A Consultora Teen (Patrícia Barboza)

Título original: A Consultora Teen
Autor: Patrícia Barboza
Páginas: 198
Editora: Verus

A Consultora Teen é um livro leve e descontraído e por isso já adianto que gostei. Mais do que eu esperava, inclusive.

Thaís acaba de se mudar com a família para o Rio de Janeiro, e logo tem que se adaptar a sua nova rotina, escola, casa e novos amigos.  Deixar os amigos e toda uma rotina para trás não é fácil para ninguém, e Thaís terá que enfrentar tudo isso com muita calma. Quando um dia vê que sua pergunta a uma revista chamada Universo Teen não foi respondida, fica muito chateada e resolve criar seu próprio blog para garotas. Nesse blog, no completo anonimato, Thaís começa a responder várias perguntas de várias garotas. Só não esperava que a "brincadeira" tomasse proporções tamanhas e o blog ficasse famoso no Brasil inteiro. Como responder perguntas de várias adolescentes quando ela mesma ainda não havia passado pelas experiências do universo teen?

Com 14 anos, Thaís ainda está passando pela transição da vida de criança para adolescente. E enfrentar isso mais a mudança de rotina pode ser muito complicado. Patrícia Barboza consegue retratar todas as dúvidas dessa fase da vida com uma linguagem bem atual e muito jovial. Além do ritmo bem descontraído e fluido da narrativa. A autora tem uma capacidade incrível de falar com os jovens, de manter essa linguagem voltada a esse público. Gostei bastante. Patrícia é uma excelente dica para as jovens que gostam de livros no estilo.

Acho que o que facilitou também a leitura foi não ter sido piegas. É muito comum em livros teens o autor apelar muito para o lado emocional, tratar todas essas confusões adolescentes com muito drama. E Patrícia Barboza fez o contrário. Ela abordou o tema descontraidamente e mostrando o lado positivo de todos os problemas. Apesar de algumas partes me soarem incongruentes, essa visão a respeito da adolescência muito me agradou.
A Consultora Teen tem a dose certa de humor, confusão e sentimentalismo. A protagonista, apesar de estar em meio a muitas coisas novas e muitas descobertas, é muito descontraída e madura. E consegue aproveitar ao máximo as novas amizades e os novos amores. A evolução e o amadurecimento dela durante o livro foi o que sem dúvidas mais me chamou atenção. Os personagens secundários também têm papel muito importante nisso tudo. Nota para o Sidney <3 Sério, eu gostei muito desse livro. Eu olho para ele e começo a rir.

A escolha da capa não poderia ser melhor. Perfeita. Ela consegue transmitir exatamente tudo o que o livro passa, a garota e sua mala. O fato dela estar "se abraçando"; Rio de Janeiro ao fundo; construção visual do título; interrogações e corações. Muito bom mesmo. Além de que a edição está um amorzinho e sem erros.

Não é uma leitura imprescindível, mas é muito leve e gostoso de ler. Minha indicação principal vai para o público teen, posso afirmar com 98% de certeza que as jovens (especialmente elas) vão gostar. Mas, contudo e porém isto não significa que não possa agradar em larga escala o público mais "grandinho". ACT é perfeito para o final de tarde ;)

26 comentários:

  1. Nahim...que tudo de bom! Só de olhar o livro parece que ele é muito fofo e doce. Quero ler...gosto de leituras leves que lemos em uma tarde.^^
    Não conhecia a autora.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. A revisão foi tão positiva que nao entendi porque algumas partes ficaram incongruentes. Como assim?

    Eu gosto de livro assim leve e fácil de ler. Que a gente pode ler pra descansar a mente e se divertir, sabe? Ja tem tanta coisa engessada da faculdade que eu sou obrigada a ler que fico procurando refrigerio quando pego num livro hahaha


    Ah, to curtindo seu blog no facebook!! Curte o meu tb? Tem um box com a pagina do lado direito la do blog. Vou ficar te esperando pra comentar la também que é pra gente não se perder uma da outra, ta bom? Beijos de quarta-feira :**

