Reconstruindo Amelia (Kimberly McCreight)


Título original: Reconstructing Amelia
Autor: Kimberly McCreight
Páginas: 350
Editora: Arqueiro

Quem acompanha o blog já algum tempo sabe que eu amo thrillers. Ouso dizer que é meu gênero favorito, gosto de me envolver com suas histórias, com as investigações, os dramas dos personagens e claro, com um mistério bem amarrado. Eu fico feliz em dizer para vocês que Kimberly McCreight sabe amarrar um mistério. E o que é mais interessante é que a resolução do caso não é muito convencional, já que aqui temos uma mãe que vai atrás do que de fato aconteceu com sua filha.

Kate Baron é uma advogada extremamente dedicada e ocupada, e por isso tenta de tudo para ser uma mãe presente, o que infelizmente, acaba não tendo muito sucesso. Amelia Baron, sua filha, já é uma menina quieta e calma e que conta como melhor amiga Sylvia, uma jovem que cria sua própria moda e tem a sinceridade como ponto principal.

Um personagem para mim que ganhou destaque foi Sylvia. A personalidade, as obsessões e aparições dela me conquistaram mais ainda do que das próprias protagonistas que, mesmo tendo sido narradas em primeira pessoa, não me encantaram e conquistaram minha empatia mais do que os personagens secundários. Porém, isto de forma alguma interfere de forma muito significativa na qualidade da obra, pois Reconstruindo Amelia tem zilhões de pontos positivos.

Amelia está em processo de renovação e auto-descoberta
Quando Amelia é suspensa por três dias da escola e chamam sua mãe para buscá-la, Kate está no meio de uma das reuniões mais importantes em sua carreira de advogada; devido a inúmeros contra-tempos e incidentes, Kate chega mais que atrasada para buscar a filha e nesse meio tempo, muita coisa acontece. As evidências de que sua filha estava morta foram aparecendo aos poucos a nossa protagonista. Um carro de bombeiro aqui, dúzias de policiais ali, e a bota de sua filha encoberta por um lençol. Mas o que e como Amelia chegou a esse ponto? O quanto Kate sabe de verdade sobre sua filha? E o quanto mais que necessário Amelia não falou para sua mãe? O investigador do caso logo aponta para um suicídio, mas seria Amelia capaz de se jogar do telhado?

A narrativa é intercalada entre a visão de Amelia - antes de sua morte e em primeira pessoa - e de Kate - durante as investigações e em terceira pessoa -, e isso acabou por nos fazer compreender melhor os dramas dos personagens. E nisso fica a mãe que está a procura de respostas para a morte da filha, a filha que nos relata o que acontece no seu dia-a-dia na escola e convívio com a mãe, mensagens trocadas por SMS, posts de Facebook e blog.


Minha única ressalva fica com o final, que ainda que tenha me surpreendido senti que ficou um pouco vago e corrido demais. Todo o mistério é muito bem amarrado, a autora o conduziu magnificamente, porém senti que por todas as respostas virem somente nas últimas páginas, acabou que personagens que têm relativa importância no enredo, como Dylan e Zadie, acabaram tendo finais rasos.
Como disse no início, a resolução do caso não é muito convencional neste livro, já que ao invés de termos um inspetor ou detetive para resolver tudo, temos uma mãe desesperada por respostas, e por conhecer o que supostamente possa ter levado Amelia ao suicídio.

A autora construiu um mistério muito bem amarrado e intrigante, e ainda conseguiu nos apresentar os diversos dramas dos diversos personagens sem confundir a cabeça do leitor. Não é um livro que vai agradar a todos, mas é uma excelente forma de reflexão, não somente entretenimento.
Eu gostei muito da construção do enredo, pois foi muito além de mais um thriller. Para os pais (e também) para o filhos, a leitura pode fazer repensar algumas atitudes e conceitos. O trabalho realmente tem que vir em primeiro lugar?

No mais, digo que  Reconstruindo Amelia é um livro que tem tudo para agradar aos fãs de bons thrillers e também aos que querem conhecer o gênero. Mesclado ao drama, temos aqui um excelente entretenimento, mas também uma trama complexa e reflexiva.

25 comentários:

  1. Reconstruindo Amelia parece ser tipo de livro que deixa a gente aflita. Eu li essa resenha em outros blog e todo mundo tá falando super bem (eu fiquei super curiosa, deixa eu lembrar de marcar pra ver se o preço fica ótimo na bienal, claro que vou passar na novo conceito)
    nao sabia desse final que tudo acontece no final (cronicas de narnia é assim :x) mas fiquei mais curiosa haha
    opa, nunca leu meg cabot?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro, viu? Confesso também que leio poucos livros do gênero!
    Não imaginava que Amelia fosse morrer e fiquei bastante curiosa para saber o que envolve a sua morte..
    Dica anotada! Gostei do enredo e gostaria de ler :)

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sofia! Tudo bem? Estou bem curiosa para conferir esse livro desde quando foi lançado, curto demais thrillers e quando eles são bem amarrados, possuem tudo para serem favoritados por mim! Gostei de saber que a investigação é conduzida pela própria mãe, é uma maneira diferente, mas que ao mesmo tempo causa receios, afinal, uma mãe não teria mais limitações do que um profissional? Em compensação, é bom saber que há duas perspectivas no livro, gostei muito de saber sobre isso! Enfim, fiquei um pouco mais empolgada com a resenha e espero poder conferir "Reconstruindo Amelia" logo, logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi ^^
    eu fiquei muito interessada no livro, apesar de ter ficado com receio do final depois do que você escreveu. é incrivel como um autor pode nos surpreender, escrever um mistério bacana e amarrar todos os fatos mas pecar no final e escrever tudo rápido como se tivesse um limite de páginas...

