Mar da Tranquilidade (Katja Millay)

Título original: The Sea of Tranquility
Autor: Katja Millay
Páginas: 365
Editora: Arqueiro

Eu estava muito desconfiada com este livro. Muito mesmo. Meu interesse pela história foi caindo com o tempo, até que chegou um momento que eu não queria ler. Mas, contudo e porém, como não sou de desistir fácil de livros (e antes mesmo de começar, então...) dei uma chance para Mar da Tranquilidade. E foi um boa leitura.

Nossos dois protagonistas são extremamente problemáticos (eles mesmos dizem isso). Josh parece ter um campo de força ao seu redor, vive sozinho na escola. O motivo, todo mundo sabe. Sua vida foi marcada pela morte, todas as pessoas que amava foram tiradas de si e só restou ele. Nastya, nossa outra protagonista, tem um mistério envolta de si. A coisa que mais amava e a fazia feliz também lhe foi tirada e decidiu parar de falar. Sem qualquer comunicação verbal com as pessoas, mas sempre chamando atenção para si, fica definitivamente intrigada com o aparente "campo de força" de Josh. Daí, é inevitável a aproximação de duas pessoas com muitos problemas e muitos segredos inatingíveis.

Serei muito sincera: eu não esperava nada deste livro, e no fim acabei me surpreendendo. Positivamente, ressalto. Entretanto, não foi uma leitura excepcional ou especial. Foi uma boa leitura. A narrativa é intercalada entre Josh e Nastya em primeira pessoa e assim é possível assimilar tudo pela visão deles.
Nastya é visivelmente mais misteriosa do que Josh, e raramente se permite a demonstração de sentimentos ou até mesmo revelações sobre o que aconteceu no passado; e a faz se transformar em uma nova pessoa. Temos dois protagonistas antissociais e cheios de problemas. Problemas com comunicação, com sentimentos, reconstrução e outras infinitas questões. Gostei de como a autora trabalhou o universo e aquilo que eles sentiam, e especialmente o mistério.

 ‘‘Pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir ao fato de sua vida ter sido destruída. E aqueles que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno.’’

O mistério do livro foi muito bem construído. E foi o que definitivamente me moveu durante a leitura. Nos são dadas pistas do que aconteceu com Nastya a cada página, nos permitindo palpites mais precisos. Mas por mais que a narrativa seja boa, eu não conseguia ficar muito tempo lendo Mar da Tranquilidade, não fluiu como eu gostaria.
Os sentimentos durante todo o livro são muito intensos e palpáveis. Vamos acompanhar como é viver sozinho (a), sem amigos, sem comunicação com outras pessoas e sendo constantemente oprimido (a) (cada um de uma forma). E o fato de ter que se reconstruir, mudar tudo em sua vida também pode ser muito complicado. Para tentar fugir de tudo que a assombrou no passado, Nastya transforma-se em uma nova pessoa e decide parar de falar. O que se transforma em uma decisão muito complicada quando você finalmente quer falar.

O amor em Mar da Tranquilidade não é tratado como forma de cura nem salvação. Muito menos de forma piegas. O relacionamento dos protagonistas também não tem nada de "comum" e é tratado pela autora com sutileza e cuidado. Foi uma abordagem diferente a respeito do amor entre duas pessoas tão complicadas.

Em síntese, eu gostei de Mar da Tranquilidade. Não consegui me envolver tanto quanto gostaria com a história, mas foi uma boa leitura. É um livro intenso e bonito, apesar de não passar exatamente um mar de tranquilidades, já que os fortes sentimentos e conflitos dos protagonistas são magistralmente passados. Recomendo.

