Jogos Vorazes (Suzanne Collins)


Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco - Jovens leitores

Cometi o erro de assistir ao filme primeiro. Apesar da diferença entre livro e filme, nós leitores, por vezes nos arrependemos da graça de assistir as adaptações. Não são mais surpresas as mortes e como elas acontecem, o romance sutil e as tramoias da Capital.
Não irei me aprofundar sobre o enredo cativante de Jogos Vorazes, já que suponho que boa parte das pessoas atualmente saiba de toda a história. Mas para que fique claro sobre o real motivo dos Jogos Vorazes:

País distribuído em 13 distritos, cada qual responsável pela produção de algo em especial. Os distritos se voltaram contra a Capital, rebeliões se formaram e o distrito 13 foi destruído; e para lembrar a todos os cidadãos de Panem (único país citado na obra - não existia mais América do Norte e ali estava o novo país, Panem), a Capital abriu os Jogos Vorazes, onde 24 jovens (um casal de cada distrito) entrariam numa arena e disputariam a sobrevivência, até que o último restasse, e esse seria o único vencedor.

De início, não era tão curiosa a respeito de The Hunger Games, mas a medida do tempo e quando assisti (apesar de muito relutar) o filme a respeito da obra, fiquei com extrema vontade de ler.
A narrativa da Collins é completamente fluida, rica e agradável, narrado em 1º pessoa pela Katniss.
Eu gostei bastante da Katniss, talvez justamente pela sua personalidade forte. Uma garota que após perder o pai, teve que lidar com a responsabilidade de cuidar da família, sendo que sua mãe reservou-se e manteve ambas as filhas meio que 'abandonadas', deixando tudo nos ombros de Katniss.

Quando finalmente sua irmã, Prim, completa 12 anos e participa pela primeira vez da Colheita, seu nome é o selecionado no sorteio e Katniss intervem, se oferecendo como tributo.
Na arena, é incrível como o instinto de sobreviver, seja o que quer que faça para isso, predomina de forma nada mais nada menos que selvagem. E o que esperar dos Carreiristas, tributos que foram criados para os jogos? Mais sangue.

Observamos o tamanho poder que a Capital exerce sobre todos e é aí que questionamentos virão. Todos estão sempre sendo lembrados do poder da Capital, sejam em punições extremamente severas ou nos Jogos Vorazes, assistindo à morte de tantos jovens, impotentes.
E enfim Peeta. Me encantei com ele, muito fofo! Apesar de ter um mega quê de verdade no que faz, Peeta saca as coisas rápido e é um ótimo ator. Só sei que me encantei com ele.

Estou imensamente curiosa para a leitura de Em Chamas, que promete tudo em dobro, suponho. Posso dizer que até então Jogos Vorazes foi uma das melhores leituras desse ano e que virei fã com certeza da maestria de Collins e da saga em si.
The Hunger Games!!

16 comentários:

  1. Jogos Vorazes é uma incrível obra! Garanto que amará, assim como eu, Em Chamas, pois é um livro mais apaixonante que JV!
    Assistir ao filme de JV antes de lê-lo é um grande erro mesmo, achei que o filme falhou e muito na adaptação, espero que eles melhorem isso no filme de Em Chamas.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oiiie Sofia,
    Terminei de ler a trilogia, como vc bem sabe, e até que gostei, tirando o último livro, maaaas....Em Chamas é o melhor livro na minha opinião. Amei a saga e logo logo pretendo reler. Quanto ao filme odiei, mais como vc mesma disse que nós leitores, nos arrependemos de assistir adaptação xDD
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sofia!
    Eu não gosto de Jogos Vorazes. KKK
    É uma das séries que eu detesto. Diferentemente de você, eu não suportei a Katniss. Achei-a uma personagem completamente irritante. Peeta é SUPER sem graça. A única personagem que me cativou foi o Gale. Gostei muito do jeito dele.
    Fico feliz que tenha gostado. (:
    Gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro ainda, mas assisti ao filme e uma coisa que me irrita muito são as pessoas da Capital que assistem os Jogos, dando audiência à morte do pessoal dos distritos... simplesmente não consigo engolir isso kkk

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu ainda não assisti pq qro ler. Já tenho o livro me esperando, mas como eu comprei a versão em inglês quero ter tempo para ler tranquilamente. Parece ser ótimo, só leio elogios e fico ainda mais ansiosa.

    BjoO
    Pri
    Entre fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi So! Eu comprei o livro depois de ver o filme, antes disso ele nunca havia chamado minha atenção, espero gostar bastante de toda a trilogia. Boa semana.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,

    Essa é aquela trilogia que vou ler em breve ganhei ela de presente no meu aniversário já tem um tempinho, cada vez que leio uma resenha minha vontade só aumenta, pretendo assisti o filme somente depois de ler a trilogia, mas já estou preparada.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  8. Oie querida,
    eu já li a trilogia e vi o primeiro filme e gostei, não vou dizer que é meu livro favorito, mas é bom rsrsrs

    bjinhos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Viu, essa série é maravilhosamente viciante! Estou ansiosa para ler o último livro! *O*

    Beijos,
    Caroline do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia, tudo bem flor?
    Pois é, você demorou e muito pra ler JV. Foi um dos melhores livros que li em 2012, e te garanto flor, Em chamas é ainda melhor *_*. Peeta é o meu personagem favorito justamente pelo que você disse. Ele descobriu tudo muito rapido, e acho que boa parte da sorte da Katniss no inicio, foi por causa dele.
    Bjus,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia, eu também adorei esse livro, apesar de não conseguir escrever uma resenha sobre ele, acredita nisso? Ainda não consegui ler os demais, acho o livro um pouco caro ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Boa resenha. Eu não me surpreendi muito com esse livro, esperava mais, mas foi uma boa leitura. Ainda não assisti ao filme, preciso dar uma conferida para ver o que vou achar :)

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!
    Eu amei esse livro! Agora estou lendo o último da trilogia, mas ainda não vi o filme.
    Adorei sua análise, realmente o poder da Capital é muito grande... dá até medo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Sofia.
    Eu não vejo a hora de poder ler essa trilogia, também estou agoniada para assistir o segundo filme.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sofia.
    Eu não consigo me interessar pela série...infelizmente não me conquistou.
    Beijocas

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Definitivamente eu acho que sou a única pessoa no undo que nunca leu esta série...rsrs.

    Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.