Enfeitiçadas (Jessica Spotswood)

Título Original: Born Wicked
Autor: Jessica Spotswood
Páginas: 272
Editora: Arqueiro

Foram muitos comentários negativos. Muitos. Confesso que a princípio isso me desanimou bastante, mas lembro que assim que o livro foi lançado eu fiquei muito curiosa, então resolvi dar uma chance. Que ótima chance.

Cate Cahill é uma bruxa. Após o falecimento de sua mãe, Cate toma a criação de suas irmãs para si, protegendo-as de todo e qualquer perigo. Quando descobre o diário de sua mãe contendo uma profecia a respeito de três irmãs bruxas, Cate se vê em um tempo cada vez mais curto para tomar um decisão.

Vivendo na Inglaterra do século XIX, as três irmãs Cahill não poderiam ser mais diferentes. Cate, a mais receosa e cuidadosa com seu dom, carrega consigo uma promessa feita a sua mãe, cuidar de suas irmãs e não permitir que os Irmãos as descubram. Maura, a mais sonhadora e inconsequente das três, não se contenta com o tão pouco em que vive, com a falta de maiores relações com as outras garotas do povoado, é sem dúvidas, a mais irritante de todas; e Tess, mesmo sendo caçula é a mais racional e sábia das três.

Como disse de início, eu estava com um pé atrás com Enfeitiçadas, mas quando ele chegou aqui, comecei a ler freneticamente e não consegui me desligar da história. Jessica consegue manter o ritmo de narrativa da primeira à última página, sem se perder em nenhum momento.

As protagonistas vivem um momento em que as mulheres não têm vez. Não podem contestar os homens, pensar ou questionar nada além do que acredita-se, seja coisa de mulher: roupas, chás, fofocas e maquiagem. Os Irmãos são líderes religiosos da época, que oprimem qualquer forma de bruxaria e pensamentos aversos àquilo que eles pregam.


"Eu sei o que Os Irmãos diriam: A magia não é um dom do Senhor, é coisa do demônio. Mulheres capazes de fazer magia ou são loucas ou são perversas. Estão destinadas a um hospício na melhor das hipóteses, ou a um navio prisão - se não a um túmulo precoce."

Gostei da autora ter abordado isso, que apesar de aparentar uma ficção, a situação realmente ocorreu em outras épocas. Espero que o assunto seja explorado mais nos próximos volumes.

Não estamos livres de romance, engana-se quem pensa. Ao contrário, temos dois pretendentes maravilhosos para nossa Cate, que vai viver um dilema para tomar a decisão de casar-se e usufruir de uma vida segura e longe das suspeitas dos Irmãos ou entregar-se a uma paixão que pode trazer consequências desastrosas.

Eu gostei muito de Enfeitiçadas. Foi um livro que me entreteve, me enraiveceu, me fez suspirar e acima de tudo, me convenceu. Não vou dizer que é uma história original, pois não é, mas devo dizer que é... arrebatador. Não consegui não me envolver com a história. É certo que temos muitas histórias de bruxos e bruxas na literatura hoje em dia, algumas até repetitivas de mais, mas a diferença fica em como os autores trabalharão esse universo já tão explorado. Aqui vale comentar que Jessica Spotswood conseguiu criar a história sem soar chata ou mesmo tão clichê. A narrativa em primeira pessoa ajuda a conhecer melhor a protagonista, seus medos e anseios, mas também não me permitiu ver melhor os demais personagens, que eu tanto ansiava para compreender.

Enfeitiçadas é o primeiro volume d'As Crônicas das Irmãs Bruxas, que apesar de ser naturalmente introdutório, é cativante. Não posso esperar para ler os próximos volumes.


