Cabra Cega (Sheila R. Mendonça)

Autor: Sheila Ribeiro Mendonça
Páginas: 94
Editora: Clube de Autores

Usando de personagens fictícios para refletir a infeliz realidade de muitas mulheres, a autora nos apresenta Clara e Gustavo, pessoas totalmente diferentes, mas que se apaixonam. O sonho de Clara sempre foi cursar a faculdade e trabalhar na psicologia, porém nunca imaginou que algo a fosse impedir de realizar esse sonho.

O casal apaixonado em pouco tempo resolve casar, e aquele homem que parecia o sonho de Clara, se torna um pesadelo. Mostrando-se excessivamente ciumento e possessivo, Gustavo em pouco mais de 1 ano revela-se aos poucos. Evitando o contato e convívio com qualquer outra pessoa fora de casa, Clara se sente presa dentro de sua própria residência. Tudo isso se agrava quando Gustavo resolve mudar-se para outro estado, impossibilitando o contato (e ajuda) da família de Clara.


Sheila abordou a questão da violência domiciliar de uma forma bastante simples, que com esta simplicidade conseguiu transmitir toda a complexidade e sofrimento maravilhosamente.
‘Cabra Cega’ é um livro curto, em menos de 1 hora podemos saber o desfecho do casal; representa bem esta triste realidade (tão comum, infelizmente) das mulheres. E por mais incrível que pareça, muitas dessas mulheres evitam denunciar os maridos: por medo ou amor.

O desenvolver do enredo é rápido, com pequenos fatos e situações, o que talvez não tenha sido um ponto favorável, já que senti falta de uma ligação maior entre um parágrafo/situação e outra. Talvez por ser a primeira obra da autora, mas senti falta de coesão em sua escrita.
Os personagens (que são poucos) também foram bem construídos, tendo uma diferença notável entre um e outro, o que não gerou confusão.

Vamos acompanhando a situação de Clara, o modo como encara a situação e a loucura tão insana de Gustavo. Hoje em dia não é novidade existirem diversas pessoas com a mesma insanidade do personagem, com a mesma obsessão, e cada vez mais, a cada nova leitura sobre este assunto, sinto que a situação de muitas mulheres se torna muito mais agravante quando elas de fato amam seus maridos, mesmo sendo agredidas e humilhadas, e não são capazes, por esse amor de os denunciarem. Ou ainda, como disse ali em cima, por medo.

Seria Clara capaz de livrar-se das garras de seu marido? Ou se manteria a esposa tão sonhada por ele?
Em suma, recomendo imensamente a leitura de ‘Cabra Cega’, que é uma obra rica em informações.

17 comentários:

  1. Sofia, falta de coesão é um problema bem sério! Mas pelo que entendi no geral a leitura compensa, né? Que bom, isso que importa...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Sofia, fiquei com vontade de ler o livro sim, mas parece que a história é um pouco intensa, pela premissa do livro, não é mesmo?

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Um assunto do cotidiano infelizmente de muitas mulheres, e acho que o legal é quando o livro não o deixa o parecer clichê quando se tem tantas obras sobre um assunto como esse. Gostei da resenha, espero poder ler futuramente. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assunto complicado e pesado hein :S Ainda não me decidi se seria um livro que gostaria de ler :S

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oie Sofia
    gosto de livros pesados assim, e que retratam uma infeliz realidade.
    Não consigo entender como tem tanta mulher no mundo que se submete aos abusos do cônjuge, e ainda conseguem falar que o que fazem é por amor. Pfv.
    Vou adicionar na minha listinha.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oie Sofia,acabei de conhecer seu blog e também achei uma fofura e lindo desing,obrigado pelo elogio lá no meu blog,agradeço de verdade! O livro parece ser bom, pela história, mas nunca tinha ouvido falar.

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi minha linda! Só vi sua resenha agora, muito obrigada pelo feedback e eu também adoro sempre ver os comentários. :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Acho que dependendo do livro, quando se avança muito dessa forma, e fica meio sem coesão, pode-se deslizar e o leitor não se apegar aos personagens... não sei se isso acabou acontecendo nesse livro, mas o tema é super relevante!

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Parece bem interessante esta obra, gosto muito de ler dramas e o tema abordado pela autora - a violência doméstica - parece ser bastante interessante e pode ajudar muitas mulheres que sofrem deste ou de outros problemas parecidos. Parabéns a autora.

    ResponderExcluir
  10. Acredita, ainda não conhecia o livro!Vi ele pela primeira vez aqui.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A Sheila é mais que um amor de pessoa, sim, estou ansiosa pelo lançamento do seu próximo livro, espero em breve poder tê-lo em mãos!

    Abraço *-*
    @clicandolivros
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia! Tudo bem? Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei bem curiosa só pelo título. Apesar de ser um livro curto, a estória parece ser bem impactante... Curti a resenha! Bjos
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!
    Hm... Curto livros que abordam uma temática mais densa como a violência doméstica.
    Acredito que seja um bom livro e que provavelmente gostarei. É uma pena que muitas mulheres se submetam a viver de violências por amor ou medo. É realmente uma triste realidade.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sofia,
    Vi o livro em alguns blog, mas ele não me ganhou, e uma leitura que talvez eu deixe passar nesse momento, mas quem sabe um leitura futura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um bom livro
    Que trata de uma coisa bastante atual

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  17. Does your blog have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like to shoot you an e-mail.
    I've got some recommendations for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great website and I look forward to seeing it improve
    over time.

    My homepage: gamestop hours bronx

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.