Amaldiçoadas (Jessica Spotswood)


Título original: Star Cursed
Autor: Jessica Spostwood
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
As Crônicas das Irmãs Bruxas #2 (resenha do primeiro volume)

Pule somente o primeiro parágrafo caso queira se ver livre de pequeno spoiler do livro anterior/série.

Para proteger aqueles que ama, Cate Cahill não tem outra opção a não ser se juntar à Irmandade, comunidade de bruxas disfarçadas. Vivendo o dilema de se juntar às Irmãs ou se entregar a uma grande paixão, Cate resolve deixar seu noivo para trás e lutar em prol das bruxas e todos os demais inocentes que são executados. Em uma Inglaterra em pleno século XIX, as mulheres não têm vez nem voz. Não podem erguer a voz aos homens, contestar ou mesmo estudar. Com o constante perigo de serem pegas pelos Irmãos, líderes religiosos que oprimem qualquer forma de bruxaria e qualquer tipo de ligação a ela, as bruxas têm e devem se juntar e lutar por sua liberdade. Afinal, nem todas as bruxas são más. E seria papel de Cate, a possível irmã da profecia, tomar essa tal liderança?

Amaldiçoadas veio para consolidar meu amor pela trilogia. Sério. Já tinha gostado muuito de Enfeitiçadas (resenha), e esperava ansiosamente pelo segundo volume, e me apaixonei mais ainda. Jessica Spostwood tem uma narrativa espetacular, e mesmo abordando um  tema já tão comum, consegue contornar isso sem se tornar clichê. Por mais comum que as bruxas sejam na literatura, a diferença fica em como os autores trabalharão esse universo. E a autora está de parabéns.

"Há 120 anos, as bruxas que governavam a Nova Inglaterra- as filhas de Perséfone - foram depostas pelos sacerdotes da Fraternidade. Durante cinquenta anos, toda mulher suspeita de bruxaria era afogada, enforcada ou queimada viva. E qualquer uma que conseguisse escapar do Terror passava a viver escondida. Na melhor das hipóteses, sobraram apenas umas poucas centenas de bruxas na Nova Inglaterra atual. No entanto, pouco antes do Terror, um oráculo fez uma profecia: três irmãs, todas bruxas, que chegariam à maioridade antes da virada do século XX, seriam motivo de esperança. Uma delas, dotada de magia mental, iria ser a bruxa mais poderosa em séculos. Ela suscitará o ressurgimento da magia; ou, caso fosse capturada pelos irmãos, seria a causa de um segundo Terror."


Jessica Spotswood mantém o ritmo moderado do primeiro volume, mas evolui consideravelmente em diversos outros aspectos. A abordagem da sociedade machista, das proibições feitas às mulheres e toda a humilhação que elas passavam tem um destaque muito maior aqui, assim como a relação das três irmãs, que vai muito mais a fundo. Gostei também de como a autora abordou os sentimentos da Cate, a insegurança de se tornar uma líder, de ser a provável bruxa da profecia, o medo de que essa profecia realmente se realize e que uma delas morra... Tudo isso em primeira pessoa é magnífico <3 

Cate é uma personagem muito prudente e insegura. Ela tem dois lados muito distintos: é extremamente sensata e cautelosa, mas ao mesmo tempo direta e corajosa. As irmãs não poderiam ser mais diferentes: Tess é a caçula e a mais sábia e sensível das três. Definitivamente um amorzinho <3 Maura é ambiciosa e lutará por ser o centro das atenções. Irritante até o último fio do cabelo.
A diagramação de Amaldiçoadas está lindíssima, assim como a capa que consegue ser mais bonita que a primeira. Percebi alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe muito a leitura.

Em suma, Amaldiçoadas foi um leitura excelente. Superando o primeiro volume e consolidando meu amor pela trilogia, eu realmente indico a série. Sem dúvidas se tornou uma das minhas trilogias favoritas. Dizer que estou sentindo saudade da história é muito pouco. Quero o próximo volume para já. Mas também receio um fim. <3


As Crônicas das Irmãs Bruxas II

15 comentários:

  1. Oi Soso
    Menina, não sei pq o primeiro livro dessa série não me prendeu, sei lá.
    Mas agora lendo sua resenha do segundo livro me deu uma vontade louca de pedir ele para editora e da mais uma chance para essa série. Sabe, eu adoro essa premissa, quem sabe agora eu me encante.
    Adorei sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei somente do primeiro livro e pelas resenhas que venho vendo desse segundo livro, só falar falar o mesmo que o livro superou e tals, estava meia assim em ler, mas sua resenha me ganhou espero ler em breve
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade em relação a essa série
    Quando li a sinopse do primeiro, fiquei bem curiosa
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Sofia! Já li Encantadas e amei! Estou ansiosa para ler Amaldiçoadas! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi So, eu tenho dado um tempo de livros fantásticos, mas sei que tem alguns que poderia abrir exceção sem problemas, se fossem bons, o que parece ser este caso. As capas são lindas e a história parece que vem sendo construída de maneira sólida, que é o que nos conquista, né?
    Vou tentar ler :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OLá Sofia, primeiramente esta capa é linda né? aliás ambas as capas! Apesar disso, o livro o enredo em si ainda não me chama a atenção, mas não descarto a leitura, sempre vejo ótimas resenhas e levo isso em consideração, mas a leitura ficará para o ano que vem!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oie Sofia =)

    Tenho muita curiosidade de ler essa série, pois adoro histórias com bruxas rs...
    Espero ter a oportunidade em breve e claro não me decepcionar.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do primeiro livro, superou as minhas expectativas. Espero gostar desse também. Sinto que vou odiar a Maura ainda mais que no outro livro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Gostei do primeiro, não tanto quanto eu esperava, mas estou bem curiosa para esse segundo. Vamos ver o que será UAHSU Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esses livros que me levam pra outro mundo , meu deus < 3 haha amei a resenha eu já tinha visto falar , amei o blog também viu ;)

    millabg.tumblr.com

    ResponderExcluir
  11. Sofia, ainda não deu inicio a essa trilogia, mas como só estou lendo resenhas boas, é capaz que eu comece em breve!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. oie So
    eu amei esse livro muito mais que o primeiro. Atualmente é minha série de bruxar preferido.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por avisar de spoilers no primeiro paragrafo da resenha, assim pude lê-la :)
    Eu já tinha visto essas capas na livraria, mas não sabia que era old e tipo, parece ainda assim ser super legal :D
    Oba!! Entendo bem kkk
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  14. Li o primeiro livro que teve um início lento, mas depois me conquistou. Estou mega ansiosa pra solicitar essa continuação pra editora e espero gostar desse volume tanto quanto você.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, So!
    Adorei a resenha, só pulei o primeiro parágrafo mesmo (obrigada por avisar ♥)
    Sempre que vejo você falando dessa trilogia eu lembro o quanto estou curiosa para conferi-la! Adoro o tema de bruxas, mas nunca encontro nada interessante pra ler. Sua resenha me deixou com muita vontade e vou deixar anotadinho na lista de livros futuros!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.