O Diário Secreto de Lizzie Bennet (Bernie Su e Kate Rorick)

Título original: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su e Kate Rorick
Páginas: 364
Editora: Verus

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é um livro inspirado na web série do You Tube e uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Excepcional, por sinal.

Lizzie Bennet é uma estudante de pós-graduação em comunicação e precisa de um tema para seu projeto na faculdade. Com 24 anos e ainda morando com os pais e as irmãs, Lydia e Jane, Lizzie decide criar um vlog onde contará os fatos da sua vida, inclusive a chegada de dois homens especialmente ricos, bonitos e... solteiros na cidade. E claro, sua mãe fica em puro êxtase. Suas três filhas estão solteiras e a cada homem rico e tolerável que aparece surge uma chance de se livrar de pelo menos uma delas. E em meio a tudo isso, Lizzie não esperava se tornar famosa pelo vlog. Não mesmo.


Vou tentar não me desmanchar em arco-íris, juro. Bernie e Kate conseguiram um feito incrível: adaptar um clássico para a contemporaneidade. Eu adoro Orgulho e Preconceito (como muitos devem saber) e não poderia fechar meu ano de melhor maneira. O Diário Secreto de Lizzie Bennet  traz todos os personagens essenciais à trama (alguns não em seus devidos lugares, porém) e nos brinda com um Sr. Darcy e uma Lizzie Bennet mais atuais e apaixonantes.
Em alguns momentos, especialmente no início, eu imaginava tudo no século XIX, com bailes e vestidos, tamanha a fidelidade de diálogos e personalidades. Todas as cenas importantes (e até mesmo as mais simples) se fazem presentes na trama, obviamente com uma linguagem e situações diferentes, mas extremamente fiéis à obra original. Os autores me fizeram sentir as mesmas (ou quase as mesmas) emoções da obra da Jane Austen.
Eu simplesmente não tenho do que reclamar. Lizzie é irônica, intelectual e desconfiada; Lydia (<3) energética e apaixonada por homens; Jane, a mais bela e doce das três irmãs. Darcy. Ah, Darcy. Arrogante, chato e sério em demasia, mesmo assim consegue ser apaixonante.


A narrativa dos autores é muito gostosa e engraçada. Em primeira pessoa pela Lizzie, a história é dividida em dias (um diário, como fica explícito pelo título), o que torna a leitura mais rápida e pessoal. Lizzie tem uma voz irônica muito ativa, são inúmeras as situações hilárias, seus pensamentos mais amáveis e críticos (especialmente em relação ao Darcy) são intensos e diretos. Eu gostei muito dessa Lizzie mais moderna.
A linguagem muda, as situações são mais modernas e tecnológicas, mas a essência é fielmente transmitida. As reflexões e críticas ficam nas entrelinhas, o amor, o orgulho e o preconceito transbordam e a paixão do leitor também. Eis aqui uma leitura totalmente obrigatória para os fãs de Jane Austen e a qualquer um que queira uma excelente (e divertida) leitura. Estou mais que apaixonada por este livro.

Estou mais ou menos na metade da web série e está sendo um excelente complemento deste livro. Assim que terminei a obra corri para assistir a série e... é hilária e incrível. Vou deixar o primeiro episódio para vocês e... apaixonem-se (não esqueçam de ativar a legenda, se necessário)


Se "O Diário Secreto de Lizzie Bennet" foi para os favoritos? Claro.
Digamos que fechei o ano com chave de ouro!

20 comentários:

  1. Oie Soso
    estava meio desconfiada dessa adaptação, mas pelo visto parece ser muito bom. Fiquei curiosa demais, ainda mais por ser seu favorito.
    Ainda bem que comprei rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li este livro, mas estou louca para lê-lo porque eu amo a web série, ela foi meu primeiro contato com a obra da Jane Austen e desde então quero ler todos os livros da autora.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, estou louca pra ler o bendito, moça!
    Assisti a série há muuuuuito tempo no youtube, inclusive as sequências com outros livros e spin offs, mas não consegui ainda botar as mãos no livro... e.e
    Ia até participar do kickstarter da vida, mas fretes pro Brasil são sempre tão caros...

