A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário Ikea (Romain Puértolas)

Título original: L´extraordinaire Voyage du Fakir qui Était Resté Coincé Dans une Armoire Ikea
Autor: Romain Puértolas
Páginas: 256
Editora: Record

Ajatashatru Ahvaka Singh (pronuncie como quiser) diz-se faquir profissional, mas é um tremendo trapaceiro. Em Kisheyogoor, Índia, todos acreditam que ele é dotado de poderes paranormais, como se alimentar somente de pregos e parafusos, encantar serpentes e furar a própria língua. Com a ajuda do povo do vilarejo, o faquir viaja à França para comprar uma cama de pregos da IKEA e não tendo onde passar a noite e sem dinheiro para pagar um hotel, Ajatashatru resolve dormir na loja. Quando o impostor fica preso em um armário de lá, não imagina quantos países e aventuras irá encarar.


Esse título imenso me conquistou. Já pelo título percebi a peculiaridade da obra de Romain Puértolas, que mesmo cômica e leve, é sensível e simples. Confesso ter ficado encantada especialmente pela segunda parte. Não esperava personagens com histórias intensas e traumáticas, esperava algo somente engraçado e leve. Fico feliz por ter ido além disso.

"Acabara de ver na Europa, em dois dias, coisas que nunca vira em 38 anos de existência e que não teria, sem dúvida, jamais visto, caso não houvesse resolvido se esconder dentro de um armário de uma grande loja. Prova de que as coisas pequenas regem a vida, e os locais mais banais são por vezes o início de emocionantes aventuras."

Criei um carinho especial por Ahvaka, nosso protagonista, que com todas suas trapalhadas e mentiras, ganhou meu coração. O faquir mostra-se uma pessoa melhor do que parece, nos traz histórias fantásticas e conquista muitos amigos (e inimigos) durante toda essa sua viagem. São 256 páginas de puro tour pela Europa, onde nosso querido charlatão irá viver muitas loucuras e choques. Que o levam a questionamentos incríveis sobre a vida que leva, o que realmente quer para si, e a necessidade que subitamente o domina de ajudar aos outros.
O livro é cheio de sacadas irônicas e engraçadas, a começar pelos nomes complicadíssimos, e vai nesse ritmo até o fim. A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário Ikea é um livro leve e divertido, realmente perfeito para uma tarde de risadas.

"(...) As viagens formam a juventude, dizia o ditado francês, e na velocidade em que viajava ele logo voltaria a ser um recém-nascido, se é que um armário e uma mala são os meios de transportes mais indicados para conservar a juventude."

Romain Puértolas conta as viagens e trapaças do faquir sempre com humor e desenvoltura, nos relata a difícil infância de Ahvaka sem soar dramático demais e ainda aborda maravilhosamente bem a imigração ilegal na Europa.
Mas acima de tudo, foi a simplicidade e sensibilidade da obra que mais me encantou, sem dúvidas. Por mais que o livro seja extremamente leve e divertido, o que me ganhou foi o redescobrimento de nosso protagonista. Despretensiosamente, A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário Ikea acabou entrando na lista de favoritos.

19 comentários:

  1. Acho interessante demais títulos grandões assim, eles sempre chamam minha atenção. Tem um livro que chama "O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares" que eu acabei lendo porque adorei o título! rs

    Fiquei curiosa em relação a "A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário Ikea". Acabei de sair de uma maratona de livros mais densos e pegar algo leve e divertido seria bom ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro engraçado e que te cativa. Fiquei com vontade de ler a obra.
    Se possível, lerei o mais rápido que der. Espero que meu tempo contribua. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  3. Acho que só pra ler o título do livro eu iria levar uma hora, rsrs. Brincadeira.
    Bom, já estava deduzindo mesmo que o livro tinha uma certa peculiaridade, adoro obras do tipo e livros que são únicos. Com certeza leria!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Sofia =)

    Não conhecia o livro, mas adoro leituras simples e despretensiosas que conseguem nos cativar a cada capitulo. Adorei a dica e espero ler ele em breve *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. PARE TUDO! Que nome do amô complicado lindo é esse? Quero mais títulos de livros grandes com nomes de protagonistas complicados ♥

    Este livro deve ser muito bom ♥ ♥ quero ler em breve se possível.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  6. Te juro que li o titulo do livros e fiquei encarando a tela do computador, tive que reler hahaha
    Bom, primeira resenha que vejo desse livro e a sinopse não me chamou atenção, mas a sua opinião me fez ter curiosidade, se eu tiver oportunidade lerei com certeza
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Fui na livraria hoje e vi esse livro lá, amei a capa e a sinopse. Pensei em comprar, só que acabei comprando a continuação de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e a trilogia de "A Seleção."
    Adorei a resenha, e acho que dá próxima vez irei compra- lo.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pois é, este título peculiar chama mesmo a atenção e comigo não foi diferente.
    A capa também é muito legal.
    Ainda não li o livro, mas tenho certeza de que iria adorar assim como você!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ter lido somente resenhas positivas sobre esse livro até agora. Não me interessei por ele. Não gosto de livros com nomes imensos hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Sil, título enorme não interfere em qualidade da obra AHUSHAUS Não entendi.

      Beijão :*

      Excluir
  10. Aii eu adoro! Acredito que seja um livro muito bom e quero ler. Amo obras leves e divertidas, ainda mais depois de ler algo mais denso! Estou vendo resenhas bem positivas do livro...me interessando.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  11. Oie So
    uau, o livro te conquistou mesmo. Eu também dei boas risadas, e me afeiçoei ao faquir.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Parece um bom livro, gostei de seu ponto de vista.
    Acho que serve muito para dá uma relaxada mais em leituras densas, rir mais. Enfim...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!
    Que título mais louco! E não faço a menor ideia como pronunciar o nome do faquir.
    Parece ser um livro totalmente diferente do que costumo ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. AHah adorei a resenha, me parece muito boa a leitura, adoro leituras assim que quando vemos o livro acabou ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Que titulo enorme ... rsrsr ... mas tour pela Europa, falou a palavrinha chave, já quero lê-lo. Não conhecia ainda e adorei a resenha, vou por na lista e comprar na primeira oportunidade que eu tiver.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Não conhecia esse livro e acho que nunca vi nada sobre ele. Eu me lembraria desse nome UASUAHSAU Adorei sua resenha. Achei interessante, espero poder ler.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sofia, tudo bem?
    Esse título gigantesco e psicodélico me ganhou...rs. Quero MUITO ler esse livro.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sofia, tudo bem?
    Esse título gigantesco e psicodélico me ganhou...rs. Quero MUITO ler esse livro.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.