O Maravilhoso Agora (Tim Tharp)

Título Original: The Spectacular Now
Autor: Tim Tharp
Páginas: 318
Editora: Record

Sutter Kelly é o rei das festas, das bebidas e das garotas, e não está nem aí para o futuro ou o que fazer para construir algum. Nosso querido personagem acaba de levar um pé na bunda da namorada, Cassidy e agora é abandonado pelo melhor amigo (que agora só tem olhos para a namorada que o próprio Sutter arrumou para ele).

Sou suspeita para falar de narrativas em primeira pessoa contadas sob o ponto de vista masculino, pois sou completamente apaixonada por elas. Encarar e entender a mente masculina pode ser tão difícil quanto a feminina, mas não com Sutter. A narrativa dele é engraçada, irônica e de riso e entendimento fácil. Ele é um personagem simples, sem grandes sonhos e complicações, mas também (como poderia deixar de ser?) completamente cativante. Ele é o espírito do livro (literalmente).

Após uma de suas muitas noitadas, Sutter conhece Aimee Finicky, uma nerd que estudou com ele no segundo ano do Ensino Médio, e que ele obviamente não se lembra. Determinado a tirá-la do completo casulo em que vive, Sutter resolve dar uma forcinha e alavancar seu convívio social. (Mas quem diria que ele fosse se envolver tanto?)

O Maravilhoso Agora é maravilhoso. Lembro que há alguns meses, quando assisti ao trailer, fiquei muito curiosa a respeito do filme e depois quando soube que a Record iria lançar, ansiedade bateu a mil. O enredo já tinha tudo para me agradar e fico muito feliz em dizer que me agradou imensamente e me conquistou terrivelmente. Não há como não se envolver com as loucuras de Sutter Kelly e com seu humor. Ele é realmente um personagem forte e encantador. Ele pode parecer de início somente um jovem louco por bebidas e festas, mas acaba se mostrando além disto, com uma história um tanto dramática por trás de todo aquele "auê" em que ele vive. O humor do livro é extremamente cativante e leve.

Entretanto, a falta de química do casal principal me incomodou terrivelmente. Não se explica como um casal não tem química, mas eu realmente não consegui torcer por eles e suspirar com o pseudo amor que eles nos passavam. Em síntese, o romance não me convenceu.

Sutter pode ser descrito como o que muitos chamam de "cabeça de vento", pois não está dando a mínima para o futuro, para um possível casamento e quer viver somente o agora, o presente e nada além disso importa. Isso poderia acabar por afastando as pessoas, mas ele é sempre rodeado de gente "bacana" e que gosta dele e de seu modo tão vívido. Mas junto a esse jeito vívido e descontraído há um problema: seu alcoolismo e mal relacionamento com a família. O autor (felizmente) conseguiu tratar a respeito destes dois problemas sem soar piegas e chato. E o bacana é que como tudo é contado do ponto de vista do próprio Sutter, o humor (até no drama, Sutter? Por favor) também se faz presente nestas situações.

Diante de uma narrativa tão bem humorada, um protagonista tão cheio de vida e uma leve reflexão a respeito do nosso presente,  O Maravilhoso Agora é uma boa indicação sim.

16 comentários:

  1. Oie,
    já tinha visto a capa por aí, mas confesso que não tinha parado para ler sobre ele.
    Parece ser um livro legal, mas não leria no momento

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi So, tudo bem?
    A sua foi a primeira resenha positiva desse livro que li. já li algumas, e até fiquei com um pé atrás, mas acho que vou tirar a prova dos nove. Não "agora", mas em breve rsrsrs
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Esperava ler uma resenha bem negativa, mas pelo visto diferente de muitos que leram e não curtiram o livro, você parece ter gostado, mesmo com o casal sem química.
    Enfim, quero ler, tirar minha própria conclusão sobre a obra. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também gosto muito da narrativa masculina. Acho tão diferente!
    Não estou muito a fim de ler romance, então não me interessei muito. Mesmo assim gostei da resenha.
    Tu tem skoob xará?
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não costumo ler com frequência livros desse gênero, mas me interessei muito pela obra. Parece ser incrível. Vou colocar na minha lista de futuras leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha conhecimento do livro nem do filme heheh. Achei interessante, mas não é algo que eu vá querer ler "agora" hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofie!!
    Já vi outras resenhas desse livro nas quais não foram tão boas assim, vou saber que vc gostou e até achou divertido, eu realmente não sei se irei ler não foi um livro que me chamou atenção, mas quem sabe um dia né?! :)
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oie So
    eu não gostei muito do livro, mas a minha maior implicância foi com o protagonista mesmo rs
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. OI querida tudo bem? Eu quero muito ler este livro, adorei o filme e pretendo conferir a leitura. Quero ver a transformação do personagem se faz jus ou não ao filme ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oiee.

    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi So! Eu conheço a história só pelo filme, que vi ano passado, confesso que o casal em si não é daqueles que cativam e o rapaz não é o tipo de protagonista que desperte no leitor aquela vontade de torcer por ele.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia!
    Eu detestei esse livro! Haha
    Sério, eu mal esperava a hora de poder acabá-lo. Odiei o Sutter do início ao fim. Achei-o um protagonista irritante, incômodo, imaturo e ridículo. Sem falar que não ri em momento algum das piadas dele; achei tudo MUITO forçado.
    O romance é realmente algo terrível. Nem ao menos isso salvou o livro. Aimee é sem graça, chatinha e nem ao menos me convenceu.
    Fico feliz que tenhas gostado. Ao menos você curtiu a história. Geralmente só li resenhas negativas (a minha foi negativa também rs).
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Sofia =)

    Li apenas duas resenhas desse livro até agora, a sua que foi bem positiva e outra que não foi bem positiva assim.
    Confesso que não é um livro que me chama a atenção no momento, mas que sabe mais para frente eu acabe lendo.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Adorei a resenha e a indicação!
    Eu não sabia que ia virar filme, só vi os comentários sobre o livro.
    Também gosto muito de narrativas dadas por homens, pra fugir um pouco da rotina das narradoras mulheres. Gostei da dica e já anotei o nome do livro. :3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofie!
    Vou te confessar que não estava dando nadinha por esse livro, até fiquei muito curiosa pelo filme (que pretendo assistir ainda esse ano) mas tinha lido muitas resenhas negativas. QUE ÓTIMO saber que você gostou (mesmo que com algumas ressalvas)! Com certeza é um livro que vai para as aquisições do mês.

    Beijão
    Isabela M.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.