O Labirinto dos Ossos (Rick Riordan)

Título original: The Maze of Bones
Autor: Rick Riordan
Páginas: 238
Editora: Ática
Comprar: Compare & Compre || Skoob
The 39 Clues #1
Quando vi O Labirinto dos Ossos na biblioteca da minha escola, peguei na mesma hora, ora, estamos falando de Rick Riordan. Mas aí é que tá.

Quando sua amada avó Grace morre, Amy e Dan Cahill, que tinham uma ótima relação com ela, ficam chocados e se não bastasse a tristeza da perda, Grace ainda reservou uma grande surpresa para toda a família Cahill.

Os irmãos têm apenas 5 minutos para decidirem entre 2 milhões de dólares e 39 pistas (que os levariam ao "grande tesouro do mundo"). Supomos que é uma decisão óbvia, seriam 2 milhões por um futuro incerto, mas para Amy Cahill isto se dá como um desafio pessoal. Cansada de ser subestimada e tida como besta pelo resto da família, ela sente-se tentada a aceitar. Em contra-partida, Dan teria tudo que sempre sonhou, e claro, ele optaria pelo dinheiro $$.

Alguns dizem que leriam até a lista de compras de seu escritor favorito. Eu não chegaria a tanto, mas quase lá. Com essa visão, peguei O Labirinto dos Ossos esperando uma narrativa dinâmica, engraçada e com bastante aventura, tal qual os outros livros que li do Rick Riordan, e acabei encontrando tudo isso, só que em menos proporção. Talvez tenha sido esse o motivo de não ter gostado tanto da leitura.

Temos personagens diferentes, inteligentes e engraçados, uma boa aventura e uma narrativa agradável. Isto já é por si só um bom motivo para ler o livro, e digo que não me arrependi em nada de tê-lo feito. Que por mais que não tenha me conquistado tanto, conseguiu me entreter.

Em O Labirinto dos Ossos acompanhamos os irmãos e todas as suas aventuras e provocações dos demais personagens da família Cahill. E qual surpresa não foi aos irmãos (e seus leitores) saber que grandes nomes da história da humanidade, como Benjamin Franklin e Isaac Newton, também são da extensa família Cahill.
Ao longo das 238 páginas, podemos acompanhar os desafios e medos de Dan e Amy, 11 e 14 anos respectivamente, e torcer por eles.

Acredito que meu grande problema com o livro foi a construção dos personagens. Achei-os extremamente infantis e imaturos, e isso acabou por deixar o livro todo com esse ar. Talvez se eu houvesse lido O Labirinto dos Ossos na época em que li Percy Jackson e os Olimpianos (outra série do tio Rick <3) eu tivesse gostado mais. Mas ainda assim, é uma leitura que vale a pena, e que eu pretendo pegar muito em breve os volumes seguintes para ler.

19 comentários:

  1. Gostei da resenha Sofia e entendo suas ressalvas. Tem alguns livros que você sente que está lendo na época errada mesmo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Nossa, eu ainda não tinha lido sobre esse livro
    Não li nada do autor, ainda, mas gosto que ele se desafia a outros estilos.
    Sou doida pra ler Tequila Vermelha.

    bjs e uma ótima terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa eu não conhecia o livro.
    Gosto bastante dos livros dele tb, mas espero não ter a mesma impressão de vc rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nunca li nada do tio Rick, mas já ouvi falar que este livro é o mais fraquinho comparado a outros do autor. De qualquer forma, pretendo ler este algum dia.

    Lucas Borges - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom? Não conheço esse livro, apesar de amar os livros que já li do Tio Rick <3 Entendi suas ressalvas e já vou saber o que esperar quando pegá-lo pra ler ^^"

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  6. Tenho bastante vontade de ler algo do Rick, na verdade já comecei a ler, mas não era o primeiro ai vou esperar para comprar os anteriores para ler. Enfim, gostei de sua resenha.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido outra resenha que falou exatamente o mesmo que você. Eu já tive uma experiencia ruim com o Rick em Tequila vermelha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro, mais nem me interessei, Rick não é pra mim, não me dei com a escrita dele.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Não conhecia o livro e confesso que fiquei bem curiosa para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sofia!
    Acredita que nunca li nada do Rick Riordan? Um dia terei que dar uma chance, nem que seja a Percy Jackson.
    Entendo sua frustração. Acho complicado gostar de livros voltados a um público mais infantil agora, talvez eu também não fosse gostar. Mas que bom que a leitura não foi de todo ruim. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro do Rick! Bem, me parece mesmo uma leitura agradável, como as que tive dele em Percy Jackson, mas mais infantil. Eu gosto bastante de aventura infanto-juvenil e talvez esse livro me agradasse muito >< Bela resenha

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia :-3

    Já li PJO do tio Rick e amei, mas confesso que se fosse pra ler hoje uma série desse gênero talvez eu a olharia com outros olhos hahahaha Gostei desse livro, mas eu teria o mesmo problema que tu :(

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da escrita do Rick. Adorei a resenha e espero ler o livro em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  14. Tem esse livro na biblioteca perto da minha casa. E eu confesso que fico meio de cara com ele. Talvez se eu der uma chance quem sabe? Mas por enquanto sinto que não é hora de lê-lo!

    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi So! Eu tenho muita vontade de ler esta série, entendo seus sentimentos durante a leitura, alguns livros por melhores que sejam, tem uma época certa para serem lidos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Tem muitos livros que lemos na época errada, não conhecia este livro, mas talvez eu goste.


    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Talvez o autor tenha direcionado essa obra para um publico mais juvenil, ou então tenha o propósito de mostrar uma evolução dos mesmo, já que nos referimos a uma série. Na verdade não posso afirmar nada quanto as minhas sugestões pois não li nenhum livro do autor ainda. Mas posso dizer que sim, sou dessas que leria até a lista de supermercado do meu autor favorito ... kkkkkkk #Aloka

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oie So
    ainda não conheço a escrita do Rick, mas ele tem muitos livros voltados para o público juvenil né, e eu sempre me surpreendo com livros assim. Quero ler essa série, mesmo com as ressalvas, mas pretendo começar com PJ
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sofia! Tudo bem? Então, eu adoro o Rick Riordan, mas confesso que não tenho nenhum interesse desesperador para ler esse livro. Fiquei sabendo que os personagens eram bem infantis e isso não ajudou muito, mesmo com uma trama que poderia ser bacana. No geral, eu acho bem legal a ideia de "The 39 Clues", mas por ser uma série de livros intermináveis, isso me desanimou ainda mais. Enfim, se surgir a oportunidade de lê-lo, provavelmente eu farei isso (afinal, não se recusa algum livro do Riordan né hehe), mas não tenho muita fé de que irei gostar... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.