Princesa Adormecida (Paula Pimenta)

Título Original: Princesa Adormecida
Autor: Paula Pimenta
Páginas: 190
Editora: Galera Record

Eu tinha tanta vontade de ler algo da Paula Pimenta que fiquei até com receio quando comecei a ler este livro. Terei que confessar que parte do meu receio se dava pelo público e tipo de história aqui presente. Adoro juvenis, de verdade (faz parte dos meus gêneros favoritos <3), mas histórias estilo Bella (Crepúsculo) não são muito pra mim.

Áurea/Ana Rosa tinha uma vida perfeita ao lados dos pais e amigos até os 05 anos de idade. Porém, quando Marie Malleville (terrivelmente apaixonada pelo pai de Áurea/Ana Rosa que é descendente da realeza) tenta sequestrá-la ainda criança e instala pânico em seus pais, a vida da garota vira de cabeça para baixo. Distanciada de seus pais, Ana Rosa sempre foi superprotegida e mimada por seus três tios, que após a vinda da garota para o Brasil acabam assumindo toda a responsabilidade por sua criação. Agora com  16 anos, Ana Rosa não se sente como uma adolescente comum. Não pode sair com as amigas, namorar, se comunicar com outros garotos e sente-se sufocada com tamanha proteção; então quando as amigas resolvem dar uma fugidinha em seu aniversário de 16 anos, ela finalmente tem a chance de ser uma garota como as outras. Ana Rosa acaba conhecendo um garoto por mensagens e com o tempo comunica-se comumente com o rapaz. Seria este o primeiro amor de Áurea/Ana Rosa?


Esta é uma releitura de um conto de fadas já amplamente conhecido, então dizer que Princesa Adormecida é um livro previsível talvez seja muito previsível. Paula Pimenta tem inegavelmente uma narrativa muito fluída e contemporânea, e uma leitura rápida e agradável é quase certeza aqui. Entretanto, diversos pontos fez com que esta leitura não fosse tão proveitosa quanto poderia.
Ainda que a narrativa da autora seja rápida e agradável, não posso dizer o mesmo a respeito da passagem entre passado e presente. A protagonista nos conta a história intercalando entre esses dois tempos, e infelizmente me pareceu confusa a forma como a autora os construiu.

“Imagine acordar e descobrir que o mundo que você achava que era real nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. ”

O romance é rápido e fofinho, cheio de inseguranças e amor, então quem procura por um romance de fim de tarde esta é uma boa pedida. Mas quem espera por uma vilã sombria e presente é provável que se decepcione. Marie Malleville poderia ser uma vilã excepcional. Tamanha a obsessão com a protagonista, eu creio que tinha muita margem para criar uma ótima vilã, que traria "medo" aos leitores e muitas dificuldades para a protagonista. Ao meu ver, isto ficou longe de acontecer. A "vilã" mal aparece aqui. Infelizmente, fiquei com a impressão de que Paula Pimenta correu neste livro e deixou tudo muito solto e confuso.
Princesa Adormecida não é um livro feito para surpreender e arrebatar o leitor com sua trama, mas para entretê-lo e provavelmente, agradá-lo. A transformação que a autora faz num' conto de fadas mais antigo em uma espécie de "conto de fadas" atual é incrível. Conseguir transformar tudo em uma linguagem jovem e mais coloquial foi muito legal.

Ainda que a leitura não tenha sido das melhores, é inegável a fluidez e maestria de Paula Pimenta com as palavras, bato palmas para isso. Apesar de todos os pontos citados, Princesa Adormecida foi uma leitura agradável e bacana (e incrivelmente rápida) e que vai como uma indicação aos novos leitores e a quem procura por uma leitura de fim de tarde.


15 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Por obra do destino, também acabei de fazer resenha desse livro, mas eu gostei bem menos que você. Achei a história rasa e os personagens totalmente sem ação. Pra mim, é o pior livro da Paula. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sofia! Tudo bem? Adoro a Paula Pimenta pelas séries "Fazendo Meu Filme" e "Minha Vida Fora de Série" (suuuuper recomendo esses livros!! hehe) e, apesar de estar curiosa para conferir o "Princesa Adormecida", tenho certeza de que não irei me encantar tanto assim por esse livro. Não sei se é pela linguagem mais voltada ao público infanto-juvenil ou até mesmo a impressão que tenho de que os personagens não são tão cativantes assim, de qualquer forma, eu estou com certo receio de fazer essa leitura e acabar me desencantando, sabe? Ainda pretendo dar uma chance a história (até porque amo releituras de clássicos <3), mas já não tenho tantas expectativas. Pelo menos a capa é super linda e digníssima de estar na minha estante hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de adaptações de contos de fadas, mas esse não me convenceu. Não gosto muito da autora e não sei, acho que a leitura não seria gostosa para mim.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Sofia! Já li Princesa Adormecida e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your
    site, how could i subscribe for a blog web site?

    The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

    Feel free to visit my web page; cheap uk web hosting

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Adoro contos de fadas, mas este não chama muito minha atenção.
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Soofia.
    Então, eu assim como você tenho certa curiosidade com o livro, a galera de forma geral costuma falar super bem sobre a autora.
    Mas confesso que tenho a impressão que meu ponto de vista sobre o livro será parecido ou quase o mesmo que o seu após ler. Enfim, conheço pessoas que leram e adoraram, outras que odiaram. Eu costumo o ver como uma leitura ótima para se livrar de ressaca literária, ou quando queremos ler algo mais leve. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro da Paula, infelizmente. Mas se for para começar, leria a série Fazendo Meu Filme, que parece ser bem mais interessante do que esse Princesa Adormecida.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada da autora e vou começar por esse. Ganhei ele em uma promoção e assim que chegar quero ler. O que você disse sobre o livro é o que eu mais ou menos já esperava dele. Por isso acho que vou gostar. Sem falar na capa que é perfeita.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Foi meu primeiro contato com a Paula Pimenta e eu amei, achei fofo e encantador, e como eu adoro remakes lacrou total o livro!

    Ideal para intercalar com leituras mais complexas!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi So, eu li os livros da série Fazendo meu filme da Paula e fiquei simplesmente encantada. Talvez também não curta tanto este, não tem como saber, mas eu adoro releituras e arriscaria sem dúvidas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia!
    Eu ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta. Apesar de previsível esse parece ser legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sofia!
    Como você bem sabe, tivemos opiniões bem parecidas a respeito desse livro.
    Esperava um lado mais elaborado para a vilã. Ela realmente mal apareceu e quando apareceu, praticamente, foi de forma indireta.
    Ainda quero ler a série FMF, da Paula, e espero gostar mais.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sofia, tudo bem?
    Estou com esse livro na minha estante para ser lido, mas o receio tem me impedido...rs.
    Pelo visto é um livro bem "água com açúcar", não? Talvez em um fim de tarde eu anime.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler um livro da Paula Pimenta e sempre tive muita curiosidade a respeito dessa releitura, já que amo os contos de fadas. Gostei muito da sua resenha, bem sincera, parece ser um livro leve e divertido, então não vou criar muitas expectativas pela leitura, sou do tipo que decepciona por pouca coisa hahaha

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.