A Culpa é das Estrelas (John Green)


Título original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Com tantos comentários a respeito de A Culpa é das estrelas, se torna quase impossível não querer conhecer também o motivo de tanto auê. Porém, esta era uma curiosidade digamos que normal, sem grandes necessidades de saciá-la; e quando enfim tive a oportunidade de ler, fiquei esperando mais.

Hazel Grace foi diagnosticada com câncer na tireoide em estágio avançado aos 13 anos e desde então a dúvida dela não é se irá morrer, mas quando. Desta forma, sua mãe deseja que ela aproveite ao máximo sua vida enquanto pode.


Frequentando ao Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, Hazel conhece Augustus Waters, um garoto bonito, alto, musculoso e dono de olhos azuis intensos e grande amante de metáforas. Ambos acabam se tornando amigos e tendo diálogos extremamente interessantes.


"Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" - Markus Zusak (M-a-r-k-u-s Z-u-s-a-k). Verdade, eu ri, chorei e fiquei querendo mais. Esse comentário não poderia ter sido mais verdadeiro, e vindo do Markus Zusak? Ah.
Mas ainda que eu tenha adorado ACEDE e tenha me envolvido com seus personagens, ainda não sei definir este livro. Ou talvez eu não precise. Ainda assim, eu estava esperando mais, o livro acabou e eu ainda estava esperando que acontecesse qualquer outra coisa. Mas não.

A Culpa é das Estrelas desenrola diante da visão do personagem feminino, Hazel, com sua narrativa irônica. Uma adolescente com 'sentença de morte indefinidamente protelada', que tenta ao máximo facilitar a vida das pessoas que as ama, por se considerar uma granada.

Fonte
A Culpa é das Estrelas  me fez refletir sobre uma infinidade de coisas, nos mostra o câncer por uma visão diferente, com uma narrativa irônica e refinada. Temos personagens singulares, bem humorados e cativantes.

Contei ao Augustus a versão resumida do meu milagre: diagnosticada com câncer de tireoide em estágio IV aos treze anos. (Não contei que o diagnóstico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra.)

Ainda que eu estivesse esperando mais, gostei bastante da leitura, e a considero extremamente válida e que conseguiu me cativar. Mas acima de tudo, seus personagens peculiares ganharam meu coração. <3



20 comentários:

  1. *U* TU FEZ SOBRE ACÉDE! Amei sofi! Demais, precisamos assistir esse filme quando estrear u.u AMEI!

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro á algum tempo. Bem, digamos que eu não me apaixonei pelo livro rsrsrs. A narrativa não me cativou e eu fiquei um pouco entediado. O livro é bom, é, é claro que é. Mas eu esperava muito mais dele pelo fato de todos estarem falando dele, e acho que foi por isso que eu me decepcionei. Enfim, amei o blog de paixão, só me surpreendo por não ter conhecido antes. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Sofia! Já li A Culpa é das Estrelas e amei! Me emocionei demais com este livro! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sofia!
    Li esse livro e não achei tudo aquilo que a propaganda promete... Mas é um bom livro, com uma bela e triste história.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sophie( não sei porque eu te chamo de Sophie :P)
    Bom, vc sentiu o mesmo que eu, eu gostei tbm do livro, mais queria mais, muito mais, não morri desitratada com muito por ai.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e achei legal, mas não tão bom como todas as pessoas dizem!
    Acho que me emocionei mais vendo o trailer do que lendo o livro. O livro é um bom romance,eu apenas não achei tão espetacular como todos falam!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi sofia, tudo bem?
    Eu amo esse livro, apesar de ser bem triste. E depois de ter conhecido um pouco da história da Esther, uma amiga do John Green que inspirou ele a caracterizar a Hazel, fez com que a estória se tornasse mais significativa. Confesso que ao fim também fiquei esperando mais, mas talvez esse mas~seja mais previsível, e por isso é desnecessário colocá-lo em palavras.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler o livro e ao mesmo tempo, sinto receio. Tanta gente morre por esse livro, sabe diz que PERFEITO, mas não sei se vou achar isso tudo...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando li esse livro estava com as minhas expectativas tão altas que me decepcionei com ele. Nem chorar consegui. Achei o final tão sem graça e não consegui ver a maravilha que todos diziam ser.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sofia! Tudo bem? Quando li "A Culpa é das Estrelas", fiquei completamente apaixonada pela história e seus personagens <3 Eu super entendo essa história do auê, minhas expectativas estavam lá no alto, mas no meu caso, elas foram superadas... A história em si não tem nada muito diferente, mas a narrativa do John e as reflexões que temos ao longo do livro é que foram realmente válidas. Enfim, estou ansiosa para ler mais um livro do João Verde hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Sofia
    esse livro mora no meu coração. Não teria como ser diferente vindo do John, mas eu sempre choro nos livros dele rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Ha o filme já vai estrear e nem li o livro ;x
    ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!
    Acho que sou a única pessoa do mundo que ainda não leu o livro... Vamos ver se vai dar tempo antes da estreia do filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Ai amiga, eu tenho o livro a cerca de 1 ano e ainda não consegui ler, minha irmã que leu e gostou demais, pelo visto eu vou ver o filme antes de ler o livro mesmo, sniff.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi So, acho que esse auê todo em cima do livro acabou criando enormes expectativas que não conseguem ser supridas. Quando um livro fica assim tão rodeado eu acabo perdendo um pouco a vontade de ler, e é o que aconteceu com este.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sofia!
    Gostei da sua resenha, me ajudou a manter os pés no chão quanto ao livro. Estou louca de vontade de ler, mas tenho medo de também não ser tudo aquilo que eu esperava.
    O fato de lidar com a doença de uma forma mais irônica chamou a minha atenção, parece uma abordagem interessante ao tema.
    Admito que já chorei com o trailer do filme hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Sofii, tu sabe o quanto confio nas tuas dicas, e não poderia ser diferente agora. Também estou com as expectativas lá em cima, e foi bom mesmo ler sua resenha, espero não me decepcionar com ACEDE. Vou ver se compro ainda essa semana <3

    Beijão, amiga
    Caroll

    ResponderExcluir
  18. AMEI o livro!

    http://loucasporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi.

    Este livro é super legal e por isso espero gostar dos outros livros.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Amo esse livro , e chorei rios quando terminou .Muito boa a resenha !

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.