14 comentários:

  1. Oi So! Eu devorei este livro, achei a história muito linda e comovente, foi uma leitura que no meu caso deu certo, mas vi resenhas negativas também, eu adoraria ler outros livros da autora,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. acreditava que já tivesse lido essa resenha aqui, mas depois de lê-la, soube de mais coisas!
    tenho um extremo interesse por esse livro, por essas pessoas complicadas, que sofreram na vida e tal.. mas achei que fosse mais envolvente, como você disse, foi uma leitura boa, mas nada especial! com tudo, só o quote que você nos dispôs é forte o bastante pra interessar mais. e só agora fui prestar atenção na capa e ver que são dois rostos..kkkkkk pra mim era apenas esse liquido descendo. rsrs

    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Sofia! Estou ansiosa para ler Mar da Tranquilidade! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Soso
    Guria, eu me sinto exatamente como vc se sentia. No início eu queria muito ler, e sei lá, agora to com receio. Tanto que ele esta ali na estante e acabei passando outro livro na frente, mas assim como vc irei ler e ver o que irei achar.
    Pelo que vi, pra vc o livro não foi o "Ohh", mas parece bom. Vou ler e depois te digo o que achei.
    Adorei sua resenha!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Eu cheguei a ficar sabendo do lançamento desse livro, mas confesso que não me interessei também não, apesar de até curtir essa histórias de personagens complicados e com um mistério envolvido. Gostei de saber sobre a maneira como o amor é retratado, porque o caminho mais óbvio seria considerá-lo como uma '"cura" e se isso não acontece, já achei que é uma opção bacana de desenvolver a história. O livro não é uma prioridade de leitura, porém caso haja a oportunidade, irei conferi-lo e espero envolver mais com ele, mesmo não acreditando que isso irá acontecer. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Aconteceu comigo a mesma coisa que aconteceu contigo, fui parando de querer ler gradativamente e quando dei por mim já nem tinha mais vontade de ler a obra! Mas gostei da sua resenha, quero saber mais sobre essa forma diferente de abordar o amor e meu ânimo pra ler aumentou um pouco mais!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oooi,

    Menina, quando eu vi esse livro, não dava nada para ele. Já vi muitas resenhas sobre e fui mudando meu conceito, uma boa parte concorda com a sua, a narrativa não é tão envolvente. Com isso eu decidi que mais pra frente vou ler o livro.
    Quero ver como ele vai "agir" comigo.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. O que me chamou a atenção nesse livro foi a capa maravilhosa. Mas depois fui lendo varias resenhas negativas e o meu interesse diminuiu. Ainda quero ler, mas não é mais aquela vontade. A sua opinião foi um pouco melhor, acho que porque você não esperava muito dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Hey querida!!
    Já vi tantas resenhas... A capa me lembra um dia, mas a história nem tanto
    nao quero ler agora, mas acho que se o tivesse, eu o leria sim (tambem nao desisto fácil de livros rsrs)
    parece ser bom o suficiente para ler numa ressaca literária ou quando nao tem nada para ler né? hummmv
    verdade hehehe
    Eu sou stalker mas nao sequestro os caras ok kkkk
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  10. oie Soso
    uau, eu só ouço elogios para esse livro, e que pena que você não conseguiu se envolver tanto com a história, Eu estou super ansiosa para ler e ver o que vou achar
    bjo
    www.mybooklit,com

    ResponderExcluir
  11. Oie Sophia =)

    Já li tantas resenhas divergentes desse livro que sempre acaba ficando na dúvida se dou ou não uma chance para ele.
    Pena que o livro não funcionou tão bem como você imaginava, infelizmente essas coisas acontecem mesmo.
    Espero ter a oportunidade de ler ele em breve.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Oi, So!
    Esse livro me decepcionou muito! Esperava bem mais que você e achei a história em si bem fraca.
    Os protagonistas também não me convenceram e a descoberta do mistério foi tão ridícula que só me deixou irritado. rs
    Gostei de saber tua opinião, e mesmo apresentando ressalvas, fico feliz que tenha gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Não é um livro que me despertou interesse de cara, mas lendo sua resenha, percebi que se trata de uma estória bem diferente do que imaginei que ele traria. Gostei ><

    Beijos, feliz Natal e feliz ano novo, que venham mais e mais boas leituras em 2015 <3
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sofia!
    Realmente, o nome me soa curioso, considerando todos os problemas que os protagonistas precisam lidar.
    Gostei muito da sua resenha (como sempre, né ♥), principalmente pela sinceridade. Eu lia comentários super positivos sobre o livro e tenho vontade de conferi-lo, mas acredito que agora posso ir com os pés mais no chão.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.