O Natal de Poirot - Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Páginas: 224
Editora: Nova Fronteira

Mais uma vez Agatha conseguiu me surpreender com sua escrita fascinante e seus mistérios mirabolantes! Acho que vocês já devem ter concluído que eu adoro a Agatha Christie, que eu amo romances policiais e que eu acho Hercule Poirot incrível. Pois bem, concluído isso, passemos ao livro.

 "O Natal de Poirot" relata o assassinato de Simeon Lee, encontrado morto numa poça de sangue com a garganta degolada. Poirot, que por ali pretendia passar o Natal, acaba se envolvendo com o caso, já que seu amigo é o chefe de polícia da cidade e este o convida a passar junto dele.
 Nesse livro a autora abordou mais a questão "familia e romance" do que em seus outros livros, e de certa forma eu sentia um pouco falta disso. Assim como os poucos livros que li da rainha do crime foram um pouco mais leves. Como eu disse no Frases Aleatórias do livro, leia a nota abaixo:


“Queixou-se de que meus assassinatos estariam ficando refinados demais – na verdade, anêmicos. Demosntrou também, o desejo de um ‘assassinato dos bons, violento e cheio de sangue’. Um assassinato em que não houvesse dúvida de ser assassinato.
 Pois esta é a história que escrevi especialmente para você.”


 Durante a leitura do livro eu ficava cada vez mais surpresa com o Poirot, gente, o cara é um gênio. Acho que ninguém ia querer ele por perto num caso real de assassinato, caso não quisesse saber a verdade. A medida que as páginas vão passando uma nova revelação é feita, uma mentira aqui outra ali, algo oculto, um passado revelador... E... eu fiquei super feliz que uma das minhas deduções estava correta.

 É interessante que Poirot fica calado em boa parte durante o desenrolar da investigação, pondo as "células cinzentas para funcionar", lançando frases sutis sobre seus pensamentos, sempre se mantendo na sua, mas quando fala é silêncio total, e definitivo para o caso.

Confesso que me decepcionei um pouco com o final, ficou lógico sim, porém poderia ser outra coisa... mas...


"O marido sorriu.
 - A escola da vida, eu sempre achei, nos ensina conforme a concepção que temos dela."
 Página 21


 É um livro com certeza maravilhoso, e se você é fã da Agatha ou simplesmente de romances policiais, leia!

16 comentários:

  1. Olá flor, foi mau o sumiço xP

    Baum, baum, eu tenho que criar vergonha na cara e ler algo da Agatha Christie.

    Gosto de muito do Sir Conan Doyler, não sei se as histórias se parecem muito, mas romances policiais desse estilo mais clássicos são ótimos, prefiro eles aos atuais. Acredito que vou gostar de Poirot.

    Bjão flor!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. Ah, Soofia, com certeza, e todas as vezes que eu passo aqui e tem resenha de um livro dela eu fico com vergonha por nunca ter lido um, rs. Espero gostar dos livros dela que tenho em casa e de ter coragem para ler um dia,rs.
    Beijoo linda!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da Agatha, o que é uma vergonha
    E esse livro pode ser um bom começo
    Parece ser bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amo a Ágatha e gosto bastante deste livro, só que sou suspeita já que adoro o Poirot.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sofia, Agatha é leitura obrigatória a todos os amantes dos livros!
    Adoooooro! Ainda não li todos os livros dela, mas chego lá.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oii! Nunca li nada da Agatha, na verdade, nunca li nenhum livro policial conhecido e estava comentando sobre isso em um outro blog agora pouco, hahaha... Sinto falta disso na minha vida, rs. Tenho alguns livros da Agatha que eram da minha mãe, mas nunca peguei pra ler, acho que está mais do que na hora já, haha..

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  7. nunca li nenhum livro da Aghata, mas tenho vontade, dizem que esse Poirot é um ótimo investigador, cada dia tenho mais vontade de conhecer ele haha

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  8. oi querida,
    li um livro da Agatha mas faz muito tempo e nem era do Poirot. Tenho muita curiosidade de conhecer as historias desse personagem.
    ótima resenha!
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adooooooro Agatha Christie, já vários livros dela e quanto mais livros eu leio, mais eu gosto rsrs
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. Esse livro para ser ótimo. Nunca li nenhum livro de Agatha Christie, mais me interessei através da sua resenha ^^
    beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Sério, eu gosto muito de romances policiais, mas nunca li nada da Agatha. =/
    Sempre elogiam muito os livros dela. Espero ler ao menos um, algum dia.
    E eu tinha vontade de ler esse livro e depois da sua resenha, fiquei mais curioso.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito do final, o livro é muito instigante. Agatha tem um estilo infalível!
    Amo demais
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  13. Tenho que ler um livro da Agatha Christie, eles parecem ser ótimos. *-*
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  14. Ela é demais!!!
    ;)

    Que foto teu blog!

    ResponderExcluir
  15. Oi flor,
    Vim te visitar tu sabe que eu não consigo ler agatha cristie???Pois e sei la ja tentei mas e uma leitura que não me prende sabe...ja minha mãe e fã dos livros dela...ihihi...deixei uma historia nova la no blog se quiser deixar seu voto por lá agradeço: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2012/11/historias-do-povo-dieta.html
    Bjss
    Raquel Machaod
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sofiaaa
    Eu também adoro a Agatha (acho que você já sabe rs), e gostei demais de O Natal de Poirot. Faz tempo que li, então muitos detalhes já se perderam, mas lembro de ter adorado o final, no meu caso não me decepcionei rs
    Adoro o ambiente familiar e, realmente, esse é um dos crimes mais sangrentos de todos. Fico imaginando não o Poirot, mas a Agatha próxima a um caso de assassinato real; será que ela descobriria tudo? Afinal, a mulher era um gênio, não é qualquer um que criaria um Poirot da vida huahua
    A resenha ficou muito boa!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.