O Guardião Invisível (Dolores Redondo)


Título original: El Guardián invisible
Autor: Dolores Redondo
Páginas: 364
Editora: Record
Trilogia do Baztán, livro 01

O Guardião Invisível é o primeiro volume de uma trilogia sobre as investigações da inspetora Amaia Salazar, e necessito dizer: a autora começou muito bem.

Com suas roupas rasgadas, cordas ao redor do pescoço e pelos pubianos raspados, jovens garotas são encontradas mortas às margens do rio Baztán em circunstâncias macabras. Tamanha semelhança entre quatro casos de garotas mortas, comprova-se que há um assassinato em série. Imprensa e população da região logo apontam o Basajaun como autor de tamanhas atrocidades. Basajaun seria uma espécie de guardião dos bosques. Mas seria isso somente um mito, como dizem os céticos?

Amaia Salazar é então colocada a frente do caso, tendo que correr contra o tempo para impedir mais assassinatos. Só não esperava que ao retornar para sua cidade de origem os fantasmas do passado  fossem voltar a assombrá-la.

O Guardião Invisível seguiu por um caminho completamente diferente daquele que imaginava, e isso ficou longe de ser uma decepção, pelo contrário. Me surpreendi muito com a história, com o caminho que a autora seguiu e com sua maestria. O livro é viciante e original.
Temos personagens problemáticos e verossímeis, um mistério mirabolante e o que torna tudo isso ainda melhor: a narrativa. Dolores Redondo conta-nos a história de modo viciante e quase pessoal. As vezes não conseguia nem mudar o livro de posição, tal meu totalmente envolvimento com sua história. É impossível ficar impassível diante de tantos acontecimentos, cargas emocionais e mistérios.

 " -Chefe, temos outra garota morta [...]
Amaia engoliu em seco antes de responder. Zabalza tinha dito temos outra, como se fossem figurinhas de uma coleção. Aquilo estava se acelerando de uma maneira poucas vezes vista. Se o ritmo dos crimes continuasse a aumentar, o sujeito entraria em parafuso e seria mais fácil cometer um erro que permitisse apanhá-lo, porém, o preço em vidas até então seria muito alto. Já era muito alto."

Os assassinatos das adolescentes tornam-se cada vez mais misteriosos e estranhos. Ao que tudo indica, são como uma espécie de cerimônia de purificação a que as vítimas passavam no momento de sua morte. Estranho e macabro, mas interessante, sem dúvidas. Gostei da autora ter abordado isso, abre portas para vários questionamentos. (O engraçado é que o assassino acha que está fazendo um bem às vítimas)

O livro vai intercalando (com um grande intervalo de tempo, porém) entre a resolução dos crimes e trechos da infância de Amaia, que é muito interessante acompanhar. São trechos curtos, mas que fazem diferença na trama. Os capítulos relativamente curtos também ajudam para uma leitura extremamente fluida e viciante. Realmente me via viciada na história.

Ao final, queria ter tido uma apresentação melhor de como foram pensados e articulados os crimes, acredito que nos ajudaria melhor em elaborar o perfil do assassino. Entretanto, isto não anula os inúmeros aspectos positivos da trama.

"Agora, Amaia Salazar, a investigadora responsável pelo caso, precisa retornar à sua cidade natal e lidar com fantasmas do passado enquanto busca um assassino em série muito mais aterrador do que pode imaginar. "(trecho retirado da sinopse no Skoob)

Se eu tivesse que descrever este livro em uma só palavra, sem dúvidas seria "viciante". O Guardião Invisível é um thriller excepcional, muito bem escrito e que indico não só aos que curtem o gênero, mas a todos. Leiam, leiam, leiam!!

(p.s: quando dizem que é difícil escrever sobre algo que gostamos muito, é verdade.
p.s '': por se tratar de um thriller, tentei não soltar nada muito além do que a própria sinopse já nos diz)


22 comentários:

  1. Gostei da resenha Sofia. Não conhecia o livro, mas curti bastante o mote. É o tipo de temática que me atrai. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Hello my family member! I wish to say that this post is awesome,
    nice written and come with approximately all significant infos.
    I would like to peer more posts like this .

