Milagre nos Andes (Nando Parrado e Vince Rauce)


Autor: Nando Parrado e Vince Rauce
Páginas: 375
Editora: Objetiva

Milagre nos Andes conta a história verídica de um desastre nos Andes em 1972. Nando Parrado, um dos sobreviventes, conta o terror, medo e esperanças que tiveram no suplício. É uma história intensa, mas também, bela, pela coragem e esperança daqueles que sobreviveram e dos que lutaram para conseguir.

Aqui são contados os relatos de 72 dias na montanha, suportando o frio, o medo, a fome e a sede, até a comer a carne humana de seus amigos mortos. Por muitos, essa situação seria questionada, como o próprio Nando diz, como desumano, mas no desespero, na luta pela sobrevivência, você suportaria ficar com fome? É horrível, sim, e tenho certeza que não foi fácil.

Quando os sobreviventes descobrem que o resgate foi cancelado, todas as esperanças de sobrevivência são destruídas, de modo que estavam sozinhos a partir daquele momento. Tiveram que escalar montanhas enormes, dormir ao relento (no frio extremo) e suportar o cansaço e o esgotamento.

O que achei incrível foi o questionamento sobre a intervenção de Deus, a que momento ele intercedeu, por que ele deixou que tantos morressem, enquanto outros 16 voltam para casa.

"— Como é que podes ter tanta certeza de que, de todos os livros sagrados do mundo, aquele em que te ensinaram a acreditar é a única palavra autêntica de Deus? - perguntava ele - Como é que sabes que a tua ideia de Deus é a única que é verdadeira? Somos um país católico porque os espanhóis vieram e conquistaram os índios que aqui viviam e depois substituíram o Deus dos índios por Jesus Cristo. Se os Mouros tivessem conquistado a América do Sul, estaríamos todos a rezar a Maomé em vez de Jesus."

 Incrível também o amor do Nando pelo seu pai, que mesmo não sabendo, foi o que o tirou dali, o que o impulsinou a continuar, lutar por si, por seu pai, e pelos seus amigos!

"Era impressionante: apesar de  todo o seu poder, as montanhas não eram mais fortes do que o meu apego a papai. Tive um momento de calma e clareza, e dentro dessa clareza de pensamento, descrobri um segredo simples e aterrador: a morte tem um oposto, mas ele não é apenas a vida. Não é a coragem, a fé ou a vontade humana. O oposto da morte é o amor." 

7 comentários:

  1. Oi Sofia! Esta história é muito forte, eu quando conheci fiquei bem impressionada. Ótima dica de leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Eu acho que me lembro de ter visto trechos do filme desse livro quando criança... A parte que mais me chocou foi a deles comendo carne humana, tanto que foi só você citar esse fato que eu tive certeza se tratar do mesmo caso.
    Acho que dispenso a leitura viu... Mas deve ser bem interessante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sofia, tudo bem flor?
    Já assisti ao filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o relato. Deve ser muito triste mas ao mesmo tempo bela, como você disse. Ótima indicação.
    abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem interessante
    Mas não sabia que também tinha filme

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia,
    o livro parece ser mto intenso, emocionante e bonito. Com ctz uma lição de vida, teve um filme sobre, não? Pois acho que assisti algo do tipo, no direito tem um história mais ou menos assim que chama 'o conto da caverna' onde debatemos o dilema de comer carne humana, Deus, leis, só que no conto eles matam um (tipo roleta russa)... Bom não faz mto meu estilo de leitura, mas parece ser um livro mto enriquecedor.
    Adorei os quotes tbm! Bjo FRAN

    Obs.: Vi seu e-mail hj, pretendo ir no correio amanhã. =)

    ResponderExcluir
  6. Ás vezes, quando canso de ler ficção e romances melosos, prefiro partir para histórias mais reais. Este seria o tipo de título que eu escolheria para ser a minha válvula de escape ;)

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  7. Gente, que horror, já pensou passar por tudo o que ele passou?!!!
    Bom, eu gosto mto de ler (ou assistir) histórias verídicas, então já vou anotar aqui pra ler esse *-*

    Beeeijão flor!

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.