The Walking Dead - A Ascensão do Governador (Robert Kirkman e Jay Bonansing)


Título Original: The Walking Dead - Rise of the Governor
Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansing
Páginas: 361
Editora: Galera Record
Skoob  -

Peguei A Ascensão do Governador  com um ar de curiosidade, afinal, todos falam muito bem da série e o tema central me chama bastante atenção: zumbis. Não sabendo muito mais de que se trata de zumbis, TWD A Ascensão do Governador foi uma boa experiência.

Apesar de Brian ser o irmão mais velho dos Blake, é Philip Blake quem toma as atitudes e arranca algumas cabeças mortas por aí, e desta forma, quando o caos e a "epidemia"* se espalha pela população e tudo o que eles conhecem como "normal" muda, Philip assume a liderança do grupo, de forma totalmente autoritária.


Após a perda da esposa anos antes da "epidemia" se espalhar pelo mundo, Philip tem que encarar a perda que todos os dias o atormenta e cuidar de sua filhinha Penny. Penny é tudo o que resta a Philip, e ele será capaz de tudo para defendê-la.

Logo no início somos apresentados a um Brian assustado cuidando de Penny enquanto zumbis são (mortos?) destruídos do lado de fora pelas mãos de seu irmão e mais dois amigos, Bobby e Nick. Corre a notícia que em Atlanta há um centro de refugiados, a 30 km de distância, e é esse o destino do grupo de resistência. Porém, o pequeno grupo não contava que esta missão fosse tão difícil: a cidade está tomada por mortos-vivos.

" – Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, 
e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles. (...) 

Até então não havia tido praticamente qualquer contato com The Walking Dead, somente umas poucas olhadas em trechos de jogo ou da própria série. Fora isso, nada. E mesmo não conhecendo esse mundo tão famoso e aclamado pela mídia, gostei e me senti envolvida pela história, sem qualquer compromisso ou uma senhora "?" no ar. E esse é um dos motivos que me faz o indicar. Um bom admirador de histórias de suspense e zumbis pode pegar TWD somente como uma simples leitura. E eu garanto que como um (ótimo) entretenimento.

A Ascensão do Governador possui uma linguagem coloquial interessante. Sem rodeios ou floreios, cru e comum é o que torna os personagens tão verossímeis e interessantes. (Muitas vezes eu diria até dramáticos) Mas o mais interessante é como todo esse apocalipse zumbi consegue mudar as pessoas, antes sãs, agora fugindo de seus próprios princípios. A pressão psicológica é bem trabalhada aqui.

Eu costumo dizer que quando o protagonista não me agrada, provavelmente o livro não me agrada também. Pode soar um pouco radical, mas já aconteceu várias vezes comigo. Neste caso, não. Por mais que muitas vezes eu compreendesse as atitudes impulsivas e por vezes extremamente autoritárias do Philip, não consegui simpatizar totalmente com ele. Sou muito mais o Brian (isso soará no mínimo irônico ao Governador). E contrário a minhas ideias malucas, mesmo não gostando do protagonista, gostei do livro.
Fiquei diversas vezes muito irritada pela forma como o Philip trata o irmão mais velho, com desprezo e autoritarismo, por maaaaais que o Brian desse alguns motivos para isso.

Vi algumas pessoas comentarem que precisa de estômago forte para ler este livro. Eu não diria exatamente isso, por que mortes, tripa pra cá e tripa pra lá, sangue, braços, crânios e etc e tal é inevitável aqui. Mas eu sinceramente não vi grandes coisas nisso. Peguei o livro ciente disso.
Assim como palavrões são usados com frequência pelos personagens, e até mesmo pelos autores na construção da narrativa: de forma nada exagerada.

Em suma, posso dizer que A Ascensão do Governador foi uma excelente escolha, consegui me envolver com a história e ser surpreendida a cada página. Não indico somente aos (como muitos dizem) que têm estômago forte, mas aos que procuram uma boa leitura.