    Mas bom saber que o livro é tão bom quanto!!! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Este livro me parece ser bem fofo e estou curiosa, só não sei se leria no momento!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Sô, ontem (sabado) eu fui na Saraiva e peguei esse livro na mão e acabei deixando e hoje me deparo com sua resenha. POsso me matar? kkkk
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, So!
    Eu quero muuuito ler Orgulho e Preconceito ano que vem! Aí terei a bagagem necessária para entender essa adaptação.
    Eu sempre fico meio receosa quando fazem essas adaptações modernas de livros clássicos, mas foi impossível não me empolgar com a sua resenha! *-*
    Feliz Ano Novo! Espero vê-la novamente comigo em 2015! <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adaptação de um clássico? E todos comemoram!!! Adorei, com certeza vou querer conferir. A capa desse trabalho está realmente linda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  8. Oi So, eu já tinha visto alguns vídeos da websérie e achei muito engraçada. Quando saiu o livro, minha irmã correu para comprar, estou só esperando minha vez de ler ;x rsrs
    Que bom que ele consegue ser atual sem se perder na história. Se conquistou os fãs de Jane Austen, acho que vou gostar também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sofia, ainda não tinha ouvido falar no livro e nem na web série, acredita? Mas deve ser muuito legal, pelo o que você falou rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ah, eu comecei esse ano a ver a web série e já adoro ela. Não li nada da Jane Austen ainda, então está sendo bom começar com coisas mais modernas pra depois partir pra ela UAHSUA Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro. Estou louca para lê-lo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Sofia =)

    Não sou muito fã da Jane Austen, mas acho que talvez eu vá gostar de uma versão modernizada da obra rs...
    Li outras resenhas desse livro e as opiniões até o momento estão bem divergentes. Acho que vou ter que conferir por mim mesma.

    Feliz Ano Novo!
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Oi Soso
    Eu comprei este livro e comecei a ler, mas acho que não era o momento. Pretendo continuar em outro momento. Mas eu adorei a proposta dele.

    Beijinhos e Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, So!
    Eu não curti tanto como esperava esse livro. Esperava gostar bem mais, pois assim como você, amo Jane Austen e mais ainda "Orgulho e Preconceito".
    Achei os protagonistas muitos descaracterizados; faltou a essência de Lizzie e Darcy neles, sabe? Achei tudo estranho.
    Por sorte fluiu bem e não me deixou exausto. rs
    Gostei de saber sua opinião.
    FELIZ ANO NOVO!!!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oii...
    Morro de vontade de ler esse livro, acho ele tão fofo, espero poder lê-lo em breve!
    Linda resenha!
    Tenha um Feliz Ano Novo!

    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Aaaaah deu uma saudade danada de assistir a websérie de novo <3 O livro está, definitivamente, na minha lista de desejados, amo Jane Austen, amo "Orgulho e Preconceito" e amo essa adaptação, imagino que o livro também irá funcionar comigo! Será uma leitura super bem aproveitada nesse ano! Bjs
    E, a propósito, feliz 2015 (: Que esse ano te traga muitas realizações e livros!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tô vendo esse livro sendo muito falado por aí, mas não fazia ideia sobre o quê ele trata. Sua resenha me esclareceu melhor e com certeza me interessei na websérie E no livro, né <3 Jane Austen é uma grande autora que tem lindas adaptações espalhadas por aí, é sempre bom conhecer mais uma delas ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só vejo elogios para esse livro, tenho muita curiosidade pela leitura, parece ser realmente divertido e apaixonante, tenho vontade também de ver a web série, mas preciso de mais tempo, espero conseguir me organizar nesse final de férias e quem sabe ler e assistir tudo.
    Gostei muito da sua resenha, me deixou bem empolgada pela leitura!

    Obrigada pelo carinho. Feliz 2015! Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  18. Fiquei mais curiosa a respeito da websérie. Nunca pensei em fazer isso, mas parece uma ideia mega interessante inventar uma personagem pra colocar no youtube e fazer uma série haha Bacana mesmo e diferente :D

    Nunca li Orgulho e Preconceito, então nao sei se faria alguma diferença pra mim, mas eu gosto de livros que são tipo diário, sempre curti :p Quando voltar pro Brasil, acho que pode valer a pena procurar por esse livro.

    Beijãoo e feliz 2015!! :**

    http://CENTRIFUGIR.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi So! Este livro é genial, curti muito a leitura e achei que foi bem fiel ao original, estou vendo a web serie, mas o livro é muito melhor, com mais detalhes.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Já li duas releituras de Orgulho e Preconceito e nenhuma me agradou. Espero gostar dessa. Todas as resenhas que li elogiaram o livro. O importante é o Sr. Darcy heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.