Condenada (Chuck Palahniuk)


Título original: Damned
Autor: Chuck Palahniuk
Páginas: 304
Editora: LeYa
Compare & Compre || Skoob

Madison Spencer tem 13 anos e é filha de dois astros do cinema – diretor e atriz -, uma garota rodeada de luxos e mimos, porém, a criação realmente adequada para uma criança, não houve. Maddy morre por overdose de maconha em um quarto de hotel; mas ora, quem morre por overdose de maconha? E ainda assim tão cedo?

Madison morre e vai parar no Inferno, aonde aparentemente todos os seres ‘vivos’ vão quando falecem. Lá, acorda em uma cela suja e conhece outros jovens (Uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk) e que acabam se tornando ‘amigos’. Então, os cincos partem para conhecer melhor o mundo inferior, e... quem sabe, o Satã? Aquele que me Maddy anseia tanto por conversar.

A narrativa de Condenada é sem dúvidas um ponto bom. A narrativa engraçada (porém, inteligente) de Madison é cativante e instigante. Pode ser considerada também levemente polêmica. E pelo que pude perceber os livros em geral do autor levam este toque consigo. Ainda que em certos momentos senti esta ironia levemente forçada e não muito natural (algo pessoal, talvez), a narrativa foi algo que conseguiu me agradar.

É interessante acompanhar Madison e seu auto redescobrimento, sua mudança no decorrer da história; além do sofrimento interior que cada personagem conseguiu nos passar.
No inferno, 5 jovens se conhecem e caminham pelos terrenos, cada um guardando intimamente os motivos que os levaram até ali, afinal, quando se está no Inferno é quase impossível alguém não lhe perguntar o motivo real.
Condenada não obtém de um foco explícito, e isso te leva a somente aproveitar a leitura sem quaisquer expectativas. Confesso que me deparei com uma trama diferente do que imaginava, mas talvez isto não se encaixe em ‘decepções’, mas de ‘surpresas’.

“Está aí, Satã? Sou eu, Madison. Espero que isso não soe confuso demais. Mas eu abandono, sim, por meio desta e para sempre, o abandono da esperança. Sinceramente, desisti de desistir. É que não fui feita para ser essa pobre coitada desesperada, desiludida e sem aspirações pelo resto da eternidade, esparramada catotonicamente nas próprias fezes em um chão frio de pedra. A maior probabilidade é que o Projeto Genoma Humano vá descobrir algum da que eu carregava um gene recessivo para otimismo, porque, apesar de todos os esforços, ainda não consigo passar nem dois dias sem esperança nenhuma. Futuros cientistas vão chamar isso de Síndrome de Poliana, e forçada a palpitar, diria que a minha foi uma longa história de perseguição ao pote de ouro no fim do arco-íris. ”

Maddy  é uma personagem forte e sarcástica. Mesmo tão jovem, tem uma visão ampla (ainda que em certos momentos depreciativa, haha) do mundo que a cerca. É uma garota que consegue nos envolver e fazer-nos pensar em frases que podem ser sutis mas que têm um quê de verdade.

Em suma, Condenada é um livro que indico sim. Gostei, é uma leitura descompromissada, ainda que possa nos deixar refletindo levemente sobre certas questões. Suponho que este seja um primeiro volume (introdutório, talvez) de uma série com Madison Spencer, então aguardo ansiosa a próxima piadinha de Maddy. 


Uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk, unidos pelo destino para formar a versão “six-feet-under” do filme favorito de todos. O Clube da Luta


Onde comprar: Saraiva - Submarino

27 comentários:

  1. Desde que vi a capa desse livro em algum Instagram eu fiquei louca para ler, agora com a sua resenha eu fiquei com mais vontade ainda, parece ser um ótimo livro.


    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Olááá!
    Confesso que não conhecia o livro, mas minha curiosidade já foi aguçada.

