O Diário de Suzana para Nicolas (James Patterson)


Título original: Suzanne's Diary for Nicholas
Autor: James Patterson || Editora: Arqueiro
Páginas: 224 
Comprar: Compare & Compre || Skoob

Tenho somente uma coisa a dizer sobre O Diário de Suzana para Nicolas: não sei o que dizer. Sério, é provável que ainda esteja com a mesma expressão de quando o terminei. Mas me esforçarei para escrever algo (no mínimo) decente. (poderia começar xingando o James, mas ok)
Minha experiência com James Patterson até então havia sido 0, e mesmo tão conhecido e consagrado por seus romances policiais, optei por conhecer o lado mais leve e romântico do autor.

Katie Wilkinson está em estado de choque. Matt Harrison, o homem pelo qual ela é perdidamente apaixonada e que não a fazia duvidar do amor que os unia, acaba de romper o relacionamento. Quando Katie encontra em frente a porta de sua casa um pacote com um diário intitulado Diário de Suzana para Nicolas, descobre que todas as respostas para seus questionamentos estão ali.

Suzana, uma jovem médica de Boston, decide, após sofrer um infarto, abandonar a vida corrida na cidade grande e procurar algo mais pacato na ilha de Martha's Vineyard. Lá, ela conhece Matt Harrison, o faz-tudo que agora ajeita sua nova casa. E lá eles se apaixonam. E lá têm Nicolas, o filhinho.
O Diário de Suzana para Nicolas é a forma que Suzana encontra de sempre estar presente na vida de seu filho, contando suas histórias e o que sente por ele, já que ela mesma não teve a oportunidade de conhecer seus pais. Desta forma, acompanhamos todo o amor que o casal Harrison tem para com seu filhinho <3

Intercalando entre capítulos de Katie e o diário de Suzana, é impossível ficar com raiva de uma ou de outra, e até mesmo do Matt, que deveria parecer o grande vilão da história. Ficamos na dúvida e sofrimento de Katie, que sente pelo fim do relacionamento, e todo o amor que Suzana sente por Matt e o quanto são apaixonados. Você fica naquele impasse, sabe?

"Obrigado, Suzana. Obrigado por esta noite, esta dança e, principalmente, por este menininho. O meu mundo inteiro está bem aqui, neste quarto. Se eu não tiver mais nada, já terei tudo." 

Quando peguei O Diário de Suzana para Nicolas para ler, já sabia que o faria em uma sentada, tão bem minha irmã e meu cunhado falaram dele. Só não esperava algo tão impactante. O quê do livro fica, obviamente, nas palavras de Suzana, em seu diário. Acompanhar o redescobrimento da protagonista, a paixão que o casal tem, o amor incondicional pelo filho, e as pequenas coisas que nos são descritas é realmente cativante.

Foi impactante ler O Diário de Suzana para Nicolas. Me vi envolvida pela história, torcendo por um final interessante a nossas duas protagonistas, e como não poderia deixar de ser, quase chorando ao final. É interessante ver como o Patterson desenvolveu bem ambas as mulheres da história, como ele conseguiu transmitir as emoções, pensamentos e visões do sexo feminino com tanta maestria. Realmente me vi encantada pela delicadeza e simplicidade de palavras aqui escolhidas pelo Patterson. E chocada com sua mente, sem mais.

Eu realmente indico este livro. O Diário de Suzana para Nicolas tem uma narrativa ao mesmo tempo leve e chocante, me fez rir e chorar, e que não vale somente como entretenimento, mas talvez um ensinamento também.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. 
Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."


