A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)


Autor: Markus Zuzak
Páginas: 480
Editora: Intrínseca

O livro conta a história de uma garota chamada Liesel, que logo no início tem que se despedir da mãe e ir morar com outra família. Porém nem tudo está perdido, já que ela ainda tinha seu irmão para lhe acompanhar na nova casa, só que no caminho ela tem seu primeiro encontro com a Morte. Liesel não sabe ler e escrever ainda, e começa sua grande carreira como leitora e ladra de livros logo no enterro do irmão, onde rouba O Manual do Coveiro.


A chegada na Rua Himmel é complicada: uma mulher estressada e briguenta, Rosa Hubermann, que não a recepciona de uma maneira, digamos que amorosa, para uma garota que havia acabado de deixar a mãe biológica e perder um irmão inesperadamente. Sua nova mãe. Mas esse era seu jeito.


Hans Hubermann é um homem calmo, sensato e que parece sempre dizer a coisa certa. É ele que consegue baixar a guarda de Liesel, fazer com que ela aprenda a ler e com o tempo eles se aperfeiçoam de uma maneira belíssima. 

A narrativa de A Menina que Roubava Livros é espetacular, narrada pela Morte, porém, ela não é retratada de maneira perversa ou ruim. Mas de certa forma, gentil.


"Esqueça a foice, diabos, eu precisava era de uma vassoura ou um rodo. E precisava de umas férias.

UMA VERDADEZINHA


Eu não carrego gadanha nem foice.

Só uso um manto preto com capuz quando faz frio.

E não tenho aquelas feições de caveira que vocês parecem gostar de me atribuir à distância.

Quer saber a minha verdadeira aparência?

Eu ajudo. Procure um espelho enquanto eu continuo."


Alemanha nazista, fiéis fanáticos e judeus massacrados. Ambientado dessa forma, A Menina Que Roubava Livros consegue encantar de uma forma magnífica. Mas a narrativa foi o que mais me chamou atenção. Narrar um livro pela Morte, com suas descrições sinistras do recolhimento de almas, com sacadas irônicas e inteligentes e um conhecimento profundo daquilo que diz foi um dos fatores que me fez gostar imensamente do livro. Tanto também por ter me identificado um pouco com certas situações, ou melhor, com a Liesel.

Rudy Steiner é uma graça de pessoa! "Só um beijo, Saumensch" Um dos motivos de mais graça no livro, ao meu ver.
São raros os livros que me fazem derramar lágrimas e A Menina Que Roubava Livros participa desses poucos, foi inevitável. O livro corre de forma similar a O Caçador de Pipas (não resenhado), que também é excelente.
Com o tempo, Liesel descobre que sente imenso prazer em roubar obras, sempre que tem a oportunidade e ao passar do tempo sua leitura vai se evoluindo gradativamente, para um garota que era motivo de chacota na escola.

Vemos toda a luta dos judeus da época nazista, uma sociedade hitlerista e bombardeios destruidores de vidas. Só posso recomendar a todos que o leiam. Mas esqueça todos os comentários e leia, simplesmente. 
De início a leitura pode ser um pouco lenta, mas tenho certeza que tudo o que vem pela frente vale a pena!

15 comentários:

  1. Oi florzinha!
    Esse livro é mesmo encantador, preciso relê-lo um dia!
    Como você, também me encantei pela narrativa e foi ela o que mais me agradou em toda a história.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ah!! Como eu amo esse livro,
    Chorei horrores no final,
    Amo a estória, mesmo se passando na Alemanha Nazista (época que eu odeio por sinal)
    Mas enfim, este é um dos meus livros favoritos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom, magnífico !
    É muito perfeito. No início ele parecia tão grosso, e depois, quando fui lendo, não queria mais que acabasse. Super, hiper, mega recomendo ... Não conheço até hoje nenhuma pessoa que tenha o lido e não tenha AMADO!
    Beijos :-*

    http://ericagirlfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Livro lindo, que realmente arranca lágrimas :D
    Tenho vontade de relê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia.
    Eu já li esse livro e simplesmente amei. A história é mesmo linda e emocionante ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo este livro, nenhum outro me emocionou e emociona tanto quanto ele. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia!
    Eu gostei desse livro, mas o achei MUITO triste. :/
    Passei alguns dias após a leitura, com a história na cabeça e bem triste. Senti-me muito comovido com a história no geral.
    Mas é sim um bom livro. Vale a pena a leitura.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. OI Sofia!

    Eu ainda não i este livro..eu gosto desta temática nazismo, 2 guerra..com certeza eu irei ler ele, espero que logo!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofia,
    Esse livro é meu grande favorito...quem me conhece sabe de cór ^^
    Eu não cheguei a chorar, mas, a Morte narrando é espetacular.
    Brubs

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia.
    Eu ainda não senti "aquela" vontade de ler esse livro, quem sabe um dia...
    Acho que é pq tem taaaaaantos livros abordando o mesmo tema que acabei me cansando...

    Beijinhos no coração.

    Marli Carmen
    Blog:http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br
    Livro: Amazônia- Um Caminho para o Sonho.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu comecei a ler, não tive muita paciência com o livro. O início consegue ser bem cansativo, mas depois de um tempo consegui pegar o ritmo da leitura e não conseguia mais largar. Eu adorei a Liesel e o Rudy, achei os dois tão fofinhos e me senti tão triste quando a história acabou daquele jeito. Sua resenha está muito boa!

    Lívia Neves | Livinha's Place

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Hey, eu tinha esse livro guardado no meu PC como e-book e nunca li. Mas pela resenha, vou dar uma olhada.
    Passando também pra agradecer o comentário lá no Jornalismo da Alma.

    www.jadsonlribeiro.blogspot.com (Senhor Das Noites)

    ResponderExcluir
  13. Hum...sou louca para ler esse livro. QUEROOOOOO Muito! Só vejo resenhas positivas sobre ele.
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  14. Oi So!

    O que posso dizer,A Menina que Roubava Livros é um dos melhores que já li,está entre os que mais amo e por obra do destino já fazem dois anos que fui convidada para fazer parte do blog Roubando Livros,onde os seus fundadores tb amam o livro e resolveram nomear o blog em homenagem a obra.

    Bjos

    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro a um bom tempo, e já acabei esquecendo algumas coisas, gostei muito da resenha, me fez lembrar de detalhes que já não lembrava, e me deu muita vontade de ler tudo de novo!
    Emocionante e lindo! Uma grande obra com certeza!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.