    Clicando Livros
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  3. Oie Sofia
    gente, eu surtei ao saber desse lançamento do autor, preciso ler algo do bendito Chuck urgente,e queria começar por este.
    Não esperava que o enredo fosse assim, mas é como você disse, é bom quando o novo nos pega de surpresa.
    Agora fiquei curiosa para saber o que ela fez para ir pro inferno rs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Sofia, fiquei interessada neste livro sim, pois me lembrou "O Auto da Barca do Inferno" *O*


    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da história, deve ser emocionante ir para o inferno apenas pelo livro, claro. rsrs. Muito bom. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa não tinha me atraído nem um pouco, mas lendo a resenha agora acho que vale a pena dar uma chance para o livro. Deve ser uma história bem diferente.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Ai, a capa deste livro me susta. rsrs
    Olha, confesso que eu não sei se quero ler este livro, acho que não... rsrsr

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou louca por esse livro. Adoros histórias em que posso acompanhar o amadurecimento do personagem!

    Ótima resenha, já estou seguindo o blog!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto livro e me interessado parece ser bem diferente.

    Beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A história é bem orginal, confesso que me chamou a atenção

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia!
    Não sei se leria esse livro. Simplesmente não me atrai.
    Mesmo você o elogiando, não senti aquela atração pela história.
    Acredito que provavelmente eu não gostarei. rs
    Gostei muito de saber sua opinião. Deu-me uma noção mais abrangente do livro. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Confesso que, quando li a sinopse de "Condenada", achei toda essa situação um pouco forçada. Um garota de 13 anos morrer de overdose de maconha? Sério isso? Mesmo com um pé atrás, ler uma resenha positiva me faz acreditar um pouco mais no conteúdo do livro... Espero que ele também seja uma surpresa para mim. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Owwww, que leitura intensa essa!
    Primeira resenha do livro, e menina sou medrosa, só iria ler se tivesse aqui e olhe lá. Kkkk

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. Poxa, a capa me chamou mais atenção que o conteudo, talvez eu leia para definir minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Que diferente a ideia deste livro, eu achei interessante, fiquei curiosa. E pelo que vc disse a narração dele é muito boa!! Parabéns pela resenha Sô ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei o design do seu blog, e adorei mais ainda essa resenha. Parabéns flor <3

    http://www.acidamentesensivel.com

    ResponderExcluir
  17. Oi sofia,
    Confesso que esse livro nunca me deixou curiosa pela leitura, sua resenha me agradou me deixando com uma pontada de dúvida ser dou uma oportunidade para essa leitura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sofia.

    Saudade do seu blog. Peço até desculpas pelo meu sumiço, final de semestre na faculdade, sabe como é, né?

    Essa é a primeira vez que leio uma resenha desse livro. Eu não me senti atraída por ele, não. Que bom que você gostou. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Oi So, tudo bem?
    Que livro curioso, e me lembrou um pouco o auto da barca do inferno, não sei porque. Enfim, dica anotada e vou procurar pois curto livros assim, descompromissados.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  20. Eu fico indecisa quanto a leitura de um livro assim, são alguns tipos de assunto que não me fazem bem e eu não fico tentada a ler. Mas ainda assim sua resenha elogiosa me deixou um tanto curiosa.
    Beijos,K.
    Girl SPoiled

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha me fez ficar interessa no livro.
    Beijos.
    linhasemaislinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nossa o livro parece ser bem legal, fiquei até que curiosa!
    seu blog é muito bonito viu,eu gostei muito dele,achei mô gracinha
    e fofo ><

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Esse livro não me chamou muita atenção

    Já estou curtindo e seguindo
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi flor,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas achei interessante apesar de meio macabro não gosto dessas coisas de demonio e

    tal..rsts...tenho medo...Te espero la no Leitura.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Sofia!
    Não me interessei muito pelo livro, mas a história parece ser totalmente diferente de tudo que já li!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. Definitely believe that which you stated.
    Your favorite reason appeared to be on the net the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they just don't know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having
    side-effects , people can take a signal. Will probably be
    back to get more. Thanks

    Feel free to surf to my blog post android p kraddy original

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.