*Não se sabe ainda a origem ou o que é de fato.

16 comentários:

  1. Oie,
    eu adorei a série, e estou curiosa para ler o livro, mas ainda não tive como comprar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofie,
    Ta uma série que não me chama atenção, já é tanto burburinho por causa da serie de tv que perdi a vontade :s
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi So! Você me deixou mais empolgada, estava em dúvidas, mas depois desta animação toda, quero conferir a trama. A série de TV eu não acompanho, até mesmo porque as imagens são bem fortes, meu estômago aguenta a leitura, a imagem é pedir demais.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Sofia. Acompanho o seriado The Walking Dead, que por sinal, curto bastante, mas não tenho muita vontade de ler os livros, apesar de aparentarem serem ótimos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia!
    Eu assistia o seriado, mas parei porque achei que estava meio enrolado. Gostei da sua resenha, é difícil gostar do livro quando eu não gosto do protagonista, mas se você entendeu os motivos dele é porque o livro é bem escrito mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Quando lançaram o primeiro livro da série eu até que me vi com vontade de ler, mas com o passar do tempo e galera falando tanto do livro meio que desanimei. Mas quem sabe um dia....
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler os quadrinho... cheguei a ver numa livraria e achei a arte ótima!
    Adorei o seu blog! Estou seguindo!

    Beijos,
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  8. Meu namorado é fã desta série, até estou pensando em dar o livro pra ver se assim ele toma gosto pela leitura xD Já pra mim, esse tipo de enredo não me atrai muito, então nunca li nem assisti a série.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sofia, sou como você.
    Se o protagonista não me agrada, o livro todo não me agrada. Afinal de contas, a história gira em torno dele certo.
    The Walking Dead é um livro que não tenho vontade de ler, não faz meu tipo :/

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  10. Aii sei lá, fico meio em dúvida se leio esse livrou ou não. Mas...quem sabe um dia. Não tenho vontade de ler ele no momento não.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Eu como fã da serie de tv não achei nada demais no livro.,Achei bem fraco até. Acho que as pessoas falaram sobre ter estomago por causa da serie mesmo, porque tem horas que dá vontade de vomitar. Acho que foi por isso porque não achei nada forte no livro também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Curto muito a série TWD e imagino que os livros sejam incríveis! Gosto bastante desse aspecto de trabalhar a pressão psicológica que os personagens sofrem com esse tipo de acontecimento, é algo diferente, já que na maioria das vezes o foco maior é na origem da epidemia e na própria ação. E falou em estômago forte, é comigo mesmo, já não tenho mais nojo de "tripas pra cá e sangue pra lá" depois que comecei a ler os livros do Bernard Cornwell hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia, tudo bem?
    flor como te disse ainda não li esse livro ams estou com ele. Eu fiquei um pouco saturada de zumbis mas quero ler esse livro o mais breve possível. Espero conseguir. E sinceramente? Depois de ver aquilo tudo na série, acho que não vai ter nada além daquilo, ou seja não é tão necessário um estômago forte rsrsr.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  14. O livro não me interessou muito, confesso. Apenas a série de TV e o HQ, mas sua resenha foi bem positiva, achei interessante alguns pontos comentados e sobre o fato de 'ter estômago forte' para ler, onde você diz que não é bem assim. Bem, seria um desafio como leitura, quem sabe ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus, pode me xingar, mas eu não sou muito chegada em zumbis não. Acredita que nunca assisti a série? Não tenho muita vontade de ler o livro também...é mais a cara do meu marido que por sinal adora a série.

    Beijão enoorme.
    Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito de ler esse!
    Só tinha lido as HQs, não gostado muito da série pra tv, então quando peguei o livro foi com certo receio, haha, mas gostei bastante da estrutura da escrita, mas também acabei avisando o pessoal na resenha sobre a quantidade de tripas no livro. Nada fora do que já aparece nas outras versões, convenhamos... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.