21 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Sofia! Já li O Diário de Suzana para Nicolas e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Assim como você me vi sem palavras ao final da leitura. Sempre vai ser um livro que eu vou ter um carinho especial... Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha curiosidade de ler ele, pela capa! Agora quero ler mais ainda :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  4. If you are going for most excellent contents like myself, just go to see this web
    site all the time since it provides feature contents, thanks

    Here is my homepage :: how to lose 10 pounds in a week

    ResponderExcluir
  5. Eu chorei muito com esse livro. A história é uma das mais lindas que já li. Diferente de você, esse foi o primeiro livro que li do autor e achei que todos os outros eram tão bons quanto, depois me decepcionei é claro hehehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Nossa curti a resenha esse livro ainda não tenho, acho que vai para listinha RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Imagine a pessoa terminando de ler esse livro no ônibus.
    Imagine a cena que essa mesma pessoa fez chorando feito uma desesperada.
    É.
    Isso foi o quanto esse livro me abalou. É perfeito. E compreendo totalmente o que você deixou em branco lá no começo da resenha. Tive a mesma vontade.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Derramei rios de lágrimas com este livro, lembro que a editora enviou junto lenços de papel no kit, fizeram bem, é de desmanchar mesmo.

    Beijão Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu aqui de novo (rsrs)
    A Soofia... Eu gostei por demais desse livro, assim como você me vi surpreso, emocionado, e fascinado com a escrita e a forma de nos emocionar do James nesse gênero. Gosto dele com gênero policial, mas espero que ele escreva mais dramas assim...
    Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Soso
    esse livro deixa qualquer um destruído emocionamento.
    Eu chorei feito criança, e foi o primeiro livro do autor que li, e me apaixonei perdidamente por ele desde então.
    Sempre que alguém pede indicação, eu indico esse livro. 3 amigas minhas já compraram, e também se emocionaram muito.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Eu só li Bruxos e Bruxas do James, e não achei lá aquelas coisas a narrativa do autor. Por isso estou louquinha para ler um outro livro dele aqui, é um romance tbm, e espero me emocionar bastante *--*
    Quanto a sua resenha, eu vi que mexeu bastante com seu emocional, e eu adoro livro assim, tbm quero ler!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    já ouvi falar muito deste livro, mas ele não parece ser o meu estilo de leitura, então ainda não leria. Qume sabe mais para frente.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Só li um livro do James até agora e foi um policial. Mas, é claro que já ouvi esse livro ser muito elogiado. E é claro que ela já faz parte da minha lista de desejos. ahsuahaua

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi So! Este é um dos melhores livros que li, chorei muito e até hoje lembro da imensidão do amor de Suzana. Gente, é algo lindo e que precisa ser compartilhado. Eu queria achar o filme baseado na obra, mas não consegui.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo fala tão bem desse livro que ele já está no topo da minha lista de desejados!!! Confesso que eu devo ser um dos pouquíssimos seres dos universo que ainda não leram nada de James Patterson, mas ele sempre me pareceu ser uma boa opção de leitura. Gosto desses livros impactantes, que mechem com você, que traz algo que o leitor não estava esperando...
    Espero que isso aconteça comigo também, pois se eu já curto a sinopse de "O Diário de Suzana para Nicolas", imagino que o conteúdo completo deve ser ainda mais arrebatador!! Bjão, Sofia!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não me lembro de ter lido alguma resenha negativa sobre esse livro. É realmente interessante a estória dele e eu só li um policial do James, seria bom ler algo diferente dele. Tem um lançamento dele no gênero romance, vou dar uma chance para esse outro lado e ver se é tão bom quanto em O Diário de Suzana para Nicolas ;}
    Ótima resenha

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi So, eu tenho esse livro em casa, mas ainda nao consegui parar para lê-lo. Sou super curiosa, já que os romances do James Patterson são muito bem falados. Tenho Primeiro Amor em mãos, acho que vou ler este primeiro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi So, tudo bem?
    Vi esse livro uma vez em promo, mas não comprei. Minhas experiências com JP não foram muito boas, mas fiquei ainda com aquela vontade de ler esse, e depois da sua resenha com certeza vou ler. Espero encontrá-lo em promoção de novo, pois parece ser um livro lindo.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  20. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be really something that I think I
    would never understand. It seems too complicated and extremely broad
    for me. I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of
    it!

    My web blog ... our video

    ResponderExcluir
  21. Vou começar a ler este livro, espero gostar tanto como vocês :)
    Obrigado Sofia pela Resenha, deu-me mais vontade para começar a ler.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.