A Esperança (Suzanne Collins)


Título: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 424
Editora: Rocco - Jovens leitores

Pule somente o terceiro parágrafo caso não queira spoiler.

Suzanne Collins sem dúvidas entrou para minha lista de amor e ódio.
Sinto como se Em Chamas e A Esperança fossem um livro só, tamanho meu envolvimento e total conexão com a trilogia.

Em A Esperança, Katniss está rumo ao Distrito 13, após ser resgatada do Quarter Quell (Massacre Quaternário) e Peeta ter sido sequestrado pela Capital. Uma decisão complexa: virar o tordo ou desestimular a confiança que os distritos depositaram num suposto tordo?
Chega certos momentos em que não há mais o que falar sobre determinados assuntos. O mundo criado pela Collins é um destes.

“Examino Finnick – suas pernas nuas à mostra entre o pijama de hospital e os chinelos, os cabelos despenteados, a corda com um meio nó enroscada em seus dedos, o olhar enlouquecido[...]em seguida arranca o traje hospitalar ficando só de cueca... – Por quê? Você acha que isso aqui... – Ele faz uma pose ridiculamente provocante. – Pode tirar a atenção dos outros?”

A surpresa que Jogos Vorazes me causou, o êxtase que Em Chamas me proporcionou se misturaram com tantos outros fatores que tornam esta trilogia tão amada por mim, em A Esperança.
É muito difícil escrever sobre algo que nós gostamos tanto, e sinto que ao final deste post, terei falado muito e não dito nada.

A complexa decisão da Katniss já chega nas primeiras páginas e acaba por envolver o leitor junto com ela, e neste livro, acompanhamos com muito mais intensidade a compaixão e a humanidade. Que muitas vezes é deixada de lado por seus personagens e por nós mesmos.

Todas as mortes que a Capital causou no primeiro volume, no segundo e desde o início dos jogos vorazes chega a seu ápice de revolta, e seus cidadãos não podem mais aturar tamanha falta de sensibilidade e amor. E é aí que Katniss tem um papel importante. Indiretamente, acabou por incentivar os cidadãos de Panem a cometerem levantes e procurar por mudanças.

Apesar desse espírito de mudanças e revoluções, o livro não tem tanta ação quanto eu gostaria. Na verdade, há sim, mas acho que era eu que estava esperando mais. Porém, isto não torna A Esperança em um livro calmo de forma alguma. Suzanne Collins nos transporta de uma emoção a outra de uma forma rápida e incrível.

E eu decidi parar por aqui, pois não tem mais o que falar. Como disse no início, falei muito e não disse nada.
A Esperança me cativou, assim como seus outros dois volumes anteriores, e indico a todos, todos os leitores. Se você não leu, o que está esperando? Só lhe dou um aviso: sérios riscos de se apegar demais e sentir falta depois.

Resenhas:

20 comentários:

  1. Oi Sofia!
    Ai, eu sei como é falar muito e não falar nada! É que a gente tenta passar o que sentiu lendo o livro, mas tem medo de soltar algum spoiler, né?
    Eu amei Jogos Vorazes e Em Chamas, mas não consegui gostar muito de A Esperança... O final acabou me decepcionando.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia, tudo bem?
    Haha Ainda estou lendo "A Esperança" e vendo toda a tortura do Peeta pela Capital, coitado /= E esse Distrito 13, eu acho, ainda vai aprontar alguma coisa com a Katniss!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Sofia! Estou ansiosa para ler a trilogia Jogos Vorazes! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. exatamente!
    um quê de humanidade, um quê de esperança para a população. Amei o livro e estou pensando em relê-lo em breve (apesar das mortes inenarráveis aqui, é um dos livros mais impactantes pra mim por enquanto) tem todo um significado politico, moral e social, e puxa! É o ultimo da série. E Peeta, meu amor, você não era assim kk
    amei a resenha :D
    eba!
    Um beijo da Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Estou com o primeiro livro da série aqui
    Já está na fila, pois estou louca para ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi So! Nossa, este ano preciso ler esta série, daqui a pouco passa o último filme e eu aqui perdida na história. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sooofia... Rsrs
    Gostei de sua resenha, não achei que falou muito e ao mesmo tempo nada. Para mim você passou o que realmente sentiu ao ler o livro. Quero muuto ler esta saga, os filmes são ótimos, fico imagino o quanto melhor deve ser os livros.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O segundo e esse livro da trilogia são maravilhosos por motivos diferentes. O que eu mais gostei de A Esperança não foi ação, até mesmo, como você falou, não tem muito, mas a maneira como a escritora mexe com seu psicológico e não se perde na necessidade que parece existir de um final feliz.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a serie toda. Quando fui escrever a resenha, também passei por isso. É muito difícil escrever de algo que gostamos muitos. Parece que por mais que a gente fale, não conseguiu passar tudo o que nos cativou no livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Soiu totalmente suspeita para falar dessa trilogia! Amoooo ♥
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho os 3 livros em casa, mas não li nenhum, meu marido leu todos em duas semanas e vive me dizendo que preciso ler...hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia, tudo bem?
    Esperança foi um livro difícil pra mim, mas como você disse, de fato ele é parado, mas mais porque a Katniss pegou no tranco nesse livro. E eu não a culpo, aconteceu muita coisa. Fico imaginando o filme, se me deu vontade de chorar lendo, imagine vendo o filme?
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse livro, na verdade sou apaixonada pela trilogia.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  14. Também adorei a trilogia Jogos Vorazes! Mas morreu tanta gente em A Esperança, fiquei meio triste com tantas mortes...

    Adorei o blog!
    Estou seguindo.

    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Essa trilogia é perfeita!

    www.juliechagas.com

    ResponderExcluir
  16. A esperança é meu livro preferido da a trilogia rs
    Foi aí que a suzanne me conquistou de verdade :p
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi So,

    Menina, também tenho relação de amor e ódio. Na minha opinião, Em Chamas é o melhor livros entre os três, mas A Esperança, obiviamente, é o mais emocionante. Acontece tanta coisa ao mesmo tempo que eu só consegui absorver as coisas e chorar só no final. Por mais que uma grande parte infelizmente foque no romance do livro, o que me chama atenção é na revolução. Toda a revolução que acontece no livro, nos faz muito pensar sobre o nosso governo e se estamos satisfeitos com o modo que estamos vivendo agora. E é por isso que eu, que amo História, amei essa trilogia e meu irmão, que nem gosta de ler tanto assim, também adorou.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bom?
    Eu amooo Jogos Vorazes, e principalmente A Esperança. Acho muito legal como o livro mostra a revolução e tudo o mais. Sei que não é o favorito da maioria (eu nem sei se posso dizer que é o meu, na verdade), mas eu adoro!
    E é verdade, sérios riscos de se apegar e sentir falta depois, porque além de sentir falta do livro, a Suzanne não é nem um pouco legal com alguns personagens, né? hahaha

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  19. o primeiro livro é o melhor, não gostei muito dos dois últimos, a história tomou um rumo que nem imaginava... :/
    mas a série é muito <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. "A Esperança" é o livro que eu menos gosto da trilogia, mas isso não significa que ele não seja incrível! Eu entendo quando você disse que ele é mais "parado" e isso foi o que eu menos gostei, mas ao mesmo tempo a história é intensa e achei que o final foi dilacerante, mas muito bem construído e fechadinho, sabe?! E eu vou nem dizer que um parte do meu coração ficou para trás com esse livro, nunca vou perdoar a Collins por um acontecimento específico >< Complicado hehe Mas enfim, agora só resta o desespero de esperar o filme hehehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.