    My webpage :: Potty training

    ResponderExcluir
  3. You are so awesome! I do not believe I have read through anything like this before.
    So wonderful to find somebody with some original thoughts on this
    subject. Seriously.. thank you for starting
    this up. This website is one thing that is
    needed on the internet, someone with some originality!

    Here is my web site - Potty training your baby

    ResponderExcluir
  4. Oi Sofia,
    eu nao conhecia o livro e adorei a dica
    Esse seria o tipo de livro que iria adorar e com certeza, depois de sua resenha, darei uma chance a ele =)

    Beijos =)
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  5. Oie Sofie,
    Juro que não dava nada por esse livro, mas agora fiquei curiosa, quase 100% de certeza que irei gostar, como a sua resenha foi a primeira que li, vou dar mais uma pesquisa e ver se tem opiniões diferentes, mas confio em vc :P
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro suspense, o engraçado é que essa capa me passa a ideia de algo mais para o drama. Se visse na livraria poderia até comprar, mas pensando ser drama. mas quero ler. Curto suspenses, e acho bacana quando o autor sabe nos prender, não nos passa aquela sensação de tá enrolando, mas sim nos envolvendo a cada página mais. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi So! Não conhecia o livro, mas a premissa me agradou muito, gosto de tramas assim, vou adicionar na minha lista para próximas aquisições.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e adorei a sua resenha. Ele é exatamente do gênero que eu gosto. Certamente lerei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que vejo falar desse livro. Pela capa nem imaginava sobre o que se tratava. Você conseguiu aguçar a minha curiosidade e fiquei muito interessada nele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oie So
    não conhecia o livro, mas aprecio muito thriller assim.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha Sofia.
    Não conhecia o livro, mas a capa é ótima e fiquei bem curiosa.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser realmente bom.
    A capa é bonita e sua resenha me convenceu da qualidade da obra, se um dia tiver oportunidade quero ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Sofia =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a premissa dele me chamou bastante a atenção.
    Dica anotada!

    Parabéns pela resenha =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  14. Esse é meu tipo de livro!
    Não conhecia e adorei!
    Amei a sua resenha e agora quero ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Li assassino em série e já coloquei na minha lista de desejados!! hehe É um dos meus gêneros favoritos, não duvido muito de que irei gostar da trama, mas confesso que essa história de "investigador volta a sua cidade de origem e confronta os fantasmas do passado" não é lá muito original. Fora isso, curti a resenha e espero que o livro seja tão bom para mim quanto foi para você!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adooooro thriller policial, arrisco dizer que é meu gênero favorito.
    Não conhecia o livro, mas com a sua resenha super positiva, impossível não se interessar. Com certeza um livro anotado na lista de desejados, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Me interessei muitoooooo. Amo livros assim <3 Mas pelo titulo original, dá pra ver que ele é espanhol, então acho que eu compraria o espanhol para ajudar no meu curso :D Primeira vez que ouço falar nesse livro e já me apaixonei <3
    Tu escreve muito bem Sofi <3

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    confesso que não é meu estilo de livro, então não leria no momento, mas parece ser legal.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sofia, tudo bem?
    Esses thrillers me assustam um pouco sabe...rs. Acho que os assuntos são tão pesados que acabo tendo muito receio de lê-los.
    Mas pra quem curte o gênero é um prato cheio, não é?

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um thriller bem interessante, consistente e viciante como você mesmo disse. Isso de ter trechos da infância me lembrou um pouco Silent Hill Shattered Memories kk Enfim.. Adorei a resenha, me deu até vontade de ler, sabia?
    A capa também parece ser muito bonita :o
    Agora, quanto a menina que não sabia ler é bem tensinho mesmo, não gosto muito da Florence tambem :x
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Não conhecia o livro. Adorei sua resenha. Fiquei curiosa para lê-lo, principalmente porque adoro thrillers. Mas por enquanto to passando um pouco longe já que o último que eu li me deixou com muito medo UASUAHSUAH

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi So, tudo bem?
    Pela sua resenha imagino que esse livro renderia um ótimo filme ou série. Eu gosto e não gosto de livros com essa temática, pois geralmente fico envolvida de mais na estória. Mas a dica está mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.