23 comentários:

  1. cara eu gosto de livros de bruxas, mas esse livro tem dividido muitas opiniões e me mostraram coisas q se eu for ler no momento eu n vá curtir. por isso ainda n li esse livro.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Sofia! Já li Enfeitiçadas e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Não foi tão bom assim pra mim, mas que bom que vc gostou, o final é instante e estou a espera do proximo livro, Tão né Sofie quando um livro que para muitos é "ruim" pra gente faz a diferente
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. I get pleasure from, cause I found exactly what I was looking for.
    You've ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have a great day.
    Bye

    Feel free to surf to my web blog - payday loans

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Eu adoro livros com esta tematica, mas este livro não me prendeu e sei lá, parece que faltou algo.
    A capa é maravilhosa e o kit que vem junto tbm é bem legal*

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sofia!
    Eu já li o livro e também gostei. Eu tinha tanta raiva dos Irmãos, querendo mandar em tudo!
    Agora quero ler a continuação.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. O tema não me interessa, não sou muito fã de histórias com bruxaria. Mas preciso reconhecer que essa capa está linda! Amei!
    Ainda bem que vc não se deixou levar pelas críticas e resolveu arriscar pra tirar suas próprias conclusões. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado eu também fiquei mega curiosa, mas depois de ler resenhas bem negativas, acabei desencantando :/ Eu amo histórias que envolvem bruxas, mas o meu receio é que o livro se torne clichê demais ou não seja inovador em algum aspecto. Outra coisa que não ajuda é saber que ele é uma série, aliás, bem difícil encontrar um livro sobrenatural hoje em dia que não tenha vários volumes né? Mas enfim, eu curto demais essa capa e sua resenha me animou um pouquinho, assim que a oportunidade de ler "Enfeitiçadas" aparecer, farei isso! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pois é, eu também fui contra a maré de opiniões negativas, eu adorei o livro, é muito legal, eu sempre gosto de tudo que envolve bruxas. Estou doida para ler a continuação.

    Beijoks, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pelo o que eu ali aqui neste post parece ser legal. :D
    http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só de saber que esse livro contém bruxas já fiquei bastante interessado. Gostei da premissa, e espero poder lê-lo o mais breve possível.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  12. oie so
    eu também gostei, porque trouxe uma mitologia diferente sobre as bruxas.
    Amei o romance, foi tão fofo.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Quando vi o lançamento e vi que era de bruxa, fiquei muito empolgada. Mas assim como você vi um monte de resenhas negativas sobre ele e meio que mudei de ideia. Ainda bem que você gostou e como temos gostos parecido acho que vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Esse livro entrou um dia desses para minha lista
    Gostei da resenha
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Enfeitiçadas parece ser legal , adorei a resenha
    um livro arrebatador? realmente mudou minha ideia, pensei que era um livro bem chatinho, mas parece ser legal.. Interessante :3
    Ah eu adoro :3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  16. Oi So! Também passe por várias emoções, durante a leitura, aquela forma de tratar as mulheres me deu muito ódio, coitadas das irmãs, sempre reprimidas. O final foi de partir o coração, eu torcia tanto pelo casal.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler este livro e acaba resenha que vejo fico mais curiosa.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Leu muitas negativas? Uma pena, como o livro me chamou atenção na época de seu lançamento eu solicitei, não me arrependi, chegou e no mesmo dia foi lido e resenhas, os leitores precisavam saber ashuashu.
    Eu adorei, realmente não é tão original, mas me cativou muito, que bom que gostou também e estou doida pelos próximos volumes.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  19. Oi Sofia!
    Eu tive uma relação oscilatória com este livro; ora agradou-me, ora não.
    Mas, no geral, é um bom livro sim. O triângulo amoroso não me agradou tanto, mas gostei do rumo que tomou.
    Fico feliz que tenhas gostado. Eu também pretendo ler a continuação.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Ola! Confesso que não conheço a historia, mas lembro que assim que vi a capa deste livro logo me chamou a atenção, mas acabei conhecendo mais sobre ele mesmo agora com sua resenha. ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Eu comecei a ler este livro empolgadíssima, e acabei me decepcionando um pouco. Como eu disse na minha resenha, achei que a autora deixou toda a emoção do livro para o final e ficou cozinhando o leitor um tempão. Pra mim a narração não fluiu nada bem, empurrei o livro com a barriga e somente quando aparece a segunda parte da profecia que a coisa começou a ficar boa. Minhas expectativas estão todas no próximo livro mesmo. Que bom que pra vc a história fluiu!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Estou muito ansiosa para ler esse livro, mas sem tempo! Vamos ver o que acho, estou vendo N resenhas maravilhosas sobre ele. Adorei a sua... <3
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Assim como você eu ouvi informações negativas sobre o livro, e me surpreendi com sua resenha, mostrando que cada pessoa pode ter uma visão sobre uma história. Apesar da resenha positiva, não tenho vontade de ler esse livro. Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.