Colmeia (Gill Hornby)

Título Original: The Hive
Autor: Gill Hornby
Páginas: 350
Editora: Record

As pecuinhas das amizades femininas. Hmmm, interessante, não? Isto sem dúvidas foi um fator que me fez querer muito ler Colmeia, além, claro, desse comentário curioso do The Times: "Perspicaz, engraçado e até assustador, em alguns momentos..."

Escola primária Saint Ambrose, Inglaterra. Fora dos portões da escola e longe de seus filhos, as mães vivem cotidianos regados de briguinhas, fofocas, picuinhas e muitas amizades falsas, onde uma única comanda a todas. Bea é acostumada a ser idolatrada, e quando se trata das mães da escola primária, todas querem estar a seu redor, ajudando-a no que podem e agindo (praticamente) como escravas. Quando Bea começa a reunir as mulheres para ajudarem na arrecadação de fundos para a escola, todas estão desesperadas para fazerem parte.


Foi impossível durante toda a leitura não comparar este livro com os teens com líderes de torcida e aquelas rídiculas hierarquias na amizade. Só que claro, aqui temos mulheres já com filhos e tudo o mais. E supõe-se, tenham um pouquinho mais de maturidade. Logo de início somos apresentados a várias mães, todas completamente diferentes. Heather, desesperada por atenção, por fazer parte do grupo, para sair da solidão; Bea, a rainha soberana; Bubba, recém chegada e entediada; Georgie, largou a advocacia pelos cuidados com seus (muitos) filhos; e Rachel, nossa (quase) protagonista, recém abandonada pelo marido e mãe de dois filhos. Claro que também somos apresentados a diversos outros personagens, mas dentre todas as mães, estas recebem um enfoque maior e constante.

Um livro que tem seus direitos cinematográficos adquiridos antes mesmo do lançamento só pode ser um bom sinal, certo? YEAH! E foi. Colmeia vai tratar do relacionamento confuso e cheio de picuinhas entre as mulheres, tudo isso com o maravilhoso tom irônico que eu já esperava quando o peguei para ler. Eu gostei muito da narrativa da autora, tem aquele tom divertido e irônico, uma história despretensiosa e uma fluidez incrível. Ainda que em alguns momentos eu tenha ficado confusa quanto as inúmeras personagens e com algumas situações soltas, eu gostei e muito das confusões e do pequeno universo criado pela Gill Hornby.

Algo que achei particularmente interessante foi a associação com as abelhas, durante o desenvolvimento do livro temos também pequenas narrativas de uma colmeia, e que tinham relações com o que estava acontecendo naquele momento com os outros personagens.
Colmeia não é um livro imperdível, mas é um livro divertido, despretensioso e cativante. Me enraiveceu em muitos momentos devido a suas personagens, me divertiu, e principalmente, me deixou querendo mais. Como não sentir falta das briguinhas e piadas das nossas queridas protagonistas?

(Foto: Marin Kanzian)

20 comentários:

  1. Oie
    E primeira vez que vejo este livro e fiquei bem interessada nele.
    Capa é linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi So, nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas tenho que concordar que, geralmente, quando se compra direitos de uma obra que nem foi publica já nos deixa alvoraçados, né? rsrs
    Apesar de ser uma história sem grandes atrativos, apenas "boa", às vezes precisamos de um livro assim, e se ele entretém já tá valendo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro mas já gostei só pela sua resenha. Amei a capa dele e gostei bastante do assunto. Já fiquei imaginando no que vai dar heheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas pelo que você falou é um livro bom. Fiquei interessado :)

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro
    Mas fiquei encantada com a resenha
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e se fosse pela capa eu não leria, mas achei a trama interessante, então se surgir uma oportunidade lerei com certeza.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que sensacional, Sofia. Se eu fosse só olhar ele por aí, talvez eu não desse tanta atenção, mas CARAMBA, é exatamente o tipo de livro que me ganha e que eu estou precisando no momento. Fantástico!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas já adorei a capa e fiquei super tentada a dar uma passada no Submarino e garantir o meu exemplar!! Achei super interessante essa associação com as abelhas, aliás, se eu estivesse em uma livraria e deparasse com esse livro, com certeza daria uma olha na sua sinopse justamente pelo título. Por fim, leituras divertidas me agradam, principalmente quando há um bando de mulheres no meio e suas "picuinhas" haha Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofie, primeira vez que vejo algo sobre o livro e de cara me chamou atenção a capa e ao ler sua resenha me ganhou, livro assim cativantes e divertidos é que o mais amo nessa minha vida literária
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola tudo bem? Fiquei bem curiosa para saber qual enredo que envolve abelhas ^^ parece ser divertido, se tiver a oportunidade vou procura-lo para ler.
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Hey
    Não conhecia esse livro, me deixou curiosa..super sua resenha!
    E o filme vai ser bem divertido pelo visto!

    Tive que adicionar no Skoob!

    bjs e uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia, tudo bem?
    Achei a premissa dessa estória muito interessante, pois de fato, o relacionamento feminino entre si, as vezes é cheio de competição. Dica mais do que anotada, e acho que esse livro dará um ótimo filme.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. oi ^^
    Eu nunca tinha lido nada a respeito desse livro, achei interessante! De fato quando você começa a falar dele achei que seria só mais um livro de uma sociedade rica com fofocas, mas a parte do "assustador em alguns momentos" acabou me fisgando. Eu com certeza daria uma chance a leitura.

    tem postagem nova meu blog
    espero a sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Primeira resenha que leio desse livro e também é a primeira vez que eu ouça falar dele. Parece ser realmente bom. Eu to fazendo um lista de livros para ler nas férias que começam dia 15(♥) e quero comprar esse para ler, mas não sei se vai dar tempo pois tenho outros livros pra ler e séries para ver. Você poderia fazer um post mostrando uma forma de nos organizarmos melhor na leitura? Você escreve muito bem e tenho certeza que ficaria um post bem legal.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofia!
    Adorei a resenha, bem divertida e completa.
    Gosto de ter sugestões de livros leves e únicos praqueles momentos de cansaço e de ressaca literária! Eles quebram um baita galho! =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Esse parece ser um livro delicioso. O relacionamento com mulheres é realmente difícil, os homens são muito mais práticos...rs.

    Beijos,
    Sorteio: livro “Hathor”

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas curti sua opinião sobre o mesmo. Confesso que se visse essa capa na livraria nem iria abrir o mesmo para dá uma lida no prólogo. Porém sua opinião me fez ver o mesmo com outros olhos, parece uma leitura prazerosa. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sofia!
    Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha! Parece ser um livro bem divertido.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Se é divertido então eu já quero. Esta capa tá linda e eu já havia namorado ele na livraria.
    Queria poder ler este livro também e dar boas risadas com as donas de casa imaturas, rsrs.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Sofia!
    Ok., você me convenceu. Preciso deste livro! Haha
    Adoro livros leves e despretensiosos como este e a premissa me deixou curioso.
    Você foi tão sincera ao expor sua opinião que pelo o que li, acredito que gostarei.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.