delas.

 Todo último domingo do mês, uma misteriosa dama de negro visita o cemitério de Sarriá para depositar uma rosa num túmulo sem nome. Marina e Óscar passam a ‘investigar’ a história, mesmo que ‘sem propósitos’, porém aos poucos se metem numa história bem complicada.
 Não vou me aprofundar muito na trama do livro, até por que não há muito o que dizer.

 Óscar era um menino só que vivia em um internato na gloriosa Barcelona. Em uma de suas ‘viagens pelas ruas misteriosas’ acaba encontrando um casarão que aparentemente estaria abandonado, como muitos outros do local. Mas não. Ali se encontrava Marina e Germán, uma garota sábia e um homem encantador.
 A leitura de “Marina” lança frases aparentemente simples, mas que possuem reflexões e impactos.

"Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Oscar. - disse ela. - A gente só se lembra do que nunca aconteceu."

Na contra-capa do livro está escrito: “O talento visionário de Zafón para contar histórias é um gênero literário em si.” - USA Today. É impossível não concordar, pois a escrita de Zafón é rica, fascinante, poética... “Marina” foge dos padrões, pode-se dizer. Se quiser mudar e fugir dos triângulos amorosos sobrenaturais, a leitura de “Marina” é ideal. Além de que não se enquadra nos contos de fadas, e aquelas outras coisas... Achei até bem ‘sinistro’. E eu gosto disso.

 "Isso está meio morto, não? - sugeri, consciente da ironia.
 - A paciência é a mão da ciência - replicou Marina.
 - E a madrinha da demência - devolvi..."

Não tenho muitas palavras para descrever a leitura de Marina, e muito menos para descrever o talento de Zafón. Com certeza está na minha lista de favoritos!

14 comentários:

  1. Faz um bom tempo que tenho vontade de ler o Zafón, não apenas Marina, mas os outros livros dele. Sua resenha confirma o que eu imagino que vou sentir. Acredito que a escrita dele foge do lugar comum.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi o primeiro de Záfon que eu li e me apaixonarei. Marina sim é Macabro, mas ao mesmo tempo acho Marina tão fofa.
    Realmente nos prende na leitura :)
    parabéns pela resenha
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  3. Adoro Zafón e sou fã de Marina. Me apaixonei pelo livro logo de cara, sou muito fã do Zafón, estou até sorteando 4 livros dele no meu blog, fiz resenha de A Sombra do Vento e uma matéria sobre ele.
    Nada fã né?
    Sua resenha esta ótima, e Marina é um dos melhores livros que li, é apaixonante.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Leitura que preciso fazer e com urgência, preciso conhecer o trabalho do autor.
    Incrível você ter se apaixonado mesmo achando que não era o momento certo para a leitura, prova ainda mais seu brilho!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Eu também não tenho palavras para descrever como esse livro é maravilhoso. Foi o primeiro de Zafon que li, e só comprei por causa do nome. Bom, desde então leio todos os livros do autor, só falta um, que não acho nem por reza, que faz parte de uma trilogia que não foi totalmente lançada aqui no Brasil (acredito que só tenha lançado o primeiro).
    Adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro, eu li apenas um livro do autor e me apaixonei demais, mal vejo a hora de ler esse também! (:

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Ainda não li nada do autor, e tenho muita curiosidade!!
    Preciso guardar um tempinho para estas leituras!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu tenho muita vontade de ler um livro do Ruiz Zafón, porém ainda não li nada dele...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Taí um livro que tenho super curiosidade de ler, sempre me falam que a escrita do Zafon é ótima e que este livro é show! Sua resenha ficou mto legal, geralmente qndo estou em época de provas eu não leio (o q é um 'autocastigo'). Bjos FRAN
    http://www.misskukuty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi flor,
    Estou com esse livro pra ler também, mas estou muito curiosa pra sabe como o autor escreve, pretendo elr ai da esse ano esse livro.
    Depois da sua resenha minha curiosidade só aumentou.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Mulher, vou te contar uma coisa. Não li sua resenha xP
    Mas é porque eu estou querendo ler esse livro, Zafón é Divo, e todos os livros que li dele, me apaixonei. Comprei esse há um tempo, mas não sei de nada do que se trata a história, não queria ler sua resenha justamente por isso... Para me surpreender com cada palavra.
    Mas pelo o que vi por cima, vc amou o livro. Mermã, tu precisa ler A Sombra do Vento. Lindo, livro, lindo.

    BJão Sofia!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  12. Oi! este livro está parado na minha estante faz um tempão, sua resenha me deixou bem ansiosa para ler o mais breve possível.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oiii :)
    Nossa, tem muito tempo que eu quero ler esse livro! Não o tenho mas esta na minha lista de desejados, preciso conhecer esse talento que todo mundo tanto fala, rs ^^

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  14. Se tem um livro que está na minha lista de leitura é esse *---* Espero gostar tanto quanto você :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.