O Vale do Medo (Conan Doyle)


Autor: Conan Doyle
Páginas: 140
Editora: Ática

Quando você gosta de livros que envolvam mistério, as obras com  Sherlock Holmes são completamente indispensáveis e essenciais. Leia uma vez e se apaixone.
Quando Holmes recebe uma mensagem criptografada informando que um tal Douglas corre perigo, é tarde demais. O homem já estava morto em sua casa, com um passado sombrio imenso por trás de tudo.

O Vale do Medo era o nome dado por seus habitantes, pois nesta região  (assim como em muitas outras) existia a Loja, onde reunia-se vários homens contratados para 'dar uma lição' em algumas pessoas. Desta forma, Vermissa Valley era um lugar cercado de medos e sombras, onde não se havia um momento sem temer os Desordeiros.

Douglas é um homem sempre muito respeitado em qualquer lugar que habita, demonstrando sua personalidade forte e marcante.
O Vale do Medo é dividido em duas partes: a primeira com a solução do caso, e a segunda sobre toda a história que envolve essa 'solução'; o passado.

Porém, senti neste volume uma diferença com os outros lidos do Holmes, pois em O Vale do Medo Holmes foi deixado um pouco de lado, assim como suas deduções, o que me decepcionou um pouco. Sendo focado mais nos Desordeiros (homens que participam da Loja, contratados para matar), vemos a pouca ação do detetive.
Mas não posso deixar de dizer o quanto o livro é bom e diferente. Aliás, nem todos os livros de um mesmo autor são iguais, e isso é muito bom.

Sherlock Holmes é diferente de todos os detetives da literatura, ele é único. O mais engraçado em todo seu ser é o modo como trata os policiais regionais, que exteriormente há uma simpatia incrível mas é perceptível uma certa ironia de sua parte.
O Dr.Watson, como sempre, paciente demais com Holmes e com todas as situações a que é submetido. Tenho uma grande afeição por ele, assim como ao próprio Sherlock. Cheguei a mencionar certa vez aqui que o modo irônico e irritante do Holmes é o que mais me cativa.
Por ser uma obra do Conan Doyle um tanto quanto diferente indico ainda com mais veemência que o leiam, é uma excelente pedida.

13 comentários:

  1. Oi Sofia,

    Ah adoro esses livros que tem mistérios, adoro obras com Sherlock, esse não lembro se li no tempo da escola.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada de Sherlock Holmes, mais o povo fala tão bem que morro de vontade ^^
    Sofia, amei sua resenha, me instigou a ler o livro, quem sabe mais pra frente.
    Beijoos
    Brubs

    ResponderExcluir
  3. So, sabia que ainda não li nada do detetive? Sempre companhei os filmes, mas agora me dou conta de que nunca li nada o.Õ
    Fico curiosa com as resenhas, que sempre dizem que os livros dele são ótimos, mas faltou oportunidade. Pretendo ler ainda.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Sofia, não curto muito este gênero literário. Aí eu passarei a indicação pro colunista lá do blog, que é apaixonado por estes livros <3

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu ainda não li livros deste autor, mas morro de curiosidade, parecem ser ótimos!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi So,

    Apesar de muito famosas as estórias de Sherlock Holmes,nunca li nenhuma,talvez seja por não curtir muito o gênero, mas acredito que deve existir algo surpreendente nos mistérios para tantos amarem.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi So,

    As obras Sir Arthur Conan Doyle são ótimas e únicas. Amo de paixão Sherlock Holmes (por mais que tenha me intessado pelos livros por causa da série inglesa da BBC, Sherlock). Pena que O Vale do Medo não tenha te agradado tanto. Ainda não o li, mas tenho curiosidade. O Dr. Watson sempre um amor, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É mesmo quem gosta desse gênero especifico, é leitura obrigatória. Eu amo. Apesar de preferir meu querido Hercule Poirot ao Sherlock, eu adoro o jeito dele deduzir as coisas. Ele e o Watson formam uma dupla impagável.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi So! Eu amo Holmes, quanto pior ele é, mais eu gosto de suas excentricidades e humor negro. Este aqui é ótimo, na verdade todos que li eu gosto. Adorei ver esta resenha.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Assisti a série Sherlock há algum tempo e venho ficando com cada vez mais vontade de ler alguma coisa de Holmes de novo...

    ResponderExcluir
  11. Acredita que ainda não li nada do senhor HOLMES? kkkk Quero muitoooo...adoro suspense, ação e gêneros voltados para esses estilos.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    adorei
    gosto de livros assim

    beijusss

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.