Austenlândia (Shannon Hale)


Título original: Austenland
Autor: Shannon Hale
Páginas: 240
Editora: Record
Comprar: Saraiva
Skoob

Leria Austenlândia somente por citar Orgulho e Preconceito e por essa capa divina, entretanto, tudo me fez ler este livro. A sinopse me conquistou de tal forma, que tive que passá-lo na frente de qualquer outro.

Jane Hayes é completamente obcecada pelo Sr. Darcy (aqueeele... Sim, da Jane Austen *_*) e sempre acreditou que o encontraria na vida real. Na casa dos 30, bonita, inteligente e com um excelente emprego, Jane tem uma vida amorosa frustrante, o que a (quase) faz desistir dos homens. Mas sempre pode ter um Darcy por aí, né?
Quando sua tia avó Carolyn falece, qual não foi a surpresa de Jane quando viu que seu nome estava no testamento. Deixando para ela nada mais nada menos do que uma passagem para a completa fantasia de Austen, Jane finalmente tem a chance de se livrar da obsessão pelo Sr. Darcy e seu universo fictício.

"Pembrook Park, Kent, Inglaterra. Entre na nossa casa como um convidado e permaneça por três semanas, apreciando a hospitalidade e os costumes do país - uma visita para um chá, uma dança ou duas, um passeio no parque, um encontro inesperado com um certo cavalheiro, tudo culminando com um baile e, talvez, algo mais. Aqui o Príncipe regente ainda governa despreocupadamente. Sem roteiros. Sem finais escritos. Férias que ninguém mais pode oferecer." 

Austenlândia é o lugar perfeito para qualquer fã de Austen ou somente aos que curtem o século XIX e seus lindos vestidos longos. E perfeito também para O romance. Mas quando eu acho que a protagonista vai mergulhar nessa fantasia (e ficar mais louca obsessiva compulsiva), ela faz justamente o contrário. Ao chegar no século XIX, ela percebe que precisa de algo "real" e "concreto", e que nada ali pertence a sua realidade.
A Austenlândia pode ser descrito como uma espécie de "colônia de férias" onde todos devem se portar como se estivessem em uma obra da consagrada Jane Austen.

A história nos é contada em terceira pessoa, mas me senti tão ligada a protagonista e a autora trabalhou na narrativa tão bem, que senti como se fosse em primeira. Em muitos momentos soltei umas gargalhadas tão (psico)doidas e sonoras que minha irmã me perguntou se eu estava era louca. As comparações com outros personagens de Austen realmente são hilárias, além dos ótimos diálogos dos personagens. Isto só tornou o livro mais leve e engraçado.
Mas uma das coisas que mais me interessou foi com certeza o início dos capítulos. A cada capítulo, a autora nos apresenta brevemente os 13 namorados de Jane, e foi impossível não rir com o desfecho de cada um deles. Um toque de criatividade maravilhoso da Shannon.

Contudo, senti falta de um maior dinamismo na trama, que apesar de leve e engraçada, por vezes se tornou um pouco monótona, principalmente pelo pouco aproveitamento dos outros moradores de Austenlândia. Mas ainda assim, devorei o livro em pouco tempo.

Em síntese, Austenlândia é um livro leve, divertido e cumpre bem o propósito de entreter, e foi impossível não torcer e se afeiçoar a Jane <3 É um romance deliciosamente divertido de se ler, e eu realmente indico.

Alguém aí já achou seu Mr.Darcy?

(Como o Blogger está me trollando, não consigo colocar o trailer da adaptação cinematográfica aqui, vocês podem conferir AQUI)



33 comentários:

  1. Sofie,
    Só a capa me chama atenção, e agora com a sua resenha, necessito ler, sem mais hahahaha
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei ganhar ele no skoob mas acho que não ganhei :(
    A história me chamou muito a atenção.
    Seguindo xará <3

    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Sofia! Já li Austenlândia e curti bastante, apesar de ter sentido que o livro poderia ser um pouco mais dinâmico em alguns aspectos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Hi there, just became alert to your blog through Google,
    and found that it's really informative. I'm going to watch
    out for brussels. I'll appreciate if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

    Here is my blog tanki online strategy

    ResponderExcluir
  5. oie Soso
    eu também amei o livro. Apesar de achar que a história poderia ter sido muito mais bem aproveitada, e o romance também. O final me desmanchou rs
    estou louca pra assistir ao filme. Vi o trailer no youtube e curti muito.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sofia!! Tudo bem? Ai meu Deus, eu estou louca para ler esse livro!!! hehe É a primeira resenha que leio e já fiquei encantada! Por gostar muito da Jane Austen, tenho me do de histórias que se aproveitam do nome da autora ou de suas obras para lucrarem, mas por algum motivo eu curti a sinopse de "Austenlândia" (afinal de contas, quem não quer um Mr.Darcy para si né? hehe). Mesmo assim, ainda não tenho grandes expectativas para o livro, quero lê-lo mais para passar o tempo mesmo... E essa capa é super linda, merece um lugarzinho na minha estante hehe Adorei a resenha!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi So! Eu comprei este livro e pretendo ler até o final de Maio, não assisti ao filme, mas pretendo conferir a história por ambos os lados. Pena que não é tão dinâmica assim, é o estilo de história que precisa disso, mas vamos ver o que acho.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Li a sinopse do livro e já fiquei curiosa, em especial por adorar História os costumes da época de Jane Austen. Muito boa sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler o livro!
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Achei bacana a proposta desse livro e tals, mas eu prefiro um dia ler primeiros os livros de forma separada e depois me aventurar por esse.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Eu estou louca para ler este livro, ainda hj eu publiquei no blog ele entre os meus desejados.
    Adorei sua resenha.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  11. Mesmo não conhecendo muito bem o trabalho da Austen eu tenho muita vontade de ler, a autora inclusive foi inspiração para muitas obras de sucesso baseadas em suas obras e histórias.
    Eu já tinha lido algumas resenhas e a maioria bem desfavorável, a sua foi a mais positiva, mas mesmo assim nem tanto.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos meus desejos literários *-*
    A capa já me chama muito atenção...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não gostei da capa hehehe. A sua é a segunda resenha que leio desse livro e confesso me interessei, mas não muito. Se conseguir emprestado ou em uma promoção bem baratinho eu leio.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi So, eu não tenho tanta curiosidade para ler essa história (talvez por não ter lido Orgulho e Preconceito?), mas pelas opiniões que tenho lido, o livro parece um pouco superficial e monótono, apesar de conseguir divertir um pouco.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu quase pedi esse livro só pela capa!
    Mas como não li orgulho e preconceito, não ia rolar :(
    Mas esse ano ainda leio orgulho e preconceito (tenho ele aqui em casa até, hahaha) e parto para esse \o
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    nossa se é para rir, já adorei o livro rsrsrs
    A capa me dava outra impressão sobre ele.
    Adorei a dica. Já anotei no skoob.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi So, tudo bem?
    Sério que esse livro virou filme? Preciso assistir.
    Tudo que se remete a Janei Austen eu fico curiosa. sou apaixonada pela escrita dessa mulher e quando vi esse livro entre os lançamentos fiquei com muita vontade de ler, e depois da sua resenha ai que a vontade aumentou. Espero conseguir ler em breve. Mais uma ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  18. Sabe, eu vi o filme sem ter lido o livro e particularmente achei o filme muito fraquinho e bobo, me tirou um pouco a vontade de ler o livro....se bem que com esta capa tão fofa eu talvez vá repensar....hehe.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-minha-ultima-duquesa.html

    ResponderExcluir
  19. ahmmmmmmm Vi o filme mas o livro não tenho. Amo Jane Austen <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada da Austen, mas desde que vi esse livro fiquei curioso para ler-lo. E tem filme? Mais uma coisa que não sabia. Sem dúvidas ele permanece na minha lista de desejados.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olaaaa! estou com uma super vontade de começar a ler o livro, alem da sua resenha que já me deixou com uma vontade, peguei ele em uma livraria e a capa é muito linda.
    Gosto de livros assim com essa temática!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  22. Olá, Olá!

    Acho que achei um Darcy, com tantos preconceitos quanto o original, (eu entro com o orgulho, admito.) HAHAHA
    Fiquei de olho nesse livro desde seu post anterior! E se faz pessoas terem risadas psico-doidas é uma aprovação ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sofia!
    Adorei a sua resenha, ela me deu uma imagem bem mais divertida desse livro. Confesso que achei um pouco "forçado" existir na história uma Austenlândia, mas acho que a proposta é ter esse toque de comédia e de fantasia misturados à história de uma mulher "real", certo? Outra dúvida: quem não leu nenhum livro da Jane Austen consegue entender numa boa Austenlândia ou ele é muito cheio de referências? Quero muito ler algo da autora, mas ainda não tive oportunidade. </3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! <3
      É exatamente como você disse, há essa mistura de comédia e fantasia com a atualidade, ficou bem bacana.
      Olha, eu só li Orgulho e Preconceito da Jane e consegui captar o livro bacana, então acho que mesmo sem ter lido nada dela, dá para compreender sim. Na verdade, a citação à Austen aqui fica praticamente só em seus personagens, as comparações que a protagonista de Austenlândia faz com os personagens dos livros da Austen. Entendeu?

      Beijão! :)

      Excluir
  24. Estava esperando alguém ler este livro para saber como é *-* Ai meu Deus minhas expectativas estão a mil com ele.
    Pela sinopse dá para perceber que é um livro leve e bem divertido.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti o filme nas férias e adorei! Por isso tô com uma big vontade de ler esse livro *---* Adorei a resenha e pelo que você falou o filme parece ser fiel ao livro.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Definitivamente esse é um livro que preciso ler ainda esse ano!

    ResponderExcluir
  27. Desde que vi o livro nas prateleiras fiquei encantada pela capa. Amo o mundo criado por Jane Austen e não vejo a hora de ler Austenlandia, só preciso de mais um pouquinho de tempo mesmo ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  28. Como fã de Jane Austen tenho muita curiosidade em ler qualquer coisa que foi escrito inspirado em suas obras, por isso desejo muito ler esse livro.
    Fiquei feliz em saber que o livro é divertido e com uma história bem leve. Também gosto de história que saiba aproveitar todos os personagens, mas isso não diminuiu a minha vontade em ler o livro.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Simplesmente louca para ler esse livro! Amo a Jane Austen e ja li todas as obras dela, não vejo a hora de ler este livro. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  30. Ahh não tenho dúvida que o livro é tão bom quanto diz.
    Tenho muita curiosidade em ler.
    Que bom que o livro até te fez rir..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu já queria esse livro e depois de ler sua resenha quero mais ainda , estou louca pra ler as partes em que você da muitas gargalhadas, pessoal aqui em casa também pensa que eu sou meia louca quando estou lendo e solto minhas.Muito amor ler alguma coisa que se refere a Jane, estou super curiosa, a cpa é linda.

    ResponderExcluir
  32. Definitivamente encontrar um mr. Darcy por aí não é fácil. Quero tanto ler esse livro, porque sou apaixonada por Orgulho e Preconceito. Também acho a capa lindíssima!
    Beijão - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.