Cisne (Eleonor Hertzog)

Autor: Eleonor Hertzog
Páginas: 832
Editora: Dracaena

Adiei muito a resenha de Cisne, talvez por não saber como começá-la, ou ainda, prosseguir. Um livro nacional que vale a pena ser lido, em muitos aspectos, entre eles pela originalidade, que é um ponto realmente alto para a obra.

É cativante e bonito ver a total dedicação da Eleonor em "Cisne", e ainda que talvez não fique muito evidente, o prazer em escrever.
Tim e Tom, Ted e Teo, Pam, Lis e Bobby são os irmãos Melboune, filhos dos melhores biólogos marinhos da Terra, consequentemente, muito famosos em todo o planeta. Contrariando as expectativas e padrões, os Melbourne moram em um barco, chamado Cisne.


Ao mesmo tempo em que a Terra, existe outros tantos planetas habitados, dentre eles, Tarílian, o planeta tido como 'rival' da Terra, por ser muito mais evoluído na ciência e tecnologia. Por tal motivo, ambos os países vivem a um pé de guerras. A Terra há muito já não sabe como é guerrear, está em um momento de paz, e se algum dia Terra e Tarílian investirem em uma guerra, todos os resquícios do passado sangrento do Planeta d'água voltarão. E então será difícil conter os "ânimos" dos terráqueos.

Peggy perdeu os pais muito cedo e desde então vivia com seus chamados carinhosamente de 'tios' Grace e George Saint - Moint, porém, após a morte de ambos em um acidente no espaço, Peggy vai morar com os Melbourne.

Um família unida, engraçada e inteligente é como posso descrever esta família. Me encantei com a relação de Tim e Peggy, o companheirismo e união, e com certeza, ficarei com saudades de ambos. É realmente belo o contato entre os irmãos adotivos.

Porém, apesar de ser uma leitura excelente, devo ressaltar alguns pontos. Senti falta de abrangência e explicação. Isso foi algo que me incomodou, pois ainda que a autora tenha explicado de forma concisa vários fatos e pontos, fiquei em dúvida a respeito dos planetas, e reinos e tudo isso que se desenvolveu um pouco mais da metade do livro. Senti uma mudança abrupta do meio para o fim, para finalmente dar um rumo ou desenvolver da história. Mas veja bem, o livro pode não ter especificamente um rumo, mas isso não significa que fica uma história vaga. Pelo contrário, todos os acontecimentos conseguiram me prender.
Cisne nos mostra a importância de uma decisão, mostrando claramente suas consequências e nos fazendo pensar juntos.
Espero que no próximo volume, Linhagens, tenhamos um pouco mais de esclarecimentos.

Ninguém conhece os critérios de avaliação da Escola Avançada de Champ-Bleux, porém, ninguém duvida de sua eficácia e qualidade. Inúmeras inscrições são feitas para a Escola Avançada, mas somente 250 alunos podem ser selecionados. Ao ingressar em Champ-Bleux, o aluno deve ter realmente um compromisso, afinal, são 10 anos de estudo. Assim como seus pais (Doris e Henry), os 8 filhos Melbourne se inscrevem para a seleção da Escola Avançada, não esperando grandes resultados, mas em uma ansiedade contagiante.
Nesse meio, conhecemos Jean, um foca novato e sonhador que (como muito outros) viriam para Porto Alto conhecer os Melbourne. Nunca esperando uma oportunidade dessas, porém desejando-a, Jean se surpreende ao ser convidado a ir a bordo do Cisne.

O ponto alto do livro é sem dúvidas os personagens. Todos com ideias e personalidade esclarecidos e únicos, e mesmo que de início o leitor possa ficar confuso com os vários personagens, não os confundimos na personalidade, e isso é um ponto altíssimo para a obra da Hertzog, construção de personagens.

Apesar do longo volume de páginas, não tenho mais o que falar, pois senão revelaria toda a surpresa que Cisne foi para mim, e talvez para vocês, futuros leitores da Eleonor.
Recomendo a leitura para todos aqueles que queiram algo diferente, engraçado e leve.

14 comentários:

  1. Nossa fazia tempo que ue via esse livro divulgado, mas não sabia que era tão criativo assim!
    gostei de saber que tem vários personagens, eu adoro isso!
    E o fato de ter outros planetas, nossa tudo muito criativo que realmente chama a atenção! *-*
    adorei :D
    Tem post novinho lá no blog, passa lá depois !
    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sofia! Tudo bem?
    A cada resenha que leio do livro fico mais convencida de que preciso tê-lo na minha estante. Confesso que achei que a estória seria muito infantilizada só pela capa, nunca imaginei que esse livro era enorme e que sua trama era muito maior e melhor do que aparentava! "Cisne" já está na minha lista de desejados, ótima resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou novo no blog, pode parecer estranho mais sou um garoto que gosta de ler :)
    Gostei muito da resenha mas confesso que não houve o mesmo em relação ao livro, gosto muito de histórias que trazem relações humanas bem elaboradas, como no caso da familia, mas o fato de haver competição entre planetas, reinos e tudo mais não me agradou muito, histórias mais realistas me atraem mais, gosto pessoal sabe?

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Estou voltando aos pouquinhos a ativa na internet tem novis no blog e to visitando os amigos novamente...Não conhecia esse livro flor mas sinceramente não me atraiu muito infelizmente
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, prazer primeira vez aqui e seguindo.
    Vi algumas vezes a capa desse livro no face, mas agora de fato que estou lendo a resenha, gostei das tua opinião sincera, se tiver ele em mão claro que lerei, apesar de ter mudanças abrupta no livro..

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  6. Sofia, eu tinha visto esse livro em vários outros blogs mas acabei deixando ele passar, acredita? Curti demais o que você falou sobre ele e agora fiquei sim com vontade de ler rs

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia!
    Gostei da história do livro... Quando fui prestar vestibular pensei em fazer biologia marinha, mas desisti. Acho que vou gostar dessa história.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Gostei da história!
    Todos dizem que é um livro grosso, mas nem se percebe!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Realmente.
    Todos que leem os livros da Eleonor dizem que é maravilhoso, espero que eu goste tanto quanto vocês gostaram.
    Beijinhos.
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi So! Já vi muitos comentários positivos sobre o livro, tem um conteúdo bem diferente pelo que li na resenha, se tiver oportunidade lerei. Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Complicado quando o livro é enorme desse jeito e ainda falta uma ou duas explicações, né?
    Mas tudo bem, acho que os outros aspectos compensam, né? Eu acho que ficaria perdida com tantos personagens, mas ok. :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia, eu sou mto a fim de ler esse livro. Como fiz promessa de nao comprar livros esse ano (pra passar num concurso), estou anotando tds os nacionais que eu quero heheeh esse está na lista de prioridades.

    Beijão
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia, tenho lido tantas resenhas positivas desse livro que é impossível não ficar curiosa pela leitura. O enredo parece mesmo bem original, espero ter oportunidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu já ouvi falar tanto desse livro que minha vontade de ler ele só cresce, heheheh

    Bjooos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.