    tem postagem nova no meu blog
    espero a sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  5. Olá So tudo bem? ^^

    Faz tempo que não leio nada do gênero, acho que depois da sua resenha esta uma boa pedida!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Amo thriller tbm e solicitei esse livro, to esperando chegar e devora-lo
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá =3.
    Eu coloquei minhas mãos nesse livro hoje e já estou ansiosa pra iniciar logo a leitura e ver se vou gostar tanto da história como a maioria das pessoas. Espero que sim.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia!
    Eu li esse livro esse mês e também adorei! Fiquei super grudada no livro e não conseguia parar.
    Vou publicar a resenha dele essa semana no blog.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, pretendo comprar futuramente.
    Gosto do gênero, mesmo tendo lido poucos livros, gostei de seu ponto de vista. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi So! Eu gostei muito do livro, ele abre portas portas para vários tipos de discussão, tanto em relação ao comportamento da mãe, quanto ao da filha. Eu lia e não sabia do lado de quem ficava, mas ao final, entendi as duas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. definitivamente desde que li sua resenha já coloquei na listinha da bienal, tem alguns livros que preciso ao chegar na editora hehe
    e LEIA sim como se livrar de um vampiro apaixonado, é muito fofo e engraçado hehe
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  12. Oi So, eu também gosto do genero, mas tento selecionar aquilo que acho que realmente vai me agradar para ler. Esse livro parece interessante, gosto de saber que o mistério é bem amarrado e nos prende à história, se tiver oportunidade com certeza lerei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sofia!
    Olha a coincidência, no meu trabalho chegou uma pá de marcadores desse livro (o que me deixou loucamente curiosa para lê-lo, após ler diversas resenhas a respeito e sua sinopse já ter sido atrativa o bastante), e aí, você faz essa resenha e me deixa mais LOUCA ainda. Tudo conspira para que eu leia esse livro, só pode. Parece ser um daqueles livros que tem todos os ingredientes para ser perfeito, mas acaba dando umas derrapadas no, tão aguardado, final. Espero poder tirar minhas conclusões sobre ele o mais breve possível, e aí comentar com mais precisão o que achei do "Reconstruindo Amélia".
    Beijos, Sofia!
    https://cantaremverso.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi So, tudo bem?
    Tenho lido inúmeras resenhas positivas sobre esse livro. A cada nova resenha fico com mais vontade. Mas acho que vou adiar a leitura porque esse parece ser um livro bem intenso. Ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi So, tudo bem?
    Tenho lido inúmeras resenhas positivas sobre esse livro. A cada nova resenha fico com mais vontade. Mas acho que vou adiar a leitura porque esse parece ser um livro bem intenso. Ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  16. Essa é a segunda resenha que leio do livro hoje. E a curiosidade só vem falando cada vez mais alto, mas como já disse em outros comentários, meu medo é acabar comparando ele com o livro do Harlan Coben - "Confie em Mim". Eles tem premissas bem parecidas, ao menos até o ponto de um suposto suicídio, agora não sei eles seguem pelo mesmo caminho depois. De verdade? Espero que não! Ótima resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro me despertou curiosidade desde o nome. Mas não por motivos lógicos, mas simplesmente porque Amélia é a minha companion preferida em Doctor Who hahaha.
    Enfim, com a sinopse e as resenhas positivas minha vontade de lê-lo aumentou.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estou com esse livro aqui
    Só tenho que tirar um tempinho para ler
    Gostei bastante da sua resenha e já me convenceu a ler logo
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Parece um livro bom, apesar de fica algo vago como você falou. Ainda irei ler...vendo sua resenha lembrei logo do filme Silêncio Rompido, achei a premissa do livro parecida.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  20. Primeira resenha que leio sobre o livro, tinha curiosidade a respeito pela capa, mas não sabia do que tratava, fiquei bem curiosa, a premissa é bem interessante e eu adoro um bom mistério. Gostei muito da sua resenha, fiquei com muita vontade de ler principalmente pelo fato de saber agora que a investigação é conduzida pela mãe.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  21. Oie So
    eu gostei muito do livro, mas achei algumas situações bem forçadas.
    Ainda assim, foi um bom thriller.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Sofia,
    Eu adoro os livros desse gênero da editora.. e gente não imaginava metade da premissa.
    Parece ser um ótimo thriller!

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Ótima resenha. Eu também adorei esse livro. Concordo que o final ficou um pouco vago, apesar de eu ter me emocionado um pouco com ele UAHSUA Que bom que gostou do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Please let me know if you're looking for
    a article writer for your weblog. You have some really great articles and I think I would
    be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd absolutely love to write
    some material for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please shoot me an email if interested. Cheers!

    Look at my homepage; cheap hosting with dedicated ip

    ResponderExcluir
  25. Good article! We will be linking to this great
    post on our site. Keep up the good writing.


    Also visit my blog post: cheapest cpanel reseller hosting

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.