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sofia! Tudo bem? Eu não conhecia o livro e confesso que fiquei curiosa para conferir! Apesar de gostar da temática, ultimamente estou mais seletiva com relação a histórias assim e o que eu achei super bacana em "A Consultora Teen" foi o fato da autora trabalhar os problemas da adolescência de forma positiva! Não me lembro de muitos livros que sigam esse caminho e essa é uma proposta interessante. Ah, e livros leves sempre são bem vindos, principalmente quando combinados com férias e verão! ;) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi So! Estou doida parta ler este livro, adoro esta temática, não faço ais parte do público teen, mas nem por isso deixo histórias assim passarem. Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi SÔ! Não conhecia o livro e assim olhando pela sinopse ira passar bonito ele pra frente, mas ao ler sua resenha deu para perceber o quão leve e legal o livro é, ele é bem cara de sair de um ressaca literária né?
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Sofia. Li um conto da Patricia Barboza e concordo com você: a autora tem uma forma toda especial de lidar com o público jovem. Ótima dica! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Soso
    eu amo livros com essa temática levinha para descontrair. Tenho a maior vontade de conhecer a escrita da autora, e acho que vou começar por esse livro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Eu conheci a autora na bienal de 2012 e achei ela muito simpática. Depois disso virei fã. Tenho os livros da serie As MAIS que adoro e quero muito ler esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofia
    Eu estava bem curiosa por este novo livro da Patrícia, e pelo que você descreveu o livro é bem gostoso de se ler. Aii adorei a premissa da história.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Por ter uma pegada mais Teen eu leria sem compromisso mesmo! Mas nunca descarto adoro me divertir com livros assim! Adorei a resenha, conseguiu passar exatamente a pegada do enredo ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Que lindo!
    os pequenos detalhes que marcaram a diferença hein?
    Adorei adorei a sua resenha, eu gosto de ter livros teens depois de leituras muito densas heheh Otima dica viu?
    Obrigada por participar!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  12. Sofia, mesmo eu não pertencendo mais a este público, com certeza o leria, mais pra suprir aquele lance de nostalgia, sabe? rs As vezes gosto de ler livros assim, faz bem lembrar do passado e se identificar com algumas coisas!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. mesmo eu sendo um garoto, me interessei por saber sobre essa personagem de 14 anos que fica famosa e acaba ficando sem reação com tantos pedidos de respostas pra coisas que ela mesma nem passou! e que bom que não é um livro muito forçado para o lado do sentimentalismo, porque, na boa, isso não está mais sendo agradável. bjs


    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
  14. É aquele tipo de livro que você pega para ler por puro entretenimento. Já li um livro da Patrícia e o conto dela no Livro das Princesas e gostei bastante da escrita da autora. Assim que tiver a oportunidade irei adquirir esse livro!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, parece ser muito bacana e a premissa me interessou bastante. Já imaginava que era um livro assim mesmo: gostosinho de se ler em uma tarde, mas nada espetacular!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. OOi,

    Eu não conhecia o livro e eu gostei!

    Gostei da sinopse e da sua resenha. Curto esse tipo de livro e essa leitura me atrai bastante. ENtão vai entrar na minha listinha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi So, eu também acho que muitas vezes os autores que escrevem para adolescentes se perdem... Mas é bom saber que a autora conseguiu um equilíbrio. Não tinha visto nada sobre esse livro antes, adorei a capa, e achei a ideia fofíssima ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Sofia.
    Gostei de sua opinião sobre o livro. Confesso que na minha ultima ida á livraria quase comprava este livro, estava com um preço tão em conta, mas temi ser chatinho... Acho que me equivoquei, pelo que disse, é uma leitura leve e bacana de ser ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Sofia!
    Que linda a capa desse livro! Já tinha visto os outros livros da autora por aí, mas esse eu não conhecia.
    Parece ser uma leitura leve e divertida!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. So, ótima dica. Assim que der o comprarei. Leituras leves assim são sempre ótimas.

    Beijo
    Isa.

    ResponderExcluir
  21. Oi, So!
    Eu quase solicitei este livro, mas no fim, acabei optando por outros.
    Parece ser um livro bem leve e gostoso de ser li. Possivelmente eu gostaria.
    Gostei de saber sua opinião. Na verdade, foi a primeira resenha dele que li.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Oii,
    Que livro legal, fiquei interessada em ler.
    A capa é uma fofura!
    Parabéns pela resenha, gostei muito.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  23. Oi Sofia!
    Gostei muito da resenha e da dica. :3
    Agora que finalmente entrei de férias da faculdade, estou pensando em começar alguns livros mais densos e que me tomarão tempo (tipo Guerra dos Tronos), mas eu adorei a sugestão pros momentos mais tumultuados do ano, já que parece um livro bastante leve e divertido - mesmo não sendo imperdível! Adoro as suas dicas literárias! <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Apesar de não ser mais uma adolescente, eu amo livros desse gênero
    Esse eu não conhecia, mas amei a dica
    Já vou colocar na lista
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Tem uma capa linda! Gostei muito da sua resenha, não sabia do que se tratava a história. Parece ser do tipo que me agradaria; gostei de histórias mais leves e que fale sobre adolescentes.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. OI,

    Sabe que sua resenha me deixou com gostinho de ler o livro. Mas apesar de não ser adolescente eu imaginava que os livros deste gênero não tratassem o lado emocional do jeito que você fala, para ver como a percepção que eu tenho é diferente. Leio uns livros assim e penso que são tão chatos por não